Carreira & Gestão
Mulheres empresárias
No mês da mulher, AJE Piauí discute empreendedorismo feminino
Lúcia Bortolozzo e Maria Laura Guimarães participaram de um bate-papo com a presença de 70 empresárias
Redação - redacao@pinegocios.com.br
Em homenagem ao mês da mulher, a Associação de Jovens Empresários (AJE) do Piauí realizou, nesta terça-feira (11), em Teresina, um bate-papo com as empresárias Lúcia Bortolozzo e Maria Laura Guimarães, com o objetivo de valorizar e impulsionar a presença feminina no empreendedorismo.
O bate-papo, mediado por Gabriela Moreira, diretora de investimentos e planejamento financeiro da AJE, aconteceu no restaurante Vitor Fogo e reuniu mais de 70 mulheres empresárias do estado.

Atuando no agronegócio há mais de 40 anos, a empresária Lúcia Bortolozzo, presidente do Comitê das Mulheres da Sociedade Rural Brasileira, destacou a importância da figura feminina na família ao longo das gerações e o quanto isso tem sido um facilitador no processo de adaptação e aceitação em um universo predominantemente masculino.
“Temos uma matriarca muito forte, que é minha sogra, e ela sempre esteve presente. Enfrentamos desafios, é claro, pois é um mundo masculino. Minhas cunhadas também vivenciam isso, já que cada uma trabalha em um setor diferente”, explicou a empresária, que também dirige as empresas Canel e Ração Ativa.
Lúcia Bortolozzo atua no setor de recursos humanos. “Trabalho diretamente com 90% de homens, mas hoje temos mulheres em todos os processos de gestão, e a certeza é que, juntas, essa caminhada fica mais leve”, acrescentou.
Maria Laura Guimarães, diretora de Comunicação da TV Meio, destacou o impacto do mundo digital e como ele se tornou uma ferramenta de transformação e oportunidade para as mulheres. “Acredito que as redes sociais deram às mulheres a oportunidade de se tornarem empreendedoras”, comentou.
Laura enfatizou principalmente o baixo custo das redes sociais e as diversas possibilidades de geração de renda. “É de baixo custo, pois você cria um Instagram, começa uma loja e já pode vender ou revender algo dentro de casa. E, se já tem um emprego, isso se torna uma renda extra”, pontuou.
Germano Coelho, novo presidente da AJE, fez questão de ressaltar os desafios no início de sua gestão. Ele destacou que assume uma AJE bem estruturada, mas que um dos focos da nova diretoria e do planejamento estratégico será aproximar as mulheres empresárias da Associação.
“Nosso papel fundamental será democratizar a Associação, incentivar a participação feminina e promover o diálogo sobre empreendedorismo no estado. Este foi um primeiro passo, mas nossa intenção é expandir essas discussões para que as mulheres e a AJE estejam presentes em todo o Piauí”, afirmou Coelho.
Leia também
Sob nova direção, AJE investirá em qualificação e expansão para o interior do Piauí
Associação dos Jovens Empresários do Piauí promove palestras para comemorar 25 anos
Siga o Piauí Negócios nas redes sociais
Mais de Carreira & Gestão
Network e aprendizado
Embaixada GV Teresina terá Carine Paiva abordando gestão e estratégia empresarial
Governança das empresas
Comentários