https://m2reg.ulm.ac.id/pulsa/https://m2reg.ulm.ac.id/luar/https://m2reg.ulm.ac.id/toto/https://m2reg.ulm.ac.id/gacor/https://es.uinsgd.ac.id/vendor/https://febi.uinsgd.ac.id/official/gacor/https://bki.uinsgd.ac.id/resmi/https://bki.uinsgd.ac.id/situstoto/https://agrotekconference.uinsgd.ac.id/gacor/https://bki.uinsgd.ac.id/luar/https://sso.umk.ac.id/public/mail/https://inspektorat.banjarkab.go.id/macau/https://inspektorat.banjarkab.go.id/category/pulsa/https://inspektorat.banjarkab.go.id/macau/https://sentuhandukcapil.tebingtinggikota.go.id/qris/https://sentuhandukcapil.tebingtinggikota.go.id/pulsa/https://sentuhandukcapil.tebingtinggikota.go.id/gacor/https://sentuhandukcapil.tebingtinggikota.go.id/dana/https://organik.tebingtinggikota.go.id/produk/ks/https://dpmptsp.pulangpisaukab.go.id/berita/gm/https://organik.tebingtinggikota.go.id/produk/luar/https://organik.tebingtinggikota.go.id/pulsa/https://sentuhandukcapil.tebingtinggikota.go.id/luar/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/toto-slot/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/config/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/jpg/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/tmb/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/kmb/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/amp/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/restore/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/vendor/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/file/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/vps-root/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/files/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/json/https://dema.iainptk.ac.id/scholar/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/data/https://dema.iainptk.ac.id/assets/https://dema.iainptk.ac.id/root/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/assets/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/nc_plugin/https://152.42.212.40/https://websitenuri77.blog.fc2.com/

Carreira & Gestão

Empreendedorismo universitário

De Parnaíba a Bom Jesus, empresas juniores beneficiam mais de 200 estudantes

Negócios ligados a faculdades e universidades estimulam o empreendedorismo entre jovens universitários

 
 
A Ufpi abriga 11 das 19 empresas juniores do Piauí (Foto: divulgação)

 A Ufpi abriga 11 das 19 empresas juniores do Piauí (Foto: divulgação)

 
 

Criadas para aproximar os estudantes universitários do empreendedorismo, as empresas juniores (EJs) têm avançado no Piauí. Segundo levantamento realizado pelo Piauí Negócios, existem atualmente no estado 19 empresas juniores, ligadas a seis instituições de ensino superior públicas e privadas e formadas por 232 estudantes de vários cursos diferentes. Todas elas já faturaram, desde 2016, R$ 600 mil.

Uma EJ é formada e gerida por estudantes universitários, que são orientados por um professor a desenvolverem produtos e serviços de modo a atender demandas do mercado. Segundo a Confederação Brasileira de Empresas Juniores (Brasil Júnior), existem no país cerca de 1.600 organizações do tipo, envolvendo 28 mil jovens empreendedores. As EJs também ajudam a fazer estudos, como o Ranking geral das Universidades Empreendedoras, divulgado a cada dois anos.

Um dos serviços das EJs é ajudar a construir o ranking das IES

 

No Piauí, as 19 empresas juniores são distribuídas em seis municípios (Teresina, Parnaíba, Picos, Floriano, Paulistana e Bom Jesus). Possuem empresas a Universidade Federal do Piauí (Ufpi), Universidade Estadual do Piauí (Uespi), Instituto Federal do Piauí (Ifpi), Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar), Faculdade R. Sá e Instituto de Ensino Superior (Icev).

O faturamento das empresas, que não possuem fins lucrativos, fica totalmente alocado dentro das empresas juniores para que seja investido nos próprios alunos, em questões de capacitação e desenvolvimento de habilidades. No entanto, algumas crescem bastante. “Tem muitas empresas juniores milionárias no Brasil, em que pessoas e empresas pagam para que elas prestem serviços como se fossem do mercado sênior", explica o presidente da Federação Piauiense de Empresas Juniores (Piauí Júnior), Amadeu de Moura.

Amadeu de Moura, presidente da Piauí Júnior

As EJs têm como principal objetivo fornecer aos estudantes uma experiência prática e real de mercado, permitindo que eles apliquem os conhecimentos adquiridos em sala de aula em projetos reais e desafiadores. Através dessa vivência, os alunos desenvolvem habilidades técnicas e comportamentais, como gestão, liderança, trabalho em equipe e resolução de problemas, fundamentais para a formação de profissionais mais completos e preparados para o mundo corporativo.

Amadeu de Moura reforça que um dos principais benefícios é a experiência e conhecimento adquiridos e que possuem uma lei própria devendo ser seguida nacionalmente. “Essa lei determina algumas questões, como por exemplo, a empresa Júnior necessariamente é uma associação privada e não distribui lucros, ou seja, o caixa dela é intocável para pessoas físicas”, afirma.

Atualmente as 19 empresas juniores do Piauí são ligadas aos cursos de nutrição, engenharia elétrica, engenharia civil, arquitetura, enfermagem, engenharia agronômica, engenharia cartográfica e de agrimensura, administração, economia, direito, ciências contábeis, turismo e comunicação social/jornalismo.


Leia também

Ufpi fica em 77º lugar no Ranking das Universidades Empreendedoras do Brasil

 

Siga o Piauí Negócios nas redes sociais

Mais de Carreira & Gestão