Pesquisas

Comunicação

Internet 4G alcança 73% dos domicílios no Piauí

Tecnologia tem crescido rápido nos últimos cinco anos e Governo quer conectar todos os municípios até 2022

 
Internet 4G está em quase 100% dos municípios, mas não em todos os domicílios (Reprodução Anatel)

 Internet 4G está em quase 100% dos municípios, mas não em todos os domicílios (Reprodução Anatel)

 
 

A cobertura de internet tem crescido a passos largos no Piauí. Há 5 anos, apenas 52,7% dos domicílios piauienses tinham acesso à internet. Atualmente, o percentual já chega a 74,84% das residências e abrange 100% dos municípios do estado. A conexão 4G, que até pouquíssimo tempo era novidade, hoje das 224 cidades piauienses, apenas 7 ainda não são cobertas por essa tecnologia. Mas, apesar do avanço, ainda estamos em último lugar do país nesse quesito.

A tecnologia 4G já está presente em quase 73% dos domicílios do estado. O levantamento foi publicado nos painéis de dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Do país inteiro, somente 83 municípios não têm cobertura 4G. Entre eles, sete são piauienses: Sebastião Barros, São João da Fronteira, Milton Mourão, Hugo Napoleão, Cristalândia do Piauí, Colônia do Piauí e Buriti dos Montes.

Pio IX, Santana do Piauí e Dom Expedito Lopes já possuem internet 4G, porém com baixa cobertura (0,06%, 2,20% e 3,61% dos domicílios, respectivamente).

As cidades piauienses com maior número de residências com internet 4G são: Santo Antônio dos Milagres (99,19%), Água Branca (99%), Teresina (97,26%), Parnaíba (97,16%) e Ilha Grande (96,94%).

É importante frisar, no entanto, que todos os municípios piauienses têm cobertura de internet móvel, quando levamos em consideração também as tecnologias 2G e 3G. Enquanto a internet 2G está presente em todos, a 3G deixa apenas quatro de fora da cobertura: Júlio Borges, São João da Canabrava, São Luís do Piauí e Wall Ferraz.

De modo geral, os municípios que apresentam os menores e os maiores números de residências com cobertura de internet (considerando 2G, 3G e 4G) são:

 Fonte: Anatel em https://informacoes.anatel.gov.br/paineis/infraestrutura

Piauí está na lanterna, mas tem a internet mais rápida do país

Segundo o levantamento da Anatel, 100% dos municípios brasileiros têm acesso à internet, que está presente em 91,30% dos domicílios. A cobertura do Piauí (74,84%) é a menor do país, seguida do Maranhão (75,07%) e de Rondônia (76,78%). As Unidades da Federação com maior número de residências “conectadas” são: Distrito Federal (99,69%), São Paulo (98,81%) e Rio de Janeiro (98,69%).

A situação é bastante semelhante quando se trata da tecnologia 4G: Piauí (72,92%), Maranhão (73,23%) e Pará (75,96%) estão nos últimos lugares e Distrito Federal (99,66%), São Paulo (98,53%) e Rio de Janeiro (98,32%) estão no topo da lista.

 

Por outro lado, um recente estudo realizado pelas plataformas Melhor Plano e Minha Conexão revelou que a velocidade de conexão no Piauí é a maior do país, com média de 88,4 Mbps.

Esse resultado aponta para o interesse do Governo do Estado em promover a inclusão digital da população, tanto por meio da PPP Piauí Conectado, que está implantando uma rede de fibra óptica de alta qualidade em vários municípios piauienses, como garantindo a facilidade de emissão das licenças para a expansão das operadoras.

Um exemplo disso é a instalação de mais 104 antenas da TIM neste ano, que, inclusive, vai levar internet 4G a alguns dos municípios que ainda não têm, como Sebastião Barros, São João da Fronteira e Colônia do Piauí. Com isso, há esperanças de que, em 2022, o Piauí já não esteja na lanterna do país num quesito que é tão fundamental para o desenvolvimento, que é o acesso à internet.


Leia mais

Mais 50 municípios do Piauí terão internet 4G até o fim de 2021

 

Siga o Piauí Negócios nas redes sociais

FACEBOOK

👉🏾 https://www.facebook.com/pinegocios

INSTAGRAM

👉🏾 https://www.instagram.com/pinegocios

 TWITTER  

👉🏾 https://twitter.com/@negociospiaui

LINkEDIN

👉🏾 https://www.linkedin.com/company/piauí-negócios/

Mais de Pesquisas