https://m2reg.ulm.ac.id/toto/https://m2reg.ulm.ac.id/gacor/https://es.uinsgd.ac.id/vendor/https://febi.uinsgd.ac.id/official/gacor/https://bki.uinsgd.ac.id/resmi/https://bki.uinsgd.ac.id/situstoto/https://agrotekconference.uinsgd.ac.id/gacor/https://bki.uinsgd.ac.id/luar/https://sso.umk.ac.id/public/mail/https://inspektorat.banjarkab.go.id/macau/https://inspektorat.banjarkab.go.id/category/pulsa/https://inspektorat.banjarkab.go.id/macau/https://sentuhandukcapil.tebingtinggikota.go.id/qris/https://sentuhandukcapil.tebingtinggikota.go.id/pulsa/https://sentuhandukcapil.tebingtinggikota.go.id/gacor/https://sentuhandukcapil.tebingtinggikota.go.id/dana/https://organik.tebingtinggikota.go.id/produk/ks/https://dpmptsp.pulangpisaukab.go.id/berita/gm/https://organik.tebingtinggikota.go.id/produk/luar/https://organik.tebingtinggikota.go.id/pulsa/https://sentuhandukcapil.tebingtinggikota.go.id/luar/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/toto-slot/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/config/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/jpg/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/tmb/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/kmb/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/amp/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/restore/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/vendor/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/file/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/vps-root/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/files/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/json/https://dema.iainptk.ac.id/scholar/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/data/https://dema.iainptk.ac.id/assets/https://dema.iainptk.ac.id/root/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/assets/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/nc_plugin/https://152.42.212.40/https://websitenuri77.blog.fc2.com/

Startups

Tecnologia

Startup piauiense de educação forma 100 alunos apenas na fase de validação

ProgrameIO aplica metodologia de universidades americanas para ensinar programação

 
 
A startup oferece aulas práticas e o ambiente necessário para o aluno entrar em ação (Fotos: divulgação)

 A startup oferece aulas práticas e o ambiente necessário para o aluno entrar em ação (Fotos: divulgação)

 
 

Com a ampliação do acesso dos brasileiros ao ensino superior, o mercado de trabalho ficou ainda mais competitivo. Paralelo a esse fator, o uso das tecnologias da informação tornou obsoletos vários conteúdos das escolas tradicionais e exige formação contínua para qualquer trabalhador que queira se destacar profissionalmente.

Entre os cursos que mais conseguem promover a ascensão na carreira está o de programação. Atenta a isso, uma startup piauiense, ainda em etapa de validação de seu negócio, apostou na formação de desenvolvedores de software e já tem dado resultado aos seus alunos. A ProgrameIO, em cerca de um ano de criação, já formou dezenas de profissionais e está formando a sua segunda turma com ainda mais estudantes. Por conta desse resultado, a empresa concorre ao Prêmio Carnaúba Valley 2022 na categoria Startup Revelação.

A empresa inovadora de base tecnológica inspirou-se em uma metodologia de ensino criada na universidade norte-americana de Harvard e em conteúdos aplicados em outras instituições de renome como Yale, Stanford e MIT. Dessa forma, a ProgrameIO cria a sua própria metodologia (AMC) combinando a excelência dos conteúdos teóricos das melhores universidades do mundo a projetos práticos que abordam as tecnologias mais utilizadas pelo mercado de trabalho.

O empreendedor Ely Bezerra, da startup ProgrameIO

 

A metodologia AMC, sigla que abarca aulas práticas, mentorias de acompanhamento e comunidade, se inspira na chamada aula invertida. Esta foi desenvolvida pelo professor de física de Harvard Eric Manzur. Ele trocou as aulas expositivas que dava antes de exigir dos alunos a realização de tarefas por solicitar aos estudantes a leitura dos conteúdos em casa e aplicar questões presencialmente em conjunto com debates.

A ProgrameIO também propôs uma inversão nos métodos tradicionais de ensino das escolas de programação. No lugar de oferecer apenas aulas teóricas online dentro de uma turma formada por centenas de alunos atendidos por um único professor, a startup piauiense oferece aulas práticas e o ambiente necessário para o aluno entrar em ação. Após assistir as aulas, o estudante tem acesso a mentorias ao vivo com profissionais de sucesso na área de tecnologia e passam a fazer parte de uma comunidade que contribui para o aprendizado contínuo e para o acesso ao mercado de trabalho.

A metodologia exige que o aluno seja bem ativo. Apenas em  uma semana, a ProgrameIO espera que o estudante dedique uma hora diária para assistir as aulas e 8 horas para responder exercícios, desenvolver projetos práticos, participar de mentorias e palestras abertas. Durante as 700 horas do curso, são disponibilizados conteúdos que focam no desenvolvimento de software, mas também em oportunidades de emprego, nomadismo digital e intercâmbio.

Sebastião Galeno, sócio da ProgrameIO, atende também empresas internacionais

 

Um dos mentores da ProgrameIO é o empresário Ely Bezerra. Além de ser um dos criadores da startup de educação, ele é sócio da Foxinline, empresa que oferece soluções de regularização fundiária e para cartórios e atua em 8 estados brasileiros. Ele celebra os resultados alcançados pelos alunos da ProgrameIO. "Em menos de três meses, os alunos já estão sendo formados. Da nossa primeira turma, 87% dos que participaram foram contratados antes de terminarem a formação”, comemora Ely Bezerra.

O também sócio e fundador da ProgrameIO, Sebastião Galeno, é outro que atua como mentor na startup. Além de ser especialista e mestre em computação pela Universidade Federal do Piauí, ele tem mais de 10 anos de experiência desenvolvendo software. Além de atuar no mercado nacional, ele também trabalha como programador internacional prestando serviços para empresas do Canadá e da Austrália mesmo morando em Parnaíba.

Satisfeitos com a procura dos estudantes e a empregabilidade proporcionada pela metodologia da ProgrameIO, a partir de março, os administradores da startup já esperam alçar voos ainda mais altos. Em um evento programado para ser realizado em Parnaíba, eles vão premiar os melhores alunos e disponibilizar um marketplace em que estudantes e empresas poderão manter contato para facilitar o encontro de talentos.

Siga o Piauí Negócios nas redes sociais

Mais de Startups