Colunas & Artigos

Coisa pública

Por que a reforma tributária está atrasada?

A equipe econômica do governo federal avalia a possibilidade de “fatiá-la” para acelerar a tramitação da matéria

 
 
 
 

RADAR DAS REFORMAS

 

Por que a reforma Tributária está atrasada?

Apesar da expectativa dos presidentes da Câmara, Arthur Lira (PP-AL) e do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), de que o relatório da reforma Tributária fosse apresentado até o fim de fevereiro, ainda não há previsão para esta etapa inicial. Em paralelo, a equipe econômica do governo federal começa a avaliar a possibilidade de “fatiá-la” de modo que acelere a tramitação da matéria. Leia mais.

 

Como ficou o texto final da PEC que viabiliza o auxílio emergencial?

A Câmara dos Deputados aprovou em segundo turno, na quinta-feira (11), o texto-base da PEC Emergencial. A proposta viabiliza a retomada do auxílio emergencial e prevê mecanismos em caso de descumprimento do teto de gastos públicos e elimina dispositivos que impediriam as progressões e promoções de servidores públicos.

 

De acordo com um estudo realizado pela Inteligência Técnica do CLP, o retorno fiscal do texto final é R $53 bilhões menor do que a proposta original da PEC, apresentada pelo Ministério da Economia em 2019. 

 

Marcos setoriais estão no radar do Congresso

Aguardando votação desde o ano passado, tudo indica que o novo marco regulatório das ferrovias deve ser levado ao plenário na próxima semana. Por enquanto, o governo sinalizou que deve fazer um acordo para destravar sua tramitação. Já a nova Lei do Gás é prioridade máxima da Câmara, uma vez encerrada a votação da PEC Emergencial. Leia mais.

 

 

 

SOLUÇÕES PÚBLICAS

 

Mulheres influenciam luta por direitos femininos no Rio de Janeiro

Líder MLG Claudia Moraes, tenente-coronel da PM e idealizadora do programa Patrulha Maria da Penha - Guardiões da Vida, participou de um encontro realizado pelo O GLOBO, na véspera do Dia Internacional da Mulher. Nele, ela falou sobre políticas públicas no combate a uma violência invisível contra as mulheres. Confira a entrevista na íntegra.

 

Podcast debate desafios da Primeira Infância na pandemia

Em parceria com o podcast Coisa Pública, o Cidades Incríveis, do RenovaBR, lançou o episódio “Pandemia e crianc?as sem creche: o que fazer?”. Com a participação de Fábio Ferraz, Líder MLG e secreta?rio de Planejamento de Santos, eles debateram poli?ticas pu?blicas para essa fase da crianc?a e a pra?tica dessas poli?ticas nos munici?pios. Clique aqui para ouvir o episódio no Spotify.



Missão social aproxima ONGs brasileiras do Vale do Silício

Aliança para Lideranças de Impacto no Setor Público e no Terceiro Setor, coalizão formada pela Fundação Brava, Fundação Lemann, Instituto Humanize, e República.org, quer aproximar 30 lideranças de ONGs brasileiras a representantes de empresas do Vale do Silício. Para isso, criou o projeto Missão Impacto Social, que ocorrerá entre março e maio deste ano. O diretor de Operações do CLP, Tadeu Barros, participará de todos os encontros da iniciativa. Clique aqui para conferir mais informações.

 

Siga o Piauí Negócios nas redes sociais

 

FACEBOOK

?? https://www.facebook.com/pinegocios

INSTAGRAM

?? https://www.instagram.com/pinegocios

 TWITTER  

?? https://twitter.com/@negociospiaui

LINkEDIN

?? https://www.linkedin.com/company/piauí-negócios/

 

 

Siga o Piauí Negócios nas redes sociais

Fonte: CLP - Centro de Liderança Pública

Mais de Colunas & Artigos