Receba
nossas notícias!
WhatsApp

Carreira & Gestão

Mulheres empresárias

De um grupo no WhatsApp à maior entidade de empreendedorismo feminino no Piauí

Ao longo de 11 anos, a Associação Mulheres de Negócios do Piauí profissionalizou-se com ações, projetos e eventos

 
 
“Juntas somos mais fortes” é o lema da AMNe-PI

 “Juntas somos mais fortes” é o lema da AMNe-PI

 
 

O que começou como um simples grupo de WhatsApp, criado em 2014 por empresárias do Piauí para trocarem ideias e oportunidades, tornou-se a maior entidade representativa do empreendedorismo no estado. Assim podemos definir a Associação Mulheres de Negócios do Piauí (AMNe-PI), que completou 11 anos no mês passado.

“Coincidentemente, a associação foi criada muito perto do Mulheres do Brasil, movimento fundado pela empresária Luíza Helena Trajano, dona do Magazine Luíza”, afirma a jornalista Karla Nery, uma das fundadoras da AMNe-PI.

Desde então, a entidade, cujo principal lema é “Juntas somos mais fortes”, tem dado visibilidade e voz às mulheres no setor empresarial do Piauí.

Kelly Gonçalves, presidente da AMNe, explica que a associação surgiu após as participantes do grupo de WhatsApp perceberem a importância de dar protagonismo às mulheres empreendedoras. “As entidades ainda são majoritariamente masculinas e geridas por homens. Nosso objetivo é mostrar que nós, mulheres, temos capacidade e conhecimento para gerir nossos negócios, fomentar novos e compartilhar conhecimento com outras mulheres”, explica.

A entidade realiza debates voltados para o empreendedorismo das mulheres

 

A vice-presidente, Lya Nery, destaca que, além do fortalecimento da imagem das mulheres como protagonistas nos negócios, a AMNe-PI atua ativamente junto ao poder público, dialogando com políticos e gestores para expor demandas e assegurar políticas públicas que fortaleçam o empreendedorismo feminino.

Atualmente, a AMNe conta com 135 associadas e tem como meta expandir suas ações para todo o estado do Piauí, promovendo o empreendedorismo feminino por meio de uma rede de contatos, encontros, ações e parcerias.

Um marco significativo da AMNe aconteceu em julho de 2023, com a inauguração da sede própria durante o primeiro Programa de Liderança Feminina do Piauí (PDLF), promovido para capacitar as empreendedoras. Em janeiro de 2025, a Associação recebeu o Título de Utilidade Pública, honraria concedida pela Câmara Municipal de Teresina por meio da vereadora Elzuíla Calisto.

Reunião de planejamento de ações

 

Fortalecendo conexões

Ao longo de seus 11 anos de existência, a AMNe-PI tem desenvolvido uma variedade de ações, projetos e eventos voltados ao público feminino, fortalecendo as conexões entre mulheres empresárias de todo o estado. Conheça alguns desses programas:

  • Café D´Negócios: acontece mensalmente, proporcionando um espaço de diálogo e networking entre as associadas. A cada edição, uma empresária apresenta seu negócio, fortalecendo laços comerciais e estimulando a expansão de parcerias entre mulheres.

Café de Negócios

 

  • Fórum das Mulheres de Negócios do Piauí: realizado anualmente, o evento reúne líderes do empreendedorismo feminino em debates estratégicos sobre os desafios e as oportunidades desse universo em constante evolução.

Fórum de Mulheres de Negócios

 

  • Projeto Entre Laços: criado pela diretora social na época e hoje conselheira, Lúcia Bortolozzo, e apoiado por todas as associadas, o projeto realiza oficinas, cursos e workshops para mulheres em situação de vulnerabilidade, dando-lhes a oportunidade de aprender um ofício para terem sua própria renda ou complementar a existente. Também aborda questões essenciais, como a importância do combate à violência doméstica.

Projeto Entre Laços

 

  • Outros programas: a AMNe também promove iniciativas como o Divã AMNe, Papo Cabeça e Sua Ideia Vale Ouro, que estimulam o debate, a troca de experiências e a criatividade das mulheres no desenvolvimento de novas oportunidades de negócios.

Para mais informações sobre como participar da Associação, as interessadas podem acessar os canais oficiais da AMNe-PI nas redes sociais (Instagram e Facebook) e o portal Mulheres de Negócios do Piauí. É possível também entrar em contato pelo WhatsApp (86) 98129-6030 ou visitar a sede da associação, localizada no Centro de Convenções de Teresina.

Siga o Piauí Negócios nas redes sociais

Comentários

Mais de Carreira & Gestão