Agropecuária
Investimentos
XP: agronegócio manterá crescimento do Piauí acima da média do Brasil
Executivos da investidora falaram a empresários que commodities locais irão multiplicar a renda de outros setores
Robert Pedrosa - redacao@pinegocios.com.br
A XP Investimentos, maior corretora de valores independente do Brasil, confirmou a previsão de outros estudos que o agronegócio manterá o crescimento da economia do Piauí acima da média do país em 2021. Devido ao seu forte poder de multiplicação de renda, as commodities agrícolas do estado impulsionarão o PIB estadual, neste momento de retomada do mercado pós-pandemia.
A análise foi feita na noite da última quarta-feira, 21, em encontro de executivos da XP com empresários piauienses para apresentação dos produtos a empresa ao mercado local. O projeto faz parte da expansão da corretora para fora do eixo Rio-São Paulo. E o agronegócio do Piauí, que têm sido o carro-chefe do PIB estadual nos últimos anos, é a principal atração da empresa de investimentos no estado.
“Por funcionar com poucas pessoas e em ambiente aberto, o agronegócio praticamente não sentiu a crise do coronavírus no ano passado e continua muito forte este ano. Temos acompanhado o crescimento do setor o percebemos que o Matopiba, onde está inserido o Piauí, é um dos protagonistas da economia na agricultura brasileira”, explicou o economista-chefe da XP, Caio Megale.
Foi a pandemia do coronavírus, inclusive, que fez Megale perceber a capacidade de a população produzir bastante mesmo em home office, fazendo apenas uso da tecnologia. Com exemplo, ele cita que a segunda onda da pandemia no Brasil, que foi muito mais forte do que a primeira do ponto vista sanitário, teve impacto menor na economia. “Diferente da primeira onda, em que ninguém sabia como agir, na segunda as empresas e a população já estavam preparadas e adaptadas ao trabalho remoto”, comentou.
Leia mais
Agronegócio fará PIB do Piauí crescer quase 4% em 2021, prevê estudo
Bom Jesus vai ganhar agência bancária especializada em agronegócio
Bom Jesus vai ganhar agência bancária especializada em agronegócio
A possibilidade de comunicação à distância é, inclusive, a principal estratégia da XP para democratizar o acesso da população a investimentos. Por meio de sua plataforma independente e online, a empresa garante que pode superar os grandes bancos na rentabilidade aos investidores e nas taxas em operações de créditos para empresas.
“No Brasil, o sistema bancário é muito concentrado. Temos cinco grandes bancos que dominam as operações de crédito e os investimentos. Com a XP, nós permitimos que o investidor faça sua aplicação da melhor forma, sem o intermédio dos bancos”, frisou Rafael Furlanetti, sócio da XP que também esteve no encontro.
É nessa linha que a XP está implementando a XP Anywhere (XP de qualquer lugar), em que o funcionário, contratado formalmente, fica fora da sede da empresa. “Temos uma turma de colaboradores muito fortes aqui na região Nordeste e viemos fazer esteve evento para ajudar na divulgação e apresentação aos clientes, pois acreditamos que nos encontros surgem boas ideias”, disse Furlanetti.
A XP vê enorme potencial de crescimento ne empresas do Nordeste na bolsa de valores e cita como exemplo a abertura da capital do Grupo Mateus, rede de supermercados com sede do Maranhão e tem filiais no Piauí. A estreia da empresa na B3 foi a maior IPO (oferta inicial de ações) em 2020, chegando a R$ 4,63 bilhões.
Siga o Piauí Negócios nas redes sociais