Carreira & Gestão Pública

Educação

IFPI e colégios agrícolas irão fomentar agricultura familiar

Projeto AgroIFNordeste tem como objetivo de fortalecer a agricultura familiar por meio do desenvolvimento de tecnologias

 
Uma reunião selou o início do projeto AgroIFNordeste (Foto: George Lima/IFPI)

 Uma reunião selou o início do projeto AgroIFNordeste (Foto: George Lima/IFPI)

 
 

Uma reunião selou o início do projeto AgroIFNordeste, que vai unir o Instituto Federal do Piauí e Colégios Agrícolas da UFPI ao apoio da agricultura familiar no Estado. Estiveram presentes o reitor do Instituto Federal do Piauí, Paulo Henrique Gomes de Lima, o governador Wellington Dias, representantes da UFPI e Emater.

 

O projeto tem como objetivo de fortalecer a agricultura familiar por meio do desenvolvimento de tecnologias, assistência técnica, auxílio na gestão e comercialização da produção. O programa vai atuar em três eixos principais: residência profissional agrícola, energias renováveis e economia de água na produção agropecuária e gestão e comercialização na agricultura familiar.

 

O AgroIFnordeste será desenvolvido em 13 municípios do Piauí, levando em consideração o potencial de cada cidade e beneficiando aproximadamente 1300 pequenos e médios produtores com participação de alunos e egressos dos campi do Instituto Federal. O governador Wellington Dias elogiou o projeto e destacou a importância do envolvimento de estudantes e produtores rurais.

 

“Esse é um projeto extraordinário, que envolve estudantes de nível médio e superior quanto egressos, e ainda os produtores. Assim, um aprende e o outro faz a transferência de conhecimento para os produtores, além do financiamento durante o aprendizado de projetos e também por meio da estruturação com equipamentos para as entidades, associações, cooperativas, enfim, que vão poder participar”, destacou.

 

De acordo com o reitor do IFPI, Paulo Gomes de Lima, o projeto tem o foco de possibilitar o empreendedorismo, gerar renda e transformar a realidade regional. “É um projeto que consiste em fomento, seja aos nossos alunos que façam o curso agropecuário para projetos que possam empreender com a formação que tiveram, como também apoio aos agricultores, por meio da residência agrícola. E, por fim, temos a comercialização e gestão, com a realização de feiras, que além de apresentar o produto é também um momento em que os participantes dos projetos irão demonstrar os resultados obtidos”, explicou o reitor.

 

O AgroIFNordeste é realizado pelo Instituto Federal do Piauí (IFPI), em parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF) e Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater).

 

Também estiveram presentes na reunião a pró-reitora de Extensão do IFPI, Divamélia Gomes Bezerra, a gerente do projeto AgroIFNordeste para o IFPI, Edna Chaves, prof. Erico Gomes, a secretária estadual da Agricultura Familiar, Patrícia Vasconcelos Lima e o diretor geral do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), Francisco Guedes.
 

Siga o Piauí Negócios nas redes sociais

FACEBOOK

👉🏾 https://www.facebook.com/pinegocios

INSTAGRAM

👉🏾 https://www.instagram.com/pinegocios

 TWITTER  

👉🏾 https://twitter.com/@negociospiaui

LINDEKDIN

👉🏾 https://www.linkedin.com/company/piauí-negócios/

 

Mais de Carreira & Gestão Pública