Carreira & Gestão
Palestra
No Piauí, Pedro Englert destaca empreendedorismo como motor da inovação e impacto social
Presidente da JA Brasil fala sobre impacto das novas tecnologias no empreendedorismo
Ana Cristina Guedes - redacao@pinegocios.com.br
O presidente do Conselho Diretor da Junior Achievement (JA) Brasil, Pedro Englert, afirmou que o empreendedorismo se manifesta cada vez mais como um instrumento de transformação social. Ele destacou o impacto das novas tecnologias na redefinição do perfil dos empreendedores e no surgimento de novos modelos de negócios.
“As pessoas percebem que essa transformação é possível. Hoje, alguém pode trabalhar remotamente para empresas dos Estados Unidos ou da Europa, morando no interior do Brasil, recebendo em dólar e gastando em real. Em alguns casos, isso pode significar uma ascensão financeira significativa", afirmou.
A declaração de Englert foi feita na última terça-feira (12) ao Piauí Negócios, durante entrevista concedida ao portal no intervalo da palestra que o executivo realizou para empresários piauienses. O evento, intitulado "Empreendedorismo na Economia Global e na Transformação Social", foi promovido pela JA Piauí.
CEO da StartSe e sócio de fintechs como Warren e Vortex, entre outras, Englert levou ao evento uma abordagem estratégica sobre inovação, gestão e adaptação ao mercado digital. Para ele, o mundo atual oferece inúmeras oportunidades, mas impõe um desafio claro: ele recompensa aqueles que investem em educação e conhecimento e penaliza quem não busca aprendizado. "O conhecimento se tornou um fator determinante para o sucesso no cenário global", destacou.
O executivo enfatizou que o diferencial entre as pessoas, hoje, não está mais no acesso à informação, mas na força de vontade e na determinação de construir seu próprio caminho.
“Vivemos em uma era em que a grande diferença entre as pessoas não está mais no acesso à informação, mas na força de vontade, na busca pelo conhecimento, na resiliência e na determinação de construir o próprio caminho e transformar sua realidade. O empreendedor não espera oportunidades – ele as cria”, pontuou.
Junior Achievement já impactou 95 mil pessoas no Piauí
No Piauí, a Junior Achievement existe desde 2003 e tem sido uma grande incentivadora da cultura empreendedora, inspirando e capacitando jovens para desenvolverem negócios inovadores e sustentáveis, além de criar conexões com grandes líderes e tendências do setor.
“Em 22 anos de existência, já impactamos cerca de 95 mil vidas, e a expectativa até o fim de 2025 é atingir a marca de 100 mil experiências de aprendizado geradas”, destacou a secretária-geral da JA Piauí, Cynara Castro.
Leia também
20 anos no Piauí: Junior Achievement impactou 80 mil jovens em educação empreendedora
Estudantes vivenciam rotina de empresários em projeto da JA Piauí
JA Piauí leva palestra sobre empreendedorismo a 300 alunos da rede pública
Ela ressaltou que a colaboração entre empresas, investidores e mantenedores é essencial para fortalecer o ecossistema empreendedor no estado, especialmente entre os jovens. Para Cynara, a participação de grandes lideranças no evento reforça a importância do tema e impulsiona o crescimento dos negócios no Piauí.
Sobre Pedro Englert
Pedro Englert é CEO da StartSe, presidente do Conselho Diretor da Junior Achievement no Brasil (JA Brasil) e membro da Associação Brasileira de Fintechs. É sócio de fintechs como Warren, FitBank, Monkey Inc. e Vortex, além da marca de tênis Yuool e da vinícola Lovin. Também já foi sócio da XP Investimentos por 10 anos, onde liderou a área comercial, e CEO do portal InfoMoney.
Siga o Piauí Negócios nas redes sociais
Mais de Carreira & Gestão
Network e aprendizado
Embaixada GV Teresina terá Carine Paiva abordando gestão e estratégia empresarial
Governança das empresas
Comentários