Indústria

Energia limpa

No Piauí, Aneel autoriza operação do maior parque de energia solar da América do Sul

Localizado em São Gonçalo do Gurgueia, complexo da italiana Enel teve investimento de R$ 1,4 bilhão

 
 
Maior parque de energia solar da América do Sul fica em São Gonçalo do Gurgueia, no Sul do Piauí (Foto: divlugação)

 Maior parque de energia solar da América do Sul fica em São Gonçalo do Gurgueia, no Sul do Piauí (Foto: divlugação)

 
 

O grupo italiano Enel Green Power, da elétrica Enel, recebeu autorização para iniciar a operação comercial de três parques de energia solar do Complexo São Gonçalo, no sul do Piauí. É a maior usina de energia solar da América do Sul, com uma capacidade total de 133 megawwatts (MW). O complexo iniciou este ano a operação da primeira etapa do projeto, de 475 MW. As informações são do site da Revista Época Negócios.

 

O aval foi dado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e é válido para três usinas do complexo São Gonçalo, no município de São Gonçalo do Gurguéia, de acordo com publicação do órgão regulador no Diário Oficial da União.

 

Localizado em São Gonçalo do Gurguéia, o complexo teve investimento de R$ 1,4 bilhão é o primeiro projeto da Enel Green Power a usar módulos solares bifaciais, que capturam energia solar de ambos os lados do painel. Os módulos inovadores devem aumentar a geração de energia em até 18% e reduzir em 11% a área ocupada pelos painéis. Toda a usina, de 608 MW, terá capacidade para gerar mais de 1.500 GWh por ano, evitando a emissão de mais de 860.000 toneladas de CO2 na atmosfera anualmente.

 

“A previsão para o Parque de São Gonçalo do Gurguéia iniciar o funcionamento é 2021. Isso nos alegra muito, pois chegamos em regiões de difícil acesso, que não tínhamos quase nenhuma possibilidade de novos empregos. Temos hoje milhares de piauienses trabalhando e a construção de novos empreendimentos”, comentou comemora Wilson Brandão, secretário de Estado da Mineração, Petróleo e Energias Renováveis (Seminper).

 

A Enel Green Power já possui outros parques de energia solar e eólica no Piauí e, segundo a empresa, os investimentos já possibilitaram a geração de cerca de 7 mil empregos diretos, envolvendo ainda, a capacitação de mão de obra dos próprios moradores da região para a implementação das usinas.

 

Atualmente, considerando a capacidade instalada de todos os projetos solares da Enel no Brasil (em construção e operação), cerca de 70% fica no Piauí. Para a fonte eólica, são 44%. Isso significa que o estado apresenta grande potencial de geração de energias renováveis solar e eólica e já possui em sua matriz energética grandes empreendimentos de geração centralizada em operação, o que gera cada vez mais desenvolvimento social, com oportunidades de trabalho para a população.

 

A Enel tem investido fortemente em energias renováveis no Brasil ao longo dos últimos anos, com foco principalmente em usinas eólicas e solares.

 

A Enel Green Power anunciou na semana passada o início da construção de novos projetos eólicos e solares no Nordeste com aportes estimados em cerca de 5,6 bilhões de reais.

 

Siga o Piauí Negócios nas redes sociais

FACEBOOK

?? https://www.facebook.com/pinegocios

INSTAGRAM

?? https://www.instagram.com/pinegocios

 TWITTER  

?? https://twitter.com/@negociospiaui

LINDEKDIN

?? https://www.linkedin.com/company/piauí-negócios/

 

Siga o Piauí Negócios nas redes sociais

Fonte: Época Negócios e Governo do Piauí

Tags

sem tags

Mais de Indústria