Carreira & Gestão
Mulheres empresárias
De um grupo no WhatsApp à maior entidade de empreendedorismo feminino no Piauí
Ao longo de 11 anos, a Associação Mulheres de Negócios do Piauí profissionalizou-se com ações, projetos e eventos
Ana Cristina Guedes - redacao@pinegocios.com.br
O que começou como um simples grupo de WhatsApp, criado em 2014 por empresárias do Piauí para trocarem ideias e oportunidades, tornou-se a maior entidade representativa do empreendedorismo no estado. Assim podemos definir a Associação Mulheres de Negócios do Piauí (AMNe-PI), que completou 11 anos no mês passado.
“Coincidentemente, a associação foi criada muito perto do Mulheres do Brasil, movimento fundado pela empresária Luíza Helena Trajano, dona do Magazine Luíza”, afirma a jornalista Karla Nery, uma das fundadoras da AMNe-PI.
Desde então, a entidade, cujo principal lema é “Juntas somos mais fortes”, tem dado visibilidade e voz às mulheres no setor empresarial do Piauí.
Kelly Gonçalves, presidente da AMNe, explica que a associação surgiu após as participantes do grupo de WhatsApp perceberem a importância de dar protagonismo às mulheres empreendedoras. “As entidades ainda são majoritariamente masculinas e geridas por homens. Nosso objetivo é mostrar que nós, mulheres, temos capacidade e conhecimento para gerir nossos negócios, fomentar novos e compartilhar conhecimento com outras mulheres”, explica.
.jpeg)
A vice-presidente, Lya Nery, destaca que, além do fortalecimento da imagem das mulheres como protagonistas nos negócios, a AMNe-PI atua ativamente junto ao poder público, dialogando com políticos e gestores para expor demandas e assegurar políticas públicas que fortaleçam o empreendedorismo feminino.
Atualmente, a AMNe conta com 135 associadas e tem como meta expandir suas ações para todo o estado do Piauí, promovendo o empreendedorismo feminino por meio de uma rede de contatos, encontros, ações e parcerias.
Um marco significativo da AMNe aconteceu em julho de 2023, com a inauguração da sede própria durante o primeiro Programa de Liderança Feminina do Piauí (PDLF), promovido para capacitar as empreendedoras. Em janeiro de 2025, a Associação recebeu o Título de Utilidade Pública, honraria concedida pela Câmara Municipal de Teresina por meio da vereadora Elzuíla Calisto.
.jpeg)
Fortalecendo conexões
Ao longo de seus 11 anos de existência, a AMNe-PI tem desenvolvido uma variedade de ações, projetos e eventos voltados ao público feminino, fortalecendo as conexões entre mulheres empresárias de todo o estado. Conheça alguns desses programas:
-
Café D´Negócios: acontece mensalmente, proporcionando um espaço de diálogo e networking entre as associadas. A cada edição, uma empresária apresenta seu negócio, fortalecendo laços comerciais e estimulando a expansão de parcerias entre mulheres.
.png)
-
Fórum das Mulheres de Negócios do Piauí: realizado anualmente, o evento reúne líderes do empreendedorismo feminino em debates estratégicos sobre os desafios e as oportunidades desse universo em constante evolução.
.png)
-
Projeto Entre Laços: criado pela diretora social na época e hoje conselheira, Lúcia Bortolozzo, e apoiado por todas as associadas, o projeto realiza oficinas, cursos e workshops para mulheres em situação de vulnerabilidade, dando-lhes a oportunidade de aprender um ofício para terem sua própria renda ou complementar a existente. Também aborda questões essenciais, como a importância do combate à violência doméstica.
.png)
-
Outros programas: a AMNe também promove iniciativas como o Divã AMNe, Papo Cabeça e Sua Ideia Vale Ouro, que estimulam o debate, a troca de experiências e a criatividade das mulheres no desenvolvimento de novas oportunidades de negócios.
Para mais informações sobre como participar da Associação, as interessadas podem acessar os canais oficiais da AMNe-PI nas redes sociais (Instagram e Facebook) e o portal Mulheres de Negócios do Piauí. É possível também entrar em contato pelo WhatsApp (86) 98129-6030 ou visitar a sede da associação, localizada no Centro de Convenções de Teresina.
Siga o Piauí Negócios nas redes sociais
Mais de Carreira & Gestão
Mulheres empreendedoras
Comentários