Receba
nossas notícias!
WhatsApp

Indústria

Exportação

Porto Piauí concorre a prêmio internacional por ser futuro hub de hidrogênio verde

O Prêmio World Hydrogen 2025 vai ser entregue na Europa; saiba como votar

 
 
O Porto Piauí será usado para exportar hidrogênio verde, que será produzido na ZPE de Parnaíba

 O Porto Piauí será usado para exportar hidrogênio verde, que será produzido na ZPE de Parnaíba

 
 

O Porto Piauí, localizado em Luís Correia, foi indicado como finalista na categoria "Porto do Futuro" do Prêmio World Hydrogen 2025. A premiação, organizada pelo Sustainable Energy Council (SEC) e pela RX Global, reconhece os avanços e contribuições de projetos, empresas e indivíduos para o desenvolvimento da indústria do hidrogênio em escala global.

A categoria "Porto do Futuro" destaca portos que se tornaram hubs de desenvolvimento do hidrogênio verde (H2V), liderando a inovação e promovendo a descarbonização da indústria. O Porto Piauí foi indicado por sua relevância na cadeia de valor do hidrogênio global, já que é por lá que deverá escoar o H2V a ser produzido na Zona de Processamento de Exportação (ZPE Piauí), em Parnaíba.

 

Os critérios de seleção incluem inovação tecnológica e comercial, contribuição como hub de hidrogênio e iniciativas para a descarbonização. Outros portos indicados na mesma categoria incluem o Porto de Amsterdã, Porto de Antuérpia-Brugge e o Porto de Rotterdam, todos na Europa.

Os vencedores serão anunciados durante uma cerimônia especial no dia 20 de maio de 2025, no Rotterdam Ahoy, na cidade de Rotterdam, Países Baixos, como parte do World Hydrogen 2025 Summit & Exhibition. Este evento conta com o apoio do Governo Holandês, da Província de Zuid-Holland, da Cidade de Rotterdam e do Porto de Rotterdam.

A votação pública está aberta até o dia 2 de abril de 2025. Para apoiar o Porto Piauí e ajudar a colocá-lo em destaque no setor global de hidrogênio, os interessados podem votar por meio do site oficial do World Hydrogen Awards: Clique aqui para votar.

Porto Piauí, em Luís Correia

 

Primeira etapa do Porto foi inaugurada em 2023

Em dezembro de 2023, o governador Rafael Fonteles inaugurou a primeira etapa do Porto Piauí, com a conclusão da dragagem, permitindo um calado de 9 metros, essencial para a operação de embarcações maiores. O objetivo agora é expandir essa profundidade para 15 metros, viabilizando a atracação de navios de grande porte, como os do tipo Panamax, com capacidade superior a 100 mil toneladas.

O projeto prevê a construção de terminais para grãos, ferro, combustíveis e contêineres, reduzindo a dependência dos portos de Itaqui (MA) e Pecém (CE) e diminuindo custos logísticos para o Piauí. O Porto está projetado para ser um polo de exportação de hidrogênio verde e amônia verde, consolidando o Piauí como referência na transição energética global. A expectativa é que essa atividade se estabeleça nos próximos quatro a cinco anos.


Leia também

Solatio e Green Energy anunciam este ano decisão final sobre investimentos em hidrogênio verde no Piauí

Empresa belga Fluxys vai construir gasoduto ligando ZPE ao Porto Piauí

Green Energy Park monta equipe no Piauí em nova etapa do projeto de produção de H2V


Outras categorias e finalistas

O Prêmio World Hydrogen 2025 conta com seis categorias distintas, cada uma reconhecendo diferentes contribuições para a indústria do hidrogênio:

  • Lista de Projetos de Hidrogênio Limpo: Ceres Power Limited (Reino Unido), Hyphen Hydrogen Energy (Namíbia), Niagara Falls - Linde (EUA), REFORMERS (Países Baixos).
  • Lista de Aplicações Industriais: Stegra AB (Suécia), OCI/Woodside Blue Ammonia - Linde (EUA), Enaex Holding (Chile), Aurubis AG (Alemanha).
  • Lista de Futuros Líderes: Rumaitha Al Busaidi (Hydrom), Assia Kasdi (Milvus Advanced), Jan Rongé (Solhyd), Eloa Guillotin (Beyond Aero).
  • Lista de Transporte de Hidrogênio: Maris Fiducia (Países Baixos), Beyond Aero (França), Nippon Yusen Kabushiki Kaisha / A-Tug 'Sakigake' (Japão), Rebocador Movido a Amônia da Amogy (EUA).
  • Pessoa do Ano: Rumaitha Al Busaidi (Hydrom), Bart Biebuyck (Green Energy Park - GEP), Anne-Laure Parrical de Chammard (Siemens Energy), J. Colter Eadie (Abraxas Power e EVREC).

 

Sobre o Prêmio World Hydrogen

O Prêmio World Hydrogen é um reconhecimento internacional criado para celebrar os avanços da indústria do hidrogênio. Organizado pelo Sustainable Energy Council (SEC) e pela RX Global, o evento premia iniciativas inovadoras que estão impulsionando a transição energética e a sustentabilidade em diversas categorias.

Siga o Piauí Negócios nas redes sociais

Comentários

Mais de Indústria