Agronegócio

Feira

Expo Caju começa nesta quinta em Teresina

O objetivo da ação é evidenciar o caju como produto importante para economia do Piauí.

 
Programação  é de 23 a 25 de setembro de 2021

 Programação é de 23 a 25 de setembro de 2021

 
 

Nesta quinta-feira (23), começa o Expo Caju, no Riverside Shopping. O evento, que segue até sábado (25), conta com a parceria do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Sebrae no Piauí, e Governo do Piauí, através da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF-PI). O objetivo da ação é evidenciar o caju como produto importante para economia do Piauí, além de disseminar informações e técnicas sobre cultivo, produção, manejo e comercialização desse fruto.

“O Expo Caju é um evento importante para a cadeia produtiva da cajucultura, que tem muita representatividade para a economia do Estado, emprega diversas pessoas e gera riquezas. Essa ação é uma forma de valorizar os produtores e dar mais visibilidade ao fruto que faz parte da nossa história e da nossa culinária”, destaca o diretor superintendente do Sebrae no Piauí, Mário Lacerda.

A programação do evento contará com palestras, oficinas gastronômicas, lives, exposição e comercialização de produtos, escolha da Garota Cajuína, e apresentações artísticas com Dirceu Andrade, Valor de PI e Gonzaga Lu. No sábado (25), o Sebrae realizará, pela manhã, palestras sobre valores nutricionais do caju e empreender com a cajucultura. A tarde, será realizada uma live sobre produção de farinha com bagaço de caju, sendo transmitida pelos canais digitais da Expo Caju.

A secretária da Agricultura Familiar, Patrícia Vasconcelos, reforça a importância do evento para o desenvolvimento e reconhecimento da cajucultura no Piauí. “Como teremos um estande no evento será uma oportunidade de apresentar à população as nossas ações. A SAF promove aquisição e distribuição de mudas aos agricultores e agricultoras familiares; investe na aquisição de kits de cajuína, na estruturação das agroindústrias e na cadeia produtiva do caju por meio do Projeto Viva o Semiárido (PVSA). São projetos que impactam diretamente 36.431 famílias, gerando emprego e renda no campo. Temos certeza que será um grande evento. É uma satisfação para nós, que fazemos a SAF, contribuir para o fortalecimento da cajucultura no Piauí”, comenta a gestora.

Além do estande que será montado para expor as ações da SAF, a secretária Patrícia Vasconcelos participará da palestra “Políticas e plano de incentivo à cajucultura”, que ocorrerá na quinta-feira (23), às 16h, no auditório da CESVALE, no interior do shopping. A palestra contará também com a participação da vice-governadora Regina Sousa; do deputado estadual João de Deus; do coordenador das Câmaras Setoriais do Piauí, Sérgio Vilela e do diretor-geral do Emater, Francisco Guedes. A mediação será de Lenildo Lima, diretor da Cooperativa dos Produtores de Cajuína no Piauí (CAJUESPI).

Por conta da pandemia, o evento será realizado em formato híbrido, respeitando todas as medidas sanitárias recomendadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), como o uso de máscara, álcool em gel, distanciamento social e demais ações restritivas. Maiores informações podem ser obtidas no Instagram @expocajupi.

Siga o Piauí Negócios nas redes sociais

FACEBOOK

👉🏾 https://www.facebook.com/pinegocios

INSTAGRAM

👉🏾 https://www.instagram.com/pinegocios

 TWITTER  

👉🏾 https://twitter.com/@negociospiaui

LINkEDIN

👉🏾 https://www.linkedin.com/company/piauí-negócios/

Fonte: Ascom

Mais de Agronegócio