https://siakad.unmuhkupang.ac.id/upload/thailand/https://ukk.unipma.ac.id/registrasi-ujian/negeri/https://ukk.unipma.ac.id/registrasi-ujian/gacor/https://ukk.unipma.ac.id/registrasi-ujian/pulsa/https://pkimia.uinsgd.ac.id/gacor/https://pbiologi.uinsgd.ac.id/mp/https://dilmil-yogyakarta.go.id/wp-content/thai/https://press.unmuhjember.ac.id/wp-content/sgcr/https://ppidsulteng.kemenag.go.id/resmi/https://ppidsulteng.kemenag.go.id/gacor/https://thecasinodaily.com/https://pakoleh.com/https://sso.umk.ac.id/public/pulsa/https://sso.umk.ac.id/public/luar/https://bpti.uhamka.ac.id/sluar/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/apj/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/apr/https://m2reg.ulm.ac.id/pulsa/https://m2reg.ulm.ac.id/luar/https://m2reg.ulm.ac.id/toto/https://m2reg.ulm.ac.id/gacor/https://febi.uinsgd.ac.id/official/gacor/https://sso.umk.ac.id/public/mail/https://inspektorat.banjarkab.go.id/macau/https://inspektorat.banjarkab.go.id/category/pulsa/https://inspektorat.banjarkab.go.id/macau/https://dpmptsp.pulangpisaukab.go.id/berita/gm/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/toto-slot/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/config/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/jpg/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/tmb/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/kmb/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/amp/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/restore/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/vendor/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/file/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/vps-root/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/files/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/json/https://dema.iainptk.ac.id/scholar/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/data/https://dema.iainptk.ac.id/assets/https://dema.iainptk.ac.id/root/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/assets/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/nc_plugin/https://152.42.212.40/https://websitenuri77.blog.fc2.com/

Carreira & Gestão

Índice de felicidade

Cláudia Claudino cria consultoria empresarial que forma líderes valorizando o lado humano

Empresária piauiense diz ser preciso conhecer o lado pessoal do colaborador antes de treinar seu potencial profissional

 
 
Cláudia Claudino, diretora do maior conglomerado empresarial do Piauí (Fotos: Contheúdo Assessoria)

 Cláudia Claudino, diretora do maior conglomerado empresarial do Piauí (Fotos: Contheúdo Assessoria)

 
 

Atuando no maior conglomerado do Piauí há 35 anos, a empresária Cláudia Claudino passou boa parte do seu tempo trabalhando de forma incansável, no “piloto automático”, como ela mesma diz. Para ela, a quantidade de horas trabalhadas era muito importante, chegando a ser normal sua jornada de 7h às 21h dentro do Armazém Paraíba, a maior empresa do Grupo Claudino.

No entanto, a doença e perda da mãe, Socorro Claudino, em 2011, levaram a Cláudia a refletir sobre o tempo que dedicava às empresas do grupo. Mais do que isso, o drama familiar que afastou a empresária do trabalho temporariamente para cuidar da mãe ajudou-a a valorizar mais o lado humano dos colaboradores das empresas. Foi quando ela decidiu reformular o Programa de Desenvolvimento de Liderança (PDL), que existia nas empresas do Grupo desde 2006.

Essa história foi contada por Cláudia na palestra “Minha história: liderança e propósito”, ministrada pela empresária na última sexta-feira, dia 24, durante o 7º Encontro de Líderes, realizado em Picos, pelo Movimento Empreender Piauí (Move). Durante sua apresentação, a diretora do Armazém Paraíba explicou como transformou o antigo programa de liderança na PDL - Consultoria e Desenvolvimento Empresarial, empresa que ajuda forma líderes em outras organizações, valorizando o lado humano dos profissionais.

Público no 7º Encontro de Líderes, no Senac de Picos 

 

No método criado por Cláudia, o treinamento passou a olhar mais para a vida pessoal, humana, comportamental do colaborador antes de exercitar sua capacidade profissional. “Começamos a ouvir quais eram seus sonhos, seus propósitos, suas vocações. As empresas precisam olhar sua equipe de funcionários de forma completa, e não apenas o desempenho”, explicou a empresária.

O sucesso do novo método foi comprovado em 2019, por meio de uma pesquisa feita pelo professor universitário Sávio Normando, dentro de Guadalajara, uma das empresas do Grupo. O levantamento apontou que 75% dos funcionários da fábrica de roupas se consideravam felizes. “Isso diz respeito ao ambiente de trabalho. Quando se tem uma empresa em que os colaboradores apresentam esse índice de felicidade, naturalmente a empresa ganha”, afirmou Cláudia Claudino.


Leia também

Maior loja de departamentos do Piauí, Paraíba estreia no e-commerce

Piauí tem três empresas no ranking das 300 maiores do varejo no Brasil

“As pessoas estão vivendo no automático”, alerta master coach Nívea Rocha


A inspiração de Cláudia na consultoria que valoriza a felicidade do funcionário veio do conhecimento adquirido na Certificação Internacional de Psicologia Positiva, criada pelo Wholebeing Institute, uma organização internacional dedicada ao ensino e à prática da psicologia positiva.

Cláudia Claudino é diretora do Grupo Claudino e do Armazém Paraíba, esta última a quarta maior loja de departamentos do Brasil. Formada em direito e economia pela Universidade Federal do Piauí, a empresária também atua em causas sociais.

Siga o Piauí Negócios nas redes sociais

Mais de Carreira & Gestão