https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/apj/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/apr/https://m2reg.ulm.ac.id/pulsa/https://m2reg.ulm.ac.id/luar/https://m2reg.ulm.ac.id/toto/https://m2reg.ulm.ac.id/gacor/https://es.uinsgd.ac.id/vendor/https://febi.uinsgd.ac.id/official/gacor/https://bki.uinsgd.ac.id/resmi/https://bki.uinsgd.ac.id/situstoto/https://agrotekconference.uinsgd.ac.id/gacor/https://bki.uinsgd.ac.id/luar/https://sso.umk.ac.id/public/mail/https://inspektorat.banjarkab.go.id/macau/https://inspektorat.banjarkab.go.id/category/pulsa/https://inspektorat.banjarkab.go.id/macau/https://sentuhandukcapil.tebingtinggikota.go.id/qris/https://sentuhandukcapil.tebingtinggikota.go.id/pulsa/https://sentuhandukcapil.tebingtinggikota.go.id/gacor/https://sentuhandukcapil.tebingtinggikota.go.id/dana/https://organik.tebingtinggikota.go.id/produk/ks/https://dpmptsp.pulangpisaukab.go.id/berita/gm/https://organik.tebingtinggikota.go.id/produk/luar/https://organik.tebingtinggikota.go.id/pulsa/https://sentuhandukcapil.tebingtinggikota.go.id/luar/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/toto-slot/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/config/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/jpg/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/tmb/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/kmb/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/amp/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/restore/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/vendor/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/file/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/vps-root/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/files/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/json/https://dema.iainptk.ac.id/scholar/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/data/https://dema.iainptk.ac.id/assets/https://dema.iainptk.ac.id/root/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/assets/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/nc_plugin/https://152.42.212.40/https://websitenuri77.blog.fc2.com/

Startups

Talento

Em Parnaíba, jovem de 15 anos se torna programador com apenas cinco meses de aulas

Arthur Morais Sousa é aluno da startup piauiense Programe.io, premiada por aplicar um método inovador de aprendizagem

 
 
Arthur, com apenas 15 anos, já é considerado um desenvolvedor júnior (Fotos: divulgação)

 Arthur, com apenas 15 anos, já é considerado um desenvolvedor júnior (Fotos: divulgação)

 
 

O método inovador da startup Programe.io, escola de programação de Parnaíba, no Piauí, conseguiu um feito inédito: formou como programador, em apenas cinco meses de aulas, um adolescente de 15 anos. O usual é que uma pessoa só chegue a esse nível de conhecimento após quatro anos de estudos e numa faixa etária universitária.

A metodologia da Programeio já prevê uma formação em programação em apenas 12 meses, bem mais rápida que a média do mercado, mas o desempenho do aluno Arthur Morais Sousa surpreendeu o mentor e CEO da Programeio, Ely Bezerra. “Mesmo nosso método inovador não previa isso, ainda mais com a idade do Arthur. Programação é um conhecimento mais adequado a pessoas que estão chegando na faculdade, mas ele já conseguiu criar sistemas. Diria que Arthur tem competência para ser contratado por qualquer empresa como um desenvolvedor júnior”, afirmou Ely ao Piauí Negócios.

Arthur é da terceira turma que está formando programadores pela Programe.io, startup piauiense que ganhou o prêmio Carnaúba Valley 2022 justamente pelo método inovador. O jovem se matriculou em setembro, quando ainda tinha 14 anos, e logo em dezembro, na turma de 45 alunos, chamou a atenção de Ely Bezerra devido ao seu rápido aprendizado.

Arthur (na parte de cima) durante aula com seu mentor Ely Bezerra, da Programe.io

 

“Quando ele começou a aplicar os conceitos da base sólida que todo programador precisa, eu percebi que ele era diferente. Em fevereiro, coloquei-o para fazer uma prova de conceito, e ele teve êxito. Logo depois, ele postou vídeos no grupo de Whats App da turma, onde mostrou que estava desenvolvendo um sistema. Foi quando constatei que ele é mais do que um programador. Ele já é um desenvolvedor júnior”, comentou Ely.

O mais interessante ainda é que as aulas são todas de forma on-line e Arthur foi o primeiro aluno menor de idade da Programeio. “Não conheço na história da programação alguém conseguir fazer isso em tão pouco tempo. Ainda mais sendo um adolescente”, disse, surpreso, o CEO da startup.

Ely Bezerra, mentor e CEO da escola de programação, ficou impressionado com o talento precoce do aluno

 

Mas o que explica o aprendizado rápido e precoce de Arthur? Segundo o próprio estudante, apenas a curiosidade e a dedicação. “Usamos a tecnologia em quase tudo hoje. Eu sempre quis saber o que havia por trás de toda ação digital e tecnológica. A gente aperta um botão, uma tecla, e as coisas acontecem. Queria saber como funcionava”, contou o estudante ao Piauí Negócios.

Para tentar descobrir o que havia por trás disso, Arthur então começou a assistir alguns tutorias na internet, mas não conseguiu encontrar a resposta. “Mesmo vendo vários vídeos, eu achava um bicho de sete cabeças. Foi quando um amigo meu me indicou o curso da Programe.io e resolvi fazer a matrícula”, explicou o jovem desenvolvedor.


Leia também

Startup piauiense de educação forma 100 alunos apenas na fase de validação

Confira os vencedores do Prêmio Carnaúba Valley 2022


Após alguns meses, o adolescente considera agora a programação algo simples e se envolveu com o principal objetivo de um programador – a arte de resolver problemas. Inclusive, Arthur está desenvolvendo um sistema de catálogo de produtos de compras e vendas da mercearia de um amigo que mora em José de Freitas, na Grande Teresina. “Quando o sistema estiver pronto, vai ajudar a loja a organizar saída e entrada de mercadorias e faturamento”, comentou o adolescente.

Apesar do notável desempenho, Arthur ainda não sabe que carreira vai seguir quando chegar à faculdade. Hoje ele estuda o primeiro ano do ensino médio da escola pública Liceu Parnaibano, de Parnaíba. Mesmo que não faça curso superior na área, Arthur quer trabalhar como desenvolvedor.  “Pretendo começar a seguir carreira como desenvolvedor em alguma empresa. Quero olhar para trás sabendo que fiz algumas coisas úteis para as pessoas. Programador é o cara que resolve problema e ganha dinheiro com isso”, concluiu.

 

Programe.io é premiada por método inovador

A Programe.io foi premiada no mês passado como startup Revelação no Prêmio Carnaúba Valley, justamente pelo método inovador para formar programadores.

Sediada em Parnaíba, a startup já formou dezenas de profissionais usando a metodologia AMC, sigla que abarca aulas práticas, mentorias de acompanhamento e comunidade, se inspira na chamada aula invertida. Esta foi desenvolvida pelo professor de física de Harvard Eric Manzur. Ele trocou as aulas expositivas que dava antes de exigir dos alunos a realização de tarefas por solicitar aos estudantes a leitura dos conteúdos em casa e aplicar questões presencialmente em conjunto com debates.

O também sócio e fundador da Programe.io, Sebastião Galeno, é outro que atua como mentor na startup. Além de ser especialista e mestre em computação pela Universidade Federal do Piauí, ele tem mais de 10 anos de experiência desenvolvendo software. Além de atuar no mercado nacional, ele também trabalha como programador internacional prestando serviços para empresas do Canadá e da Austrália mesmo morando em Parnaíba.

Os sócios da Programe.io, Ely Bezerra e Sebastião Galeno, ao receberem o prêmio de Startup Revelação do ano

 

Siga o Piauí Negócios nas redes sociais

Mais de Startups