Colunas & Artigos
opinião
Mantendo o lean vivo (ou qualquer outra melhoria)

Luis Henrique dos Santos - CEO da PRO Consultoria & Gestão e engenheiro de produção
Já estamos em uma longa jornada tratando sobre operações enxutas (lean), suas aplicações, características e etc, discutimos na última coluna como a implementação do Lean nunca tem um ponto final. Sem uma cultura de melhoria contínua, os avanços conquistados podem regredir e desperdícios antigos podem reaparecer. Mas como evitar essa estagnação e garantir que o Lean continue gerando valor?
A continuidade do Lean depende diretamente da liderança. Se a gestão não reforça a importância da melhoria contínua, a equipe perderá o engajamento. Gestores devem ser os primeiros a cobrar padrões, estimular melhorias e garantir revisões regulares dos processos.
Outro fator crítico é a existência de ciclos de revisão e aprimoramento. Auditar padrões, analisar indicadores e estimular soluções sistemáticas mantém o Lean funcionando. Pequenas mudanças constantes são mais eficazes do que grandes transformações pontuais. Evite mutirões de retomada, foque no “menos é mais”.
Leia também
Coordenar, supervisionar e instruir. Como fugir do microgerenciamento?
Carta aberta aos prestadores de serviços
Além disso, os colaboradores precisam ter autonomia para contribuir. Criar espaços para sugestões e reconhecer iniciativas fortalece a cultura Lean e evita que ela dependa exclusivamente da gestão. Empresas que incentivam a participação ativa das equipes alcançam resultados mais sustentáveis.
Por fim, sem indicadores claros, a evolução do Lean fica subjetiva. Acompanhar métricas, utilizar recursos visuais e dar feedbacks frequentes mantém a equipe motivada e alinhada. A transparência nos resultados também reforça o compromisso com a melhoria contínua.
Manter o Lean vivo exige disciplina, consistência e uma cultura voltada para o aprendizado e a evolução. Na próxima coluna, traremos cases de empresas que conseguiram implementar o Lean de forma sustentável e os aprendizados que podemos tirar dessas experiências.
Siga o Piauí Negócios nas redes sociais
Fonte: Luis Henrique dos Santos - CEO da PRO Consultoria & Gestão e engenheiro de produção
Tags
Mais de Colunas & Artigos
Negócios & Turismo
Comentários