Receba
nossas notícias!
WhatsApp

Indústria

expansão

Com nova mina de minério de ferro em Piripiri, Lion Mining deve exportar 2 milhões de toneladas

Expansão da mineração e investimentos prometem fortalecer a economia local

 
 
Em 2024, o Piauí exportou mais de 500 mil toneladas de minério de ferro (Fotos: divulgação)

 Em 2024, o Piauí exportou mais de 500 mil toneladas de minério de ferro (Fotos: divulgação)

 
 

A abertura de uma nova mina de minério de ferro no município de Piripiri deve levar a Lion Mining a aumentar a produção. A empresa se prepara para exportar 2 milhões de toneladas de minério de ferro em 2026. “Será a segunda da Lion no município”, explica Jader Fernandes, diretor da empresa.

O minério extraído pela empresa será destinado, majoritariamente, ao mercado externo. “Nosso minério deverá ser exportado, em sua maioria, para a China. No entanto, devido ao investimento que estamos fazendo em tecnologia para enriquecimento do minério, atingiremos o mercado europeu em maior escala, além de aumentar a oferta para o mercado interno”, afirma Fernandes.

Com a projeção de crescimento, a empresa também investe em infraestrutura e logística para garantir a viabilidade do escoamento da produção. O Porto Piauí, localizado em Luís Correia, no litoral piauiense, será fundamental nesse processo. “A Lion vem se preparando desde 2023, quando iniciou a busca por tecnologias que permitissem o escoamento pelo porto do Piauí, analisando claramente que essa é a melhor rota de escoamento para o minério”, destaca o diretor.

Jader Fernandes, diretor da Lion Mining

 

Além disso, a mineradora já investiu mais de R$ 100 milhões em equipamentos e pesquisa geológica desde sua fundação, em 2022, e esse valor deve crescer nos próximos anos. Outra iniciativa que pode contribuir para o desenvolvimento da mineração no estado é a Ferrovia Transnordestina, que ligará o Piauí a três portos estratégicos: Mucuripe, Pecém e Itaqui.

“Rotas logísticas mais eficientes são sempre bem-vindas. A Transnordestina trará mais viabilidade para o transporte de mercadorias do Piauí em geral. No entanto, o foco da Lion é usar o Porto de Luís Correia", acrescenta Fernandes.


Leia também

Sudene destina R$ 400 milhões para ferrovia que vai impulsionar grãos e minérios do Piauí

Mineradora em Piripiri exporta ferro para Ásia e América do Norte

Empresários querem aumentar extração da opala para tornar Piauí polo de joalheria


De acordo com o Governo do Estado, em 2024, o estado exportou mais de 500 mil toneladas de minério de ferro, e a previsão para 2025 é de que a extração ultrapasse 1 milhão de toneladas.

Mercado interno também se beneficia

Embora grande parte da produção tenha como destino o mercado externo, a Lion Mining já atende empresas nacionais e pretende expandir sua atuação no Brasil. “Hoje há demanda interna para o nosso minério, como é o caso da ArcelorMittal Pecém e de cimenteiras do Ceará. Outras siderúrgicas também abriram negociação. Além disso, o estado se beneficia, pois a carga tributária é maior para vendas dentro do mercado doméstico”, explica o executivo.

Além do ferro, o Piauí possui grandes reservas de níquel, manganês e fosfato, minerais estratégicos para diversos setores industriais. 

O minério deverá ser exportado, em sua maioria, para a China

 

Lion Mining estuda abrir capital na bolsa

Com uma estratégia de crescimento bem definida, o Grupo Lion planeja continuar expandindo suas operações no Piauí. “A curto prazo, nosso foco é a abertura de novas mineradoras do grupo em Piripiri, além de investimentos mais expressivos em geologia, logística e tecnologia para enriquecimento do minério de ferro. Já a médio prazo, estamos preparando o grupo para abertura de capital na bolsa (IPO)”, revela Fernandes.

Siga o Piauí Negócios nas redes sociais

Comentários

Mais de Indústria