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Comércio & Serviços

Empreendedorismo

De posto de combustível a padaria: empresário de Teresina conta por que mudou de ramo

Empório Bella The começou como uma pequena loja de conveniência no bairro Saci. Hoje emprega 88 funcionários

 
 
Clerton Batista, da Emporio Bella The, atribui o crescimento de empresa ao foco que tem no cliente (Foto: arquivo pessoal)

 Clerton Batista, da Emporio Bella The, atribui o crescimento de empresa ao foco que tem no cliente (Foto: arquivo pessoal)

 
 

Logo que inaugurou um posto de combustível no bairro Saci, zona sul de Teresina, há 23 anos, o empresário Clerton Soares Batista precisava de algo para chamar clientes para o seu empreendimento. Sem ideias, decidiu pegar um avião e ir a Fortaleza (CE) conhecer o mercado da capital cearense, três vezes maior do que a capital do Piauí.

A viagem durou poucas horas, mas foi determinante para Clerton abrir um novo empreendimento ao lado do posto recém-inaugurado. Na metrópole cearense, ele passou por alguns postos de combustíveis para ver se via algo diferente. “Eu fui visitando as lojas [de conveniência] que eram poucas, umas cinco ou seis lojas. Vi uma que tinha um balcão que vendia com pão francês, queijo e presunto, basicamente esses produtos. E nesse local era onde havia fila [de clientes] esperando para comprar pão, queijo e presunto. Me chamou atenção porque eram produtos que têm um apelo muito grande de cliente”, lembra o empresário.  Ele então imaginou que, se abrisse, ao lado de seu posto em Teresina, uma loja de conveniência vendendo esses produtos, poderia ser uma forma de atrair clientes para abastecer os veículos.

A ideia da padaria era atrair clientes para o posto de combustível, mas cresceu tanto que virou o negócio principal (Fotos: Google)

Foi aí que surgiu a ideia de abrir a padaria.  Mas para oferecer um bom produto, era necessário se juntar a bons profissionais. Entrou em cena o padeiro que fez o sonho da loja de conveniência se tornar real. “Eu não conhecia nada de padaria. Daí eu contratei um padeiro três meses antes de abrir o negócio para poder entender, estudar como funcionava uma padaria. Esse padeiro foi meu consultor. Ele que me ajudou a montar a loja”, relembra Batista. “E uma coisa que eu pedi a ele é que eu não tinha interesse em trabalhar com muitos itens, mas que toda produção fosse algo de qualidade”, informou.

Assim, a nascia a Emporio Bella The, uma loja de conveniência ao lado do posto de gasolina que "basicamente vendia pão e salgado”, disse. A variedade de pães e salgados era pequena, assim como o número de funcionários para atender os clientes. Eram apenas cinco colaboradores ao todo, para a fabricação e venda.

Hoje a Emporio Bella The integra uma rede que emprega 88 trabalhadores

No decorrer dos anos a loja foi crescendo. Os clientes gostaram dos produtos e a demanda foi aumentando ao ponto que Clerton teve que aumentar a estrutura física e profissional. Hoje, a Emporio Bella The possui mais duas lojas, além da primeira no Saci: uma na Avenida Gil Martins, também na zona sul, e outra na Avenida Nossa Senhora de Fátima, na zona leste. O total de funcionários chega a 88.

“Atribuo o crescimento de nossa empresa ao foco que temos com nosso cliente. Sempre oferecer produtos de qualidade. Começamos a oferecer poucos itens devido à estrutura de produção. Mas os alimentos que nós oferecemos, eles se destacavam pela qualidade. Foi assim desde o início porque o cliente se fideliza. Isso nos permitiu crescer”, ensina. O antigo empreendimento, do posto de gasolina, foi arrendado. A loja que deu origem à mudança de foco e de atitude permanece. A oportunidade de mudança se deu e foi seguida com sucesso.

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