https://siakad.unmuhkupang.ac.id/upload/thailand/https://ukk.unipma.ac.id/registrasi-ujian/negeri/https://ukk.unipma.ac.id/registrasi-ujian/gacor/https://ukk.unipma.ac.id/registrasi-ujian/pulsa/https://pkimia.uinsgd.ac.id/gacor/https://pbiologi.uinsgd.ac.id/mp/https://dilmil-yogyakarta.go.id/wp-content/thai/https://press.unmuhjember.ac.id/wp-content/sgcr/https://ppidsulteng.kemenag.go.id/resmi/https://ppidsulteng.kemenag.go.id/gacor/https://thecasinodaily.com/https://pakoleh.com/https://sso.umk.ac.id/public/pulsa/https://sso.umk.ac.id/public/luar/https://bpti.uhamka.ac.id/sluar/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/apj/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/apr/https://m2reg.ulm.ac.id/pulsa/https://m2reg.ulm.ac.id/luar/https://m2reg.ulm.ac.id/toto/https://m2reg.ulm.ac.id/gacor/https://febi.uinsgd.ac.id/official/gacor/https://sso.umk.ac.id/public/mail/https://inspektorat.banjarkab.go.id/macau/https://inspektorat.banjarkab.go.id/category/pulsa/https://inspektorat.banjarkab.go.id/macau/https://dpmptsp.pulangpisaukab.go.id/berita/gm/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/toto-slot/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/config/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/jpg/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/tmb/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/kmb/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/amp/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/restore/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/vendor/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/file/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/vps-root/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/files/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/json/https://dema.iainptk.ac.id/scholar/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/data/https://dema.iainptk.ac.id/assets/https://dema.iainptk.ac.id/root/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/assets/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/nc_plugin/https://152.42.212.40/https://websitenuri77.blog.fc2.com/

Carreira & Gestão

Eventos

Trakto Show surgiu para mudar imagem do Nordeste a investidores

Paulo Tenório, mentor do evento, fala como preconceito contra a região o mobilizou

 
 
O Trakto Show cresce a cada edição e já é referência em negócios na Região Nordeste (Fotos: divulgação)

 O Trakto Show cresce a cada edição e já é referência em negócios na Região Nordeste (Fotos: divulgação)

 
 

Maior evento de negócios do Nordeste, o Trakto Show que chegou à sua sétima edição, nasceu com o intuito de mostrar ao resto do Brasil que a Região Nordeste não apenas é forte no turismo, mas também um centro de negócios, empreendedorismo e criatividade.

Dono da startup Trakto, que vende uma solução simplificada de design para empresas e empreendedores de todo o mundo, o alagoano Paulo Tenório não aceitava o tratamento que recebia de alguns investidores de São Paulo. Durante palestra realizada no último final de semana na sexta edição do evento em Penedo (Alagoas), o empresário falou sobre como esse preconceito moveu a sua vontade de criar um evento que modificasse a mentalidade de outras regiões sobre o Nordeste.

O incômodo de Paulo Tenório começou quando vários investidores diziam que para a sua startup fazer sucesso ele precisaria se mudar para São Paulo. Mas o gatilho para ele criar o Trakto Show foi um episódio em que um investidor fez brincadeiras preconceituosas com a origem do empresário e debochou de sua aparência.

Com o Trakto Show, o empresário Paulo Tenório provou que a Região Nordeste é um celeiro de negócios e inovação

 

A partir daí, Paulo Tenório decidiu iniciar um movimento que derrubasse as barreiras que o preconceito constrói. “Abrir a cabeça, vender o Nordeste de uma maneira diferente, fazer conexões. Não é um bairrismo. É mostrar que nós somos melhores em algumas coisas e em outras vocês [do Sudeste] podem ser melhores”, descreve o palestrante.

O CEO cita que o investidor paulista tem uma visão pasteurizada do Nordeste. Além de não saber diferenciar as principais cidades nordestinas, há um senso comum de que na região não existe mão de obra qualificada para o setor de tecnologia, por exemplo.

Apesar de saber da importância de São Paulo para a economia brasileira, Paulo Tenório defende que ter a base da empresa em Alagoas não limita o desenvolvimento de seu negócio. “Estar aqui no Nordeste, não significa ficar sempre aqui, significa abrir portas. Então eu viajo muito. Viajo sempre para São Paulo, onde estão praticamente 100% dos fundos de investimento do Brasil. As decisões macroeconômicas são tomadas lá. Não dá para negar a importância de São Paulo. Ao mesmo tempo, a empresa não precisa ter sede lá, principalmente, empresa de tecnologia”, defende o empresário.

Cada edição, o Trakto Show traz palestrantes diferentes 

 

Outro fator citado por Paulo Tenório para a defesa das empresas com sede no Nordeste é a dificuldade que a migração impõe para a vida pessoal dos empreendedores. Compartilhando a sua história pessoal, ele conta que a Trakto foi fundada um ano após a morte do pai e em meio à descoberta de um câncer na sua irmã. Com filhos, que deseja criar em Alagoas, ele coloca que uma mudança para São Paulo geraria uma separação familiar que ele que pode ser evitável.

A primeira edição do evento, em Maceió, em 2017, e a capital de Alagoas sediou as outras cinco edições. O evento do último fim de semana foi o primeiro fora da capital. A intenção de Paulo Tenório é realizar em várias praças da região e, depois que estiver bem posicionado regionalmente, possivelmente expandir para outros locais.

 

Trakto Show: palestras de renome nacional, oficinas, tecnologia

Desde que foi criado, o Trakto Show tem crescido cada vez mais, levando aos espectadores a oportunidade de adquirir conhecimento com palestrantes locais e nacionais. Na sexta edição, realizada em agosto deste ano em Maceió, o evento contou com mais de 6 mil participantes e 120 palestrantes, entre eles a advogada e influencier Gabriela Prioli, o ex-jogador e campeão da seleção Cafu e o CEO da franqui Patati Patatá, Igor Faria.

O evento, além de palestrantes, também oferece oficinais, atrações musicais e stands tecnológicos. Em Penedo, mais de 20 palestrantes tomaram os palcos para falar sobre tecnologia, marketing, negócios e inovação, reunindo mais de 2 mil pessoas. O Governo do Estado e a Prefeitura de Penedo patrocinaram o evento.

Gabriela Prioli, Cafu e Igor Faria estiveram na edição de agosto, em Maceió 

Além da Arena Trakto, ambiente principal e palco de palestras voltadas às temáticas de inovação e negócios, o evento também teve palestrantes na Arena Vamo que Vamo, que conta com falas de empreendedores e cases de sucesso.

A Arena Secti (liderada pela Secretaria de Estado da Ciência, da Tecnologia e de Inovação), por sua vez, trouxe oficinas de programação, endossadas pelo programa OxeTech. Trata-se de uma política pública do governo estadual, em associação com a Universidade Federal de Alagoas, com foco na popularização de conhecimentos em tecnologia da informação para a formação profissional de jovens.

O evento tem outras atividades além da  palestra: objetivo é fomentar o empreendedorismo e negócios

Além dos conteúdos apresentados em palestras, Penedo recebeu atrações musicais, de dança e comédia, que animaram a arena Geodésica, elaborada em frente à Igreja de São Gonçalo. Entre as atrações, a Orquestra Frevo Temperado e a banda de fanfarra Fênix, ambas penedenses, percorreram a avenida ao final da programação dos dois dias do evento.

O evento contou ainda com 12 expositores que apresentaram seus produtos em stands montados ao longo da Avenida Floriano Peixoto. Com DNA penedense, negócios locais tiveram a oportunidade de expor produtos e divulgar suas marcas. Carla Gabrielly, co-fundadora da Coco Bom, marca de produtos naturais fundada durante a pandemia, exaltou a alegria de participar do Trakto Show. “Nunca imaginamos que o evento chegaria a Penedo, então é uma honra poder fazer parte desse momento”.

Oficinas durante o Trakto Show

Também montado na Avenida Floriano Peixoto, o espaço Trakto na Prática ajudou os internautas a conhecer diferentes funções da plataforma de design da Trakto, além de demonstrar táticas de gestão de marca e impulsionamento das redes sociais.

O CEO e fundador da Trakto, Paulo Tenório, afirmou que o evento é um marco importante da startup. “Até então todos os Trakto Shows foram produzidos integralmente pela própria empresa. Levar o evento para outras cidades é um sonho que se concretizou em Penedo”. A expectativa é de que novas edições sejam realizadas também em outras cidades alagoanas e em outros estados.

Novos aprendizados

Já para o prefeito de Penedo, Ronaldo Lopes (MDB), observar pessoas de diferentes cenários e idades envolvidas com as atividades gratuitas do evento foi o principal benefício para a cidade. “Tanto as pessoas do município, como as do Nordeste, e até de outras regiões, estão participando ativamente com enfoque em empreendedorismo, tecnologia e inovação. Assuntos interessantes que chamam a atenção de todas as gerações”.

 

Sobre a Trakto

A Trakto é a primeira plataforma de design com suporte humanizado da América Latina voltada para negócios. Com quase 1 milhão de usuários, a startup oferece aos empreendedores digitais apresentações, propostas comerciais, contratos, e-books, posts para redes sociais, entre outros serviços. Numa rodada de negócios que participou em 2021, a Trakto captou cerca R$ 7 milhões com a Black Founders Fund, do Google, a E3 Negócios e a Mene & Portella Investidores. Além disso, foi selecionada pelo Google for Startups para participar da edição 2022 do Black Founders Fund e também pela Endeavor para fazer parte do seu programa de aceleração Scale-up 2022.1.

Siga o Piauí Negócios nas redes sociais

Tags

sem tags

Mais de Carreira & Gestão