Carreira & Gestão
Tecnologia
Piauí Gov Tech busca estimular criação de soluções digitais no serviço público
O novo núcleo funcionará como um laboratório de soluções tecnológicas para tornar os serviços públicos mais eficientes
Redação - redacao@pinegocios.com.br
O governador Rafael Fonteles anunciou a criação do Piauí Gov Tech, um novo espaço dedicado ao desenvolvimento de soluções digitais voltadas à gestão pública. A proposta é reunir servidores do governo, especialistas e representantes da academia em um ambiente colaborativo com foco em inovação.
Segundo o governo, o novo núcleo funcionará como um laboratório de soluções tecnológicas para problemas enfrentados pela população, com o objetivo de tornar os serviços públicos mais eficientes. O projeto é inspirado em iniciativas anteriores, como o sistema de rastreamento de celulares roubados desenvolvido por servidores estaduais em parceria com a Polícia Civil e universidades locais.
Fonteles afirmou que o Piauí Gov Tech buscará respostas criativas para desafios diversos, como a redução de acidentes de trânsito. “Temos, por exemplo, a meta de reduzir o número de acidentes no trânsito. Queremos soluções mais efetivas. O Piauí Gov Tech vai se debruçar sobre esse problema, pensar fora da caixa e buscar soluções inovadoras", explicou.
Leia também
Investe Piauí inaugura hub de inovação para conectar empresas e serviços públicos
Piauí é o 2º estado que mais cresceu em ambiente favorável para inovação em dez anos
Entenda como a Lei do Bem pode impulsionar a inovação em empresas do Piauí
Experiência anterior com tecnologia na segurança pública
O modelo que inspirou a criação do novo projeto foi implementado na área de segurança pública. No início da gestão, diante do alto número de roubos de celulares no estado, foi criada uma estratégia integrada de combate ao crime envolvendo o rastreamento de aparelhos e operações policiais.

A tecnologia utilizada foi a plataforma CellGuard, desenvolvida pela Empresa de Tecnologia da Informação do Piauí (Etipi). A ferramenta cruza informações de ocorrências policiais para rastrear celulares furtados ou roubados, possibilitando a devolução dos aparelhos. Segundo dados do governo, mais de 10 mil celulares já foram restituídos com o apoio do sistema, que passou a ser adotado por outros 22 estados brasileiros com apoio do Ministério da Justiça.
Com o Piauí Gov Tech, a expectativa é que esse modelo de inovação orientado a problemas concretos seja aplicado a outras áreas da administração pública.
Siga o Piauí Negócios nas redes sociais
Fonte: Governo do Piauí
Tags
Mais de Carreira & Gestão
Mulheres empreendedoras
Comentários