Receba
nossas notícias!
WhatsApp

Comércio & Serviços

expansão

Venda de carros elétricos e híbridos no Piauí mais que dobra em 2024

Foram comercializadas 1.558 unidades, um aumento de 117% em comparação com as 717 vendidas em 2023

 
 
Em 2024, foram comercializadas 1.558 unidades de veículos 100% elétricos e híbridos (Foto: Blog Porto Seguro)

 Em 2024, foram comercializadas 1.558 unidades de veículos 100% elétricos e híbridos (Foto: Blog Porto Seguro)

 
 

As vendas de veículos 100% elétricos e híbridos (parcialmente elétricos)  no Piauí mais que dobraram em 2024, em relação ao ano anterior. Foram comercializadas 1.558 unidades, um aumento de 117% em comparação com as 717 vendidas em 2023. O dado reflete uma tendência crescente de adesão aos veículos elétricos, conforme explica o gerente comercial da BYD em Teresina, Emerson Rocha. A marca, líder no mercado de carros elétricos no Brasil, vendeu mais de mil veículos no Piauí no ano passado. 

"O consumidor brasileiro, de maneira geral, passou a perceber as vantagens de ter um carro elétrico, especialmente com o aumento no preço dos combustíveis. O consumo começou de forma tímida, mas, à medida que as pessoas começaram a vivenciar e sentir na prática toda a eficiência que um carro 100% elétrico oferece, iniciou-se um processo de crescimento”, diz.

O estado acompanha o movimento nacional de expansão desse mercado. De acordo com a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), em 2024, os modelos 100% elétricos (BEV) representaram 40% das vendas de eletrificados no Piauí, seguidos pelos híbridos plug-in (PHEV) com 35%, híbridos flex (HEV Flex) com 11%, e os híbridos leves (MHEV) com 7%. Já em 2023, a distribuição foi diferente, com destaque para os PHEV (31%), HEV Flex (27%), BEV (21%), MHEV (13%) e os híbridos (HEV) com 7%.

Apesar do crescimento, a frota de veículos eletrificados ainda representa uma parcela pequena em relação ao total de automóveis no estado. Conforme dados do Ministério do Transporte, em dezembro de 2024, o Piauí contabilizava 445.925 veículos, dos quais apenas 1.558 eram eletrificados, evidenciando que o mercado ainda tem amplo espaço para crescimento.

Modelos mais vendidos

O destaque em 2024 no PIauí foi o Dolphin Mini, da BYD, que alcançou 271 unidades vendidas, correspondendo a 17% do mercado de eletrificados no estado. Segundo a concessionária, o modelo foi o quinto mais vendido do estado entre todos os veículos (inclusive os à combustão), o que reforça sua popularidade. 

"Acreditamos que ele é popular por ser o melhor custo-benefício entre os veículos elétricos. Pela praticidade de carregamento e por oferecer recursos que antes só eram encontrados em carros acima de 200 mil reais. Tem ganhado adesão de motoristas de aplicativo, profissionais liberais, representantes comerciais e também do público em geral, que se interessou pela agilidade e pela economia que o modelo oferece”, comenta o gerente comercial. 

Outros modelos que se destacaram no Piauí em 2024, na categoria elétricos, foram o Haval H6 da GWM (12,1%), Song da BYD (9,9%) e o Corolla Cross da Toyota (7,9%).

Entre os dez modelos de elétricos e híbridos mais vendidos no Piauí em 2024, estão:

• Dolphin Mini (BYD): 271 unidades (17%)

• Haval H6 (GWM): 188 unidades (12,1%)

• Song (BYD): 155 unidades (9,9%)

• Dolphin (BYD): 149 unidades (9,6%)

• Corolla Cross (Toyota): 123 unidades (7,9%)

• Song Plus (BYD): 110 unidades (7,1%)

• ORA 03 (GWM): 55 unidades (3,5%)

• Corolla (Toyota): 35 unidades (2,2%)

• Kig (BYD): 26 unidades (1,7%)

• Discovery (Land Rover) e XC60 (Volvo): 25 unidades cada (1,6%)


Leia também

Rede de carregadores para carros elétricos será ampliada no Piauí

Energia solar pode impulsionar compra de carros elétricos em Teresina

Venda de motos no Piauí tem maior crescimento em 10 anos


Rede de carregadores em expansão 

Um dos principais entraves à expansão dos veículos eletrificados era a disponibilidade de pontos de recarga. No entanto, o cenário vem mudando. No Piauí, já existem mais de 15 carregadores rápidos (DC) distribuídos entre Teresina e outras regiões, o que possibilita viagens com mais segurança. Além disso, três empresas estão investindo na expansão da rede de carregamento. São elas: Andrade Sales, Voltz e BR Super Carga. Em breve, deve chegar ao Piauí a bandeira Shell, com a marca de carregadores rápidos Raízen. 

“Nós quadruplicamos a rede de recarga rápida aqui no Piauí. Hoje, temos carregadores rápidos em diversas cidades, como Teresina, Parnaíba, Picos, Água Branca, Floriano e Piripiri. O aumento da disponibilidade de pontos de recarga possibilitou que os clientes viajassem com mais segurança. E a tendência é que haja ainda mais investimentos nesse setor. Já temos quatro empresas investindo em cidades do Piauí, com uma linha de recarga entre Maranhão e Piauí, até a Bahia”, afirma Emerson Rocha. 

Nova loja da BYD em Teresina

Um reflexo do crescimento do mercado de veículos eletrificados no Piauí é a abertura de uma nova unidade da BYD em Teresina. A marca abrirá uma nova unidade na Av. João XXIII, na Zona Leste da capital, ainda no primeiro semestre deste ano.

“Hoje, estamos entre as seis marcas mais vendidas até 2021. Até 2027, a BYD quer se tornar uma das principais marcas de veículos no Brasil. Esse crescimento também se reflete no Piauí, onde pretendemos trazer novos modelos e expandir para segmentos nos quais a marca ainda não atua, com o objetivo de atender a uma gama ainda maior de clientes”, finaliza. 

Siga o Piauí Negócios nas redes sociais

Comentários

Mais de Comércio & Serviços