https://sentuhandukcapil.tebingtinggikota.go.id/qris/https://sentuhandukcapil.tebingtinggikota.go.id/pulsa/https://sentuhandukcapil.tebingtinggikota.go.id/gacor/https://sentuhandukcapil.tebingtinggikota.go.id/dana/https://www.dailyjanakantha.com/multimedia/css/https://www.dailyjanakantha.com/multimedia/console/https://www.dailyjanakantha.com/multimedia/category/https://www.dailyjanakantha.com/multimedia/json/https://www.dailyjanakantha.com/multimedia/vendor/https://organik.tebingtinggikota.go.id/produk/ks/https://dpmptsp.pulangpisaukab.go.id/berita/gm/https://organik.tebingtinggikota.go.id/produk/luar/https://organik.tebingtinggikota.go.id/pulsa/https://sentuhandukcapil.tebingtinggikota.go.id/luar/https://sso.umk.ac.id/public/jsonn/https://www.inovadoor.com.br/https://sso.umk.ac.id/public/spaces/https://sso.umk.ac.id/public/posts/https://sso.umk.ac.id/public/document/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/toto-slot/https://mawapres.iainptk.ac.id/wp-content/apps/https://sso.umk.ac.id/public/plugin/https://sso.umk.ac.id/public/amp/https://159.203.61.47/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/config/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/jpg/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/tmb/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/kmb/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/amp/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/restore/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/vendor/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/file/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/vps-root/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/files/https://sso.umk.ac.id/public/analog/https://sso.umk.ac.id/public/etc/https://sso.umk.ac.id/public/bulk/https://138.197.28.154/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/json/https://dema.iainptk.ac.id/scholar/https://wonosari.bondowosokab.go.id/wp-content/upgrade/https://untagsmg.ac.id/draft/https://sso.umk.ac.id/public/web/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/data/https://sso.umk.ac.id/public/right/https://sso.umk.ac.id/public/assets/https://dpmptsp.pulangpisaukab.go.id/themess/https://dpmptsp.pulangpisaukab.go.id/wp-content/luar/https://sso.umk.ac.id/public/tmp/https://sso.umk.ac.id/public/font/https://dema.iainptk.ac.id/assets/https://dema.iainptk.ac.id/root/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/assets/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/nc_plugin/https://gem.araneo.co.id/https://mawapres.iainptk.ac.id/mp/https://152.42.212.40/https://mawapres.iainptk.ac.id/wp-content/nc_plugin/https://mawapres.iainptk.ac.id/wp-content/pages/https://admpublik.fisip.ulm.ac.id/wp-content/luar/https://env.itb.ac.id/wp-content/pul/https://env.itb.ac.id/wp-content/luar/https://env.itb.ac.id/vendor/https://sikerja.bondowosokab.go.id/font/https://pmb.kspsb.id/gemilang77/https://pmb.kspsb.id/merpati77/https://disporpar.pringsewukab.go.id/wp-content/filess/https://pmnaker.singkawangkota.go.id/filess/https://triathlonshopusa.com/https://websitenuri77.blog.fc2.com/

Agropecuária

Região norte

Audiência pública vai debater os entraves do Tabuleiros Litorâneos de Parnaíba

Distrito de irrigação construído nos anos 80 só foi executado na primeira etapa

 
 
No perímetro irrigado Tabuleiros Litorâneos, destaca-se a produção das frutas orgânicas para exportação (Foto: Governo Federal)

 No perímetro irrigado Tabuleiros Litorâneos, destaca-se a produção das frutas orgânicas para exportação (Foto: Governo Federal)

 
 

Na próxima sexta-feira, 6, Parnaíba, no litoral do Piauí, será palco de uma audiência pública para debater sobre o Distrito de Irrigação Tabuleiros Litorâneos do Piauí (DITALPI), projeto iniciado nos anos 80 pelo Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (Dnocs), mas que somente a teve primeira etapa concluída.

Promovido pela Câmara Municipal, o evento tem como foco central os entraves que do DITALPI, de modo que ele seja retomado para desenvolver a economia de Parnaíba e da região norte do Piauí. A audiência pública acontecerá no auditório da Associação Comercial de Parnaíba.

O vereador David Soares, idealizador da audiência pública, expressou sua frustração com a falta de conclusão do projeto estratégico que visa aproveitar esse potencial. “O projeto do DITALPI estava próximo da conclusão, restando apenas 14% para sua finalização, mas sofreu interrupções e o que foi feito já está ficando sucateado, como as casas de bombas e outras infraestruturas importantes para a eficácia do distrito irrigado. Agora, nós vamos ter que refazer muito”, comentou o parlamentar.

O vereador de Parnaíba David Soares propôs a audiência pública

 

A discussão incluirá diferentes modelos de gestão, como a transferência do projeto do Dnocs para a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), bem como a possibilidade de uma parceria público-privada (PPP).

David enfatiza que a responsabilidade pelo sucesso do projeto não é apenas do governo federal, mas de toda a classe política e da sociedade piauiense. Ele ressaltou a importância de aproveitar todo o potencial do estado para beneficiar a população, destacando que o Piauí é um estado rico, mas é necessário ação política e comprometimento para transformar esse potencial em realidade.

A audiência pública convocará diversas autoridades e representantes políticos, incluindo senadores, deputados estaduais e federais, além da Emater, que desempenha um papel técnico fundamental no projeto. A Investe Piauí também foi convidada para discutir alternativas para a gestão do projeto.


Leia também

Agrícola Famosa estuda produzir novas frutas nos Tabuleiros Litorâneos, em Parnaíba

Tabuleiros Litorâneos: perímetro irrigado no Piauí tem potencial para gerar 17 mil empregos


Em abril deste ano, uma equipe do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) realizou uma visita técnica ao perímetro irrigado Tabuleiros Litorâneos para realização de estudos que possibilitem a concessão da segunda parte do perímetro para um PPP.

A primeira fase do empreendimento já está em funcionamento, com um total de 2,4 mil hectares. A meta agora é colocar em operação mais 5.740 hectares. Os estudos para a realização do leilão de concessão devem ser concluídos neste mês de outubro. A estimativa é de que Os Investimentos em infraestrutura estimados após a concessão para a implantação da nova etapa sejam de R$ 140 milhões. A expectativa é que, com a expansão, possam ser gerados 17 mil empregos e beneficiadas 72 mil pessoas.

No perímetro irrigado Tabuleiros Litorâneos, destaca-se a produção das frutas orgânicas para exportação.

 

Tabuleiros Litorâneos (Foto: Márcio Pinheiro/MIDR)

 

O que é o Perímetro Tabuleiros Litorâneos

Localizado nos municípios de Parnaíba e Bom Princípio, na região litorânea do Piauí, o perímetro de irrigação Tabuleiros Litorâneos é cortado pela BR-343 que dá acesso à cidade de Parnaíba (16km) e Teresina (330km). O perímetro é um empreendimento do Departamento Nacional de Obras Contra as Seca (DNOCS), vinculado ao Ministério da Integração Nacional, com a transferência de gestão para as organizações dos produtores.

O perímetro é irrigado pelas águas do Rio Parnaíba por meio de um canal de 1,3 mil metros de extensão. O destaque da produção são frutas orgânicas para exportação para Europa e América do Norte, como caju, goiaba, acerola, coco verde, limão, manga e banana, além de hortaliças para o mercado local.

Siga o Piauí Negócios nas redes sociais

Mais de Agropecuária