Carreira & Gestão
capacitação
Propriedades rurais do sul do Piauí adotam realidade virtual e mapeamento 3D
Ferramentas tem como objetivo otimizar processos e fortalecer a presença digital de empreendimentos rurais.
Redação - redacao@pinegocios.com.br
Produtores rurais da região de Bom Jesus, no sul do Piauí, estão utilizando ferramentas como realidade virtual, avatares digitais e mapeamento 3D para otimizar processos e fortalecer a presença digital de seus empreendimentos. A iniciativa é resultado de consultorias oferecidas pelo Sebrae no Piauí por meio do programa Sebraetec, voltado para a inovação em pequenos negócios.
A Fazenda Agropecuária Lavoro – Ração Nativa, por exemplo, implementou um ambiente de realidade virtual que simula a operação de sua fábrica de ração, permitindo que visitantes conheçam o processo de produção, do preparo ao carregamento, sem precisar ir até o local. A empresa também desenvolveu um avatar digital interativo, usado para apresentar ao público os benefícios dos produtos de forma mais didática e acessível.
“A realidade virtual proporciona aos nossos clientes, colaboradores, parceiros e amigos uma experiência única. Tivemos a oportunidade de oferecer essa vivência durante a Expoapi, o maior evento agropecuário do Piauí”, destaca o coordenador de TI da Ração Nativa, Josípio Júnior.
Já o Grupo Agro Fritzen utilizou a consultoria para criar uma ferramenta educativa que mostra o funcionamento de uma fazenda, do plantio à colheita e armazenagem dos grãos. O objetivo é ampliar o acesso ao conhecimento sobre as etapas da produção rural, principalmente para estudantes e visitantes.
“Com essa tecnologia mostramos o dia a dia na fazenda, desde o plantio, colheita, armazenagem e carregamento de grãos. Então, estudantes e todos os interessados podem saber como funciona uma propriedade rural”, comenta o coordenador administrativo do grupo Agro Fritzen, Wildemar de Oliveira.
Leia também
Melhoramento genético aumenta produtividade de rebanhos em Campo Maior
Empresas do Piauí aumentaram faturamento em mais de 20% com programa do Sebrae
Como o Piauí pode aproveitar a população rural para gerar mais empregos
As consultorias utilizam óculos de realidade virtual, vídeos em 360 graus, avatares personalizados e mapeamento 3D das propriedades. Segundo o Sebrae, esses recursos facilitam o planejamento estratégico, contribuem para ações de marketing e podem ser aplicados também em treinamentos e eventos do setor.

De acordo com a analista Nazaré Carvalho, do Sebrae no Piauí, essas ferramentas tecnológicas representam um diferencial competitivo e educativo, tanto para produtores quanto para o público em geral. “Essas consultorias são importantes porque promovem a educação de alunos, professores e de demais interessados na rotina de uma propriedade rural. Além disso, fortalece a presença dos empreendimentos em feiras, rodadas de negócio e eventos, onde a experiência em realidade virtual se torna um diferencial ”, ressalta.
Siga o Piauí Negócios nas redes sociais
Fonte: Sebrae no Piauí
Tags
Mais de Carreira & Gestão
Mulheres empreendedoras
Comentários