Indústria
qualidade
Fábrica de doce de buriti no Piauí completa um ano com certificação de origem vegetal
O selo abre portas para novos mercados, aumenta valor agregado e a demanda por produtos
Redação - redacao@pinegocios.com.br
Há um ano, o doce de buriti produzido pelo agricultor piauiense João Batista recebeu a certificação de produto artesanal de origem vegetal, tornando-se o primeiro a conquistar esse selo concedido pela Gerência de Classificação e Inspeção Vegetal da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí (Adapi).
Dono de uma indústria de doces e óleo em Sebastião Leal, João Batista utiliza matéria-prima de uma associação local, contribuindo para o desenvolvimento da região. A certificação agrega valor ao produto e impulsiona a demanda, abrindo caminho para novos mercados. Agora, o produtor planeja expandir as vendas para outros estados e diversificar seu mix de produtos, levando o sabor do Piauí a um público ainda maior.
Leia também
Empreendedores e artesãos do Piauí terão plataforma online para vender seus produtos
Autorização para exportação de carne do Piauí pode sair em um ano
Governo do Estado e Polvo Lab criam selo "Made in Piauí" para valorizar produtos locais
Os derivados do buriti têm grande versatilidade. O óleo, por exemplo, é utilizado na culinária para frituras, refogados e molhos, além de possuir propriedades medicinais, como ação vermífuga e cicatrizante. No setor de cosméticos, é um potente hidratante para pele e cabelos. Já o doce, tradicional na cultura piauiense, se destaca pelo sabor autêntico e alto valor nutritivo.
Para o secretário da Defesa Agropecuária do Piauí, Fábio Abreu, a certificação dos produtos artesanais de origem vegetal é um passo importante no fortalecimento da nossa agricultura familiar. “Além de garantir a qualidade e a segurança dos produtos, ela abre portas para novos mercados e impulsiona a economia local. Este selo é um reconhecimento do trabalho e da dedicação de produtores como o seu João Batista, que, com esforço e inovação, transformam a realidade da sua comunidade”, destacou o gestor.
Siga o Piauí Negócios nas redes sociais
Fonte: Governo do Piauí
Comentários