https://sso.umk.ac.id/public/jsonn/https://www.inovadoor.com.br/https://sso.umk.ac.id/public/spaces/https://sso.umk.ac.id/public/posts/https://sso.umk.ac.id/public/document/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/toto-slot/https://mawapres.iainptk.ac.id/wp-content/apps/https://sso.umk.ac.id/public/plugin/https://sso.umk.ac.id/public/amp/https://159.203.61.47/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/config/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/jpg/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/tmb/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/kmb/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/amp/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/restore/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/vendor/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/file/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/vps-root/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/files/https://sso.umk.ac.id/public/analog/https://sso.umk.ac.id/public/etc/https://sso.umk.ac.id/public/bulk/https://138.197.28.154/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/json/https://dema.iainptk.ac.id/scholar/https://wonosari.bondowosokab.go.id/wp-content/upgrade/https://untagsmg.ac.id/draft/https://sso.umk.ac.id/public/web/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/data/https://sso.umk.ac.id/public/right/https://sso.umk.ac.id/public/assets/https://dpmptsp.pulangpisaukab.go.id/themess/https://dpmptsp.pulangpisaukab.go.id/wp-content/luar/https://sso.umk.ac.id/public/tmp/https://sso.umk.ac.id/public/font/https://dema.iainptk.ac.id/assets/https://dema.iainptk.ac.id/root/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/assets/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/nc_plugin/https://gem.araneo.co.id/https://mawapres.iainptk.ac.id/mp/https://152.42.212.40/https://mawapres.iainptk.ac.id/wp-content/nc_plugin/https://mawapres.iainptk.ac.id/wp-content/pages/https://admpublik.fisip.ulm.ac.id/wp-content/luar/https://env.itb.ac.id/wp-content/pul/https://env.itb.ac.id/wp-content/luar/https://env.itb.ac.id/vendor/https://sikerja.bondowosokab.go.id/font/https://pmb.kspsb.id/gemilang77/https://pmb.kspsb.id/merpati77/https://disporpar.pringsewukab.go.id/wp-content/filess/https://pmnaker.singkawangkota.go.id/filess/https://triathlonshopusa.com/https://websitenuri77.blog.fc2.com/

Indústria

Coronavírus

Após três meses, 80 mil piauienses retornam ao trabalho nesta segunda

Retomada do setores da indústria, saúde e automotivo trazem de volta funcionários que estavam em quarentena

 
 
O setor de construção, que emprega 19 mil pessoas, retorna após 3 meses parado (Foto: divulgação)

 O setor de construção, que emprega 19 mil pessoas, retorna após 3 meses parado (Foto: divulgação)

 
 

Cerca de 80 mil piauienses dos setores da indústria, de automóveis e da saúde voltam ao trabalho nesta segunda-feira, dia 6, após mais de três meses afastados para conter a propagação do novo coronavírus. A primeira fase da reabertura das atividades econômicas não essenciais, determinada por decretos do Governo do Estado e da Prefeitura de Teresina, começa por esses segmentos da economia.

 

Dos três, a indústria é que mais gera emprego. São cerca de 50 mil trabalhadores. Porém, nesta e na próxima semana, por segurança e protenção dos trabalhadores, apenas a metade dos funcionários, 25 mil pessoas, vai voltar. Após 15 dias, estarão autorizados a retornar mais 25% do pessoal e, daqui a um mês, o segmento já poderá operar com 100% dos empregados. Será retomada toda a cadeia da indústria, incluindo lojas de material de construção.

 

 

Outro setor muito importante para o produto interno bruto (PIB) piauiense é o da saúde, que emprega 44,5 mil pessoas, principalmente em Teresina. Estão autorizados a funcionar clínicas de saúde humana e veterinárias, alem de laboratórios de exames.

 

O segmento automobilístico (que inclui venda de carros e motos, oficinas e venda de peças) é o que menos gera emprego dos três, com 10 mil postos de trabalho. Porém, movimenta bastante a ecomomia. Em 2018, gerou R$ 3,8 bilhões no Piauí, segundo a Pesquisa Anual do Comércio, do IBGE.  Em Teresina, o setor só retorna na próxima segunda-feira, dia 13, em obediência ao decreto municipal.

 


Leia mais

Empresas do Piauí terão consultoria grátis para reabertura das atividades

Baixa adesão ao isolamento pressiona a reabertura do comércio no Piauí

Reabertura do comércio: 54% dos piauienses são a favor; 46%, contra


 

Todos os setores devem obedecer aos protolocos estabelecidos pelo Governo do Estado e prefeituras municipais, para evitar a  propagação do novo coronavírus.

 

O total de empregos existentes nos três setores (105 mil pessoas) são do Cadastro Geral de Empresas, do IBGE, referente ao ano de 2018. E não incluem as demissões ocorridas após o início da pandemia.

 

Siga o Piauí Negócios nas redes sociais

FACEBOOK

?? https://www.facebook.com/pinegocios

INSTAGRAM

?? https://www.instagram.com/pinegocios

 TWITTER  

?? https://twitter.com/@negociospiaui

LINDEKDIN

?? https://www.linkedin.com/company/piauí-negócios/

Siga o Piauí Negócios nas redes sociais

Mais de Indústria