Startups
inovação
Programa Startup Piauí acelera 287 empresas e movimenta R$ 112 milhões em faturamento
O programa também atende 21 startups de outros estados e uma do exterior. As empresas atuam em 29 mercados diferentes e já impactaram 24 municípios piauienses.
Redação - redacao@pinegocios.com.br
Desenvolvido pela Investe Piauí, o Programa Startup Piauí já acelerou 287 startups e tem contribuído para o fortalecimento do ecossistema de inovação no estado. A iniciativa oferece suporte técnico, mentorias, materiais de estudo e um ambiente de networking com estrutura para reuniões e coworking no Hub Investe Piauí.
Com base na metodologia do Empreendedor Disciplinado, desenvolvida pelo MIT, o programa registrou R$ 112 milhões em faturamento das startups participantes nos últimos 12 meses, além de 838 postos de trabalho gerados.
Dário Brito, CTO da Higia Health Technology, afirma que a aceleração foi decisiva para o crescimento da empresa, que desenvolve soluções tecnológicas para a saúde e já atende cerca de 200 instituições, públicas e privadas, em 15 estados do país.
“O programa de aceleração foi fundamental para o amadurecimento da empresa como um todo. Ele nos ajudou a estruturar o departamento comercial, o marketing, o plano de negócios e diversas outras áreas essenciais para o nosso crescimento”.
Atualmente, 266 startups aceleradas estão sediadas no Piauí, sendo 199 em Teresina. O programa também atende 21 startups de outros estados e uma do exterior. As empresas atuam em 29 mercados diferentes e já impactaram diretamente 24 municípios piauienses.
Leia também
Sebrae e Investe Piauí planejam levar 30 startups nordestinas ao Web Summit Lisboa
Número de novas startups no Piauí triplica em apenas um ano
Piauí sediará maior evento de inovação do Nordeste
Entre os destaques do programa está a presença feminina em cargos de liderança: 35% das startups aceleradas contam com mulheres na gestão, número superior à média nacional de 17%, segundo dados da Associação Brasileira de Startups (2023).
A gestora do programa, Luciana Tsukada, avalia que os resultados refletem o fortalecimento do ambiente de inovação local. “A Investe Piauí contribui para o crescimento de novas startups através da realização do Programa Startup Piauí e também com a atuação do Piauí Instituto de Tecnologia (PIT). Com iniciativas que fomentam o ecossistema e promovem conexões
estratégicas entre seus principais atores, temos alcançado resultados positivos no desenvolvimento dos negócios no estado”, disse.
Siga o Piauí Negócios nas redes sociais
Fonte: Governo do Piauí
Comentários