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Identidade empresarial - uma reflexão prática

 
 
 
 

Ao longo da minha carreira, sempre conciliei a docência com a prática da gestão empresarial. Entre os diversos benefícios dessa trajetória, um dos principais foi perceber que a teoria precisa da prática tanto quanto a prática necessita da teoria.

Atualmente a vivência na consultoria me coloca, diariamente, diante de casos reais que ilustram os problemas descritos nos livros — e como eles, de fato, se manifestam nas empresas. Recentemente, em alguns projetos, temos lidado diretamente com a estagnação de resultados causada pela ausência de uma identidade empresarial.

A empresa precisa saber quem é para saber onde quer chegar.

Desde a pandemia, conteúdos sobre gestão têm se multiplicado nas redes sociais como nunca antes, e é bem provável que você já tenha se deparado com temas como persona, identificação do público-alvo, entre outros. Empresa que tenta vender para todo mundo acaba não vendendo para ninguém — e continuará patinando.

Missão, visão e valores precisam ser reais.

Os itens básicos dos elementos estratégicos são muito reais para a empresa assumir uma identidade, um posicionamento. Assim como as pessoas, para ser interessante, as empresas precisam ter um posicionamento claro, da porta para dentro e da porta para fora.


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Reconheço que esses conceitos podem parecer “batidos” ou até mesmo subestimados, mas, quando elaborados e comunicados com o cuidado e o rigor necessários, tornam-se verdadeiras chaves para decisões que impactam diretamente o desempenho financeiro da organização.

Quem tem identidade tem resultado.

Se você já teve contato com esses elementos em alguma imersão, curso, pós-graduação ou capacitação, não os deixe no papel. Transforme-os em práticas vivas dentro da sua empresa. Os resultados serão visíveis não somente no caixa. Ser apenas mais um no seu segmento pode parecer mais fácil no início, mas é uma dor que se arrastará até o último suspiro da empresa.

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Fonte: Luis Henrique dos Santos - CEO da PRO Consultoria & Gestão e engenheiro de produção

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