Comércio & Serviços
Empreendedorismo
A estratégia da academia Ricardo Paraguassu para enfrentar grandes redes
Foco no aluno e no bem-estar dos colaboradores levam empresa a manter clientes mesmo com chegada de redes nacionais de academias a Teresina
Robert Pedrosa - redacao@pinegocios.com.br
Foco no resultado do aluno e no bem-estar do funcionário. Essas foram as bem-sucedidas estratégias usadas pela rede de academias Ricardo Paraguassu, do Piauí, para enfrentar a feroz concorrência com a chegada a Teresina, nos últimos anos, de empresas nacionais e internacionais do mesmo ramo, como Self It, Blue Fit, Bodytech e Smart Fit.
“Quando o aluno chega na nossa academia, não apenas fazemos uma avaliação para saber o seu objetivo, como há acompanhamento personalizado para que ele alcance o resultado esperado. E isso está diretamente ligado a funcionários capacitados e que estejam bem consigo mesmo, inclusive na vida pessoal”, explica o empresário Ricardo Paraguassu, o proprietário da academia que leva seu nome.
Esse atenção especial é percebida pelos clientes e é o que ajuda a manter fieis os 6 mil alunos das sete unidades da Ricardo Paraguassu em Teresina: três filiais na zona leste (Homero Castelo Branco, Kennedy e Morada do Sol), duas na zona sul (Saci e Parque Piauí), uma na zona norte (Primavera) e outra no Centro (Campos Sales).
Ricardo admite, no entanto, que a chegada de concorrentes de peso balançou o mercado local. As academias instaladas ofereceram, de uma hora para outra, grande estrutura com preço bastante acessível. Mas a consolidação da fórmula citada no começo da reportagem (resultado para os alunos + funcionários satisfeitos) conseguiu manter firme a rede Ricardo Paraguassu.
Formado em Educação Física, Ricardo acredita que a receita usada na gestão de seu negócio traz benefícios para todos, e ressalta que isso passa por uma relação saudável com os funcionários da empresa. “Converso bastante com meus colaboradores e ressalto que o sucesso deles na carreira não depende de mim, mas deles próprios. Se ele faz um bom trabalho com o aluno, ele é reconhecido, a academia também. No fim, todos saem ganhando”, diz.
Ricardo Paraguassu leva tão a sério o equilíbrio entre vida pessoal e profissional que abriu uma empresa voltada para gestão, o Instituto Águia de Desenvolvimento, focado em programação neurolinguística (PNL), metodologia que usa a linguagem de uma forma eficaz para fazer uma espécie de reprogramação em toda a nossa mente. “Inclusive, indico para meus colaboradores. Faço questão de frisar também que a vida pessoal precisa ter tanta prioridade quando a profissional, pois o ser humano é uma coisa só. Não dá para separar”, observa.
E sua atenção com bem-estar do outro (alunos e professores) motivou Ricardo a fazer a graduação em Psicologia. Atualmente está no quinto período do curso. “As pessoas precisam melhorar sua autoestima. Todos temos talentos e precisamos apenas acreditar nisso”, conclui o empresário. Os 22 anos de existência da Ricardo Paraguassu no mercado de Teresina e seus 100 funcionários provam que essa linha de pensamento é um sucesso.
Siga o Piauí Negócios nas redes sociais