Agropecuária
Inseminação
Melhoramento genético aumenta produtividade de rebanhos em Campo Maior
Fazenda Campinas registrou um aumento de até 85% na taxa de prenhez dos rebanhos
Redação - redacao@pinegocios.com.br
O melhoramento genético tem aumentado a produtividade de rebanho de caprinos na Fazenda Campinas, localizada em Campo Maior, a 86 km de Teresina. O processo de inseminação e de transferência de embrião elevou a taxa de prenhez para até 85%.
“Os animais são mais fortes e mais produtivos, tornando seu valor ainda maior para o mercado”, afirma Gabriel Napoleão, dono da Fazenda Campinas. Segundo ele, desde que passou a adotar o melhoramento genético, a taxa de prenhez subiu. Em 2023, foi de 40%, acima da média esperada de 30%. Já entre os meses de fevereiro e abril de 2024, esse número foi de 85%. Entre junho e setembro foi de 66%.

Napoleão adotou o método por meio da consultoria Sebratec de Melhoramento Genético de caprinos e ovinos, realizada pelo Sebrae do Piauí. “Foi por meio do Sebraetec que conseguimos avançar ainda mais. Fizemos o processo de inseminação e de transferência de embrião e com isso o plantel de caprinos aumentou, conta o produtor.
Entre os benefícios da consultoria, estão: acesso a genética de ponta para os criadores realizarem a melhoria de seus rebanhos, dispensando a necessidade do alto investimento em doadoras; produção de animais comercialmente mais valorizados; multiplicação das melhores matrizes e reprodutores existentes; entre outros.
Leia também
Mais de 500 produtores rurais do Piauí já são atendidos por programa de melhoria genética
Beneficiando mais de 90 mil agricultores do Piauí, programa Agroamigo completa 20 anos
Com subsídio de 70% dos custos, a consultoria facilita o acesso a tecnologias, potencializando o mercado agropecuário.
“Esses números demonstram o impacto positivo da tecnologia no melhoramento genético e na produtividade do rebanho. Dessa forma, o Sebrae contribui para que os produtores possam aumentar sua renda e com isso fortalecer o empreendimento rural”, destaca a analista do Sebrae no Piauí, Emanuele Delmondes.

Os interessados em obter mais informações sobre as consultorias podem acessar o site www.pi.sebrae.com.br, entrar em contato pela Central de Relacionamento Sebrae (0800 570 0800) ou procurar as unidades regionais em Teresina, Parnaíba, Picos, Floriano e Bom Jesus.
Siga o Piauí Negócios nas redes sociais
Fonte: Sebrae no Piauí
Comentários