Indústria
Hidrogênio Verde
Empresa belga Fluxys vai construir gasoduto ligando ZPE ao Porto Piauí
Representantes da companhia visita porto de Luís Correia para avançar em construção da obra
Redação - redacao@pinegocios.com.br
A Companhia Porto Piauí recebeu representantes da empresa belga Fluxys, do Porto de Roterdã (Holanda) e da Green Energy Park Piauí para discutir iniciativas voltadas à produção de hidrogênio verde (H2V) no Estado. A visita ocorreu no Porto de Luís Correia e na Zona de Processamento de Exportação do Piauí (ZPE-PI).
A Fluxys, empresa especializada em infraestrutura de gás, foi selecionada por meio de um chamamento público realizado pela Porto Piauí. Sua principal contribuição será a construção de um gasoduto interligando a ZPE ao Porto, viabilizando o transporte de H2V. Um gasoduto é uma infraestrutura composta por tubulações projetadas para transportar gás natural ou outros tipos de gás de um local para outro.
Leia também
Nova lei impulsiona pesquisas e qualificação profissional para projetos de hidrogênio verde no Piauí
Associações cobram agilidade em estudos para garantir a expansão do hidrogênio verde no Brasil
Paralelamente à construção do gasoduto, a Green Energy Park Piauí será responsável pela instalação das plantas de produção e armazenamento de hidrogênio verde. Recentemente, a empresa contratou quatro novos funcionários para seu escritório na ZPE, marcando o início formal das atividades da empresa no projeto de produção de H2V no estado. A equipe será responsável por preparar o processo de anúncio dos investimentos da Green, previsto para novembro deste ano.
O investimento previsto da empresa na construção da usina é de 20 bilhões de dólares, com potência de 10,8 GW e geração de 10 mil empregos diretos e indiretos.
Siga o Piauí Negócios nas redes sociais
Fonte: Governo do Piauí
Comentários