Agropecuária
Mulheres da rural
Piauí tem potencial para ser grande produtor de frutas, diz Andrea Cordeiro
Especialista em comodities frisa que produtores rurais devem aproveitar a oportunidade
Redação - redacao@pinegocios.com.br
Teresina recebeu neste mês de março mais um encontro entre mulheres empresárias. O bate-papo “Mulheres da Rural”, realizado na última segunda-feira (24), e promovido pela Sociedade Rural Brasileira (SRB) reuniu os principais nomes do agronegócio feminino do Piauí e contou com palestra de Andrea Cordeiro, consultora especialista em gestão de commodites.
Cordeiro destacou que o Piauí tem grande potencial para diversificar sua produção agrícola para além da soja, milho e algodão. “Eu chamo atenção para o grande potencial do Piauí para as frutas. Há um estudo da Embrapa sobre isso. É importante que isso seja visto como uma oportunidade para o agro, que fomenta emprego e renda”, afirmou a consultora.
O evento também teve um bate papo com as produtoras rurais Patrícia Aparecida, Kedima Gomes e Geisy Lene, que atuam em setores distintos, seja - transporte/logistica, produção de arroz, soja e milho, ou mesmo de melhoramento genético do gado.
“Eu gosto muito de estar dentro do curral. Trabalhando diretamente com gado, por mais que muitas vezes não pareça, mas o manejo, trabalhar com os animais, inseminação (artificial) e o melhoramento genético é algo que eu gosto muito de ver”, disse Geisy Lene.
Leia também
Projeto quer transformar o Piauí em grande exportador de frutas
Mais de 500 produtores rurais do Piauí já são atendidos por programa de melhoria genética
No mês da mulher, AJE Piauí discute empreendedorismo feminino
Patricia Aparecida, destacou as preocupações com clima como ponto chave no negócio, mas também a necessidade de mão de obra qualificada e que as mulheres que querem entrar no setor devem ficar atentas a isso.
“O que mais nos preocupa primeiro é o clima, uma hora está sol e outra hora chuva, mas isso não é algo fora do nosso controle. Além disso, mão de obra, estar atenta ao mercado que é sempre difícil”, afirmou.
.jpeg)
“Eu tive a necessidade de trabalhar e foi isso que fez a gente buscar desde o início, mergulhar nisso, pois eu precisei entrar para ajudar minha família”, afirmou Kedima Gomes, que trabalha com agronegocio há 32 anos.
O evento também contou com a presença da Presidente do Comitê da Rural, Lúcia Bortolozzo, que viu muitos pontos positivos neste momentos entre as mulheres que fazem o agro no Piauí. “Nós vemos hoje o Piauí com grande potencial de crescimento no agro e vemos a mulher nesse cenário, tanto dentro da cadeia de forma direta como fora em seguimentos de terceiro setor, marcando sua presença também”, afirmou a presidente.
.jpeg)
Siga o Piauí Negócios nas redes sociais
Fonte: Escrito por Pâmella Maranhão
Comentários