Agropecuária
Região norte
Audiência pública vai debater os entraves do Tabuleiros Litorâneos de Parnaíba
Distrito de irrigação construído nos anos 80 só foi executado na primeira etapa
Robert Pedrosa - redacao@pinegocios.com.br
Na próxima sexta-feira, 6, Parnaíba, no litoral do Piauí, será palco de uma audiência pública para debater sobre o Distrito de Irrigação Tabuleiros Litorâneos do Piauí (DITALPI), projeto iniciado nos anos 80 pelo Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (Dnocs), mas que somente a teve primeira etapa concluída.
Promovido pela Câmara Municipal, o evento tem como foco central os entraves que do DITALPI, de modo que ele seja retomado para desenvolver a economia de Parnaíba e da região norte do Piauí. A audiência pública acontecerá no auditório da Associação Comercial de Parnaíba.
O vereador David Soares, idealizador da audiência pública, expressou sua frustração com a falta de conclusão do projeto estratégico que visa aproveitar esse potencial. “O projeto do DITALPI estava próximo da conclusão, restando apenas 14% para sua finalização, mas sofreu interrupções e o que foi feito já está ficando sucateado, como as casas de bombas e outras infraestruturas importantes para a eficácia do distrito irrigado. Agora, nós vamos ter que refazer muito”, comentou o parlamentar.

A discussão incluirá diferentes modelos de gestão, como a transferência do projeto do Dnocs para a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), bem como a possibilidade de uma parceria público-privada (PPP).
David enfatiza que a responsabilidade pelo sucesso do projeto não é apenas do governo federal, mas de toda a classe política e da sociedade piauiense. Ele ressaltou a importância de aproveitar todo o potencial do estado para beneficiar a população, destacando que o Piauí é um estado rico, mas é necessário ação política e comprometimento para transformar esse potencial em realidade.
A audiência pública convocará diversas autoridades e representantes políticos, incluindo senadores, deputados estaduais e federais, além da Emater, que desempenha um papel técnico fundamental no projeto. A Investe Piauí também foi convidada para discutir alternativas para a gestão do projeto.
Leia também
Agrícola Famosa estuda produzir novas frutas nos Tabuleiros Litorâneos, em Parnaíba
Tabuleiros Litorâneos: perímetro irrigado no Piauí tem potencial para gerar 17 mil empregos
Em abril deste ano, uma equipe do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) realizou uma visita técnica ao perímetro irrigado Tabuleiros Litorâneos para realização de estudos que possibilitem a concessão da segunda parte do perímetro para um PPP.
A primeira fase do empreendimento já está em funcionamento, com um total de 2,4 mil hectares. A meta agora é colocar em operação mais 5.740 hectares. Os estudos para a realização do leilão de concessão devem ser concluídos neste mês de outubro. A estimativa é de que Os Investimentos em infraestrutura estimados após a concessão para a implantação da nova etapa sejam de R$ 140 milhões. A expectativa é que, com a expansão, possam ser gerados 17 mil empregos e beneficiadas 72 mil pessoas.
No perímetro irrigado Tabuleiros Litorâneos, destaca-se a produção das frutas orgânicas para exportação.

O que é o Perímetro Tabuleiros Litorâneos
Localizado nos municípios de Parnaíba e Bom Princípio, na região litorânea do Piauí, o perímetro de irrigação Tabuleiros Litorâneos é cortado pela BR-343 que dá acesso à cidade de Parnaíba (16km) e Teresina (330km). O perímetro é um empreendimento do Departamento Nacional de Obras Contra as Seca (DNOCS), vinculado ao Ministério da Integração Nacional, com a transferência de gestão para as organizações dos produtores.
O perímetro é irrigado pelas águas do Rio Parnaíba por meio de um canal de 1,3 mil metros de extensão. O destaque da produção são frutas orgânicas para exportação para Europa e América do Norte, como caju, goiaba, acerola, coco verde, limão, manga e banana, além de hortaliças para o mercado local.
Siga o Piauí Negócios nas redes sociais