Carreira & Gestão

incentivo

No Piauí, mais de 200 mil MEIs e microempresas podem se beneficiar no Programa Acredita

A iniciativa tem como objetivo criar condições para ampliar o acesso ao crédito e renegociar dívidas de microempreendedores

 
 
Estado tem 120 mil pessoas registradas como microempreendedoras (Foto: reprodução/Alepi)

 Estado tem 120 mil pessoas registradas como microempreendedoras (Foto: reprodução/Alepi)

 
 

O Piauí tem atualmente 203.413 Microempreendedores Individuais (MEIs), microempresas e empresas de pequeno porte que podem ser beneficiados pelo Programa Acredita, lançado no final do mês de abril pelo Governo Federal. Entre as metas da iniciativa estão criar condições para ampliar o acesso a crédito, renegociar dívidas e garantir mais apoio a esses três setores da economia.

Em todo o país, são mais de 15 milhões de MEIs, dos quais 120.082 estão registrados no Piauí. O estado também demonstra potencial no setor das microempresas, com 72.636 unidades desse tipo de negócio. Em relação às empresas de pequeno porte no Piauí, há hoje 10.695 registros que poderão ampliar o acesso a crédito por meio do Acredita.

O programa Acredita é dividido em quatro principais eixos. O primeiro é o ‘Acredita no Primeiro Passo’, um microcrédito para pessoas cadastradas no CadÚnico. O segundo é o ‘Acredita no seu Negócio’, que apoia empresas através do Desenrola Pequenos Negócios e Procred 360. Também está em andamento a criação de um mercado secundário para crédito imobiliário. Por fim, há o ‘Eco Invest Brasil - Proteção Cambial’ para Investimentos Verdes (PTE), que busca atrair investimentos estrangeiros para projetos sustentáveis no Brasil. 

Programa visa dar apoio aos microempreendedores e pequenas empresas de todo o Brasil (Foto: Governo Federal)

 

"Nós estamos criando as condições para que, independentemente da quantidade, da origem social, do tamanho dos negócios, as pessoas tenham o direito de ter acesso ao sistema financeiro e pegar um crédito", afirmou o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante o evento de lançamento do programa.

Confira os detalhes do Programa Acredita

O Programa de microcrédito para inscritos no CadÚnico visa atender famílias de baixa renda, informais, mulheres (que representam 84% das famílias do Bolsa Família), pequenos produtores rurais do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e beneficiários do programa Fomento Rural. 

Este programa conta com uma garantia de crédito de R$ 500 milhões em 2024, destinado a instituições financeiras que operam com crédito para regularização de dívidas dos beneficiários do Faixa 1 do Desenrola Brasil. Metade das concessões são direcionadas a mulheres. 


Leia também

Pequenas empresas do Piauí poderão emitir nota fiscal por meio de aplicativo do governo

Badespi oferece microcrédito para produtor rural do Piauí com juros de 5% ao ano


 

O Desenrola Pequenos Negócios, parte do Eixo 2 do programa, visa ajudar MEIs, micro e pequenas empresas inadimplentes em dívidas bancárias, num esforço para reduzir o número recorde de 6,3 milhões de empresas inadimplentes registradas em janeiro de 2024. 

O governo pretende ainda estimular a renegociação dessas dívidas até o final de 2024, permitindo que o valor renegociado seja contabilizado para apuração do crédito presumido dos bancos nos próximos anos, sem gerar custos significativos para o governo em 2024 e com custo estimado de renúncia fiscal nos anos seguintes.


 

Siga o Piauí Negócios nas redes sociais

Mais de Carreira & Gestão