Receba
nossas notícias!
WhatsApp

Carreira & Gestão

Mercado

Nova gestão do Conselho de Administração busca fortalecer presença de profissionais nas empresas do Piauí

Presidente do CRA-PI, Cristovam Colombo, destaca que atuação do especialista vai da gestão ao operacional

 
 
Cristovam Colombo, novo presidente do CRA-PI

 Cristovam Colombo, novo presidente do CRA-PI

 
 

Ao assumir como novo presidente do Conselho Regional de Administração do Piauí (CRA-PI), no dia 8 de janeiro, Cristovam Colombo anunciou que vai atuar para fortalecer a presença dos profissionais de administração no estado, promovendo uma maior integração entre administradores, tecnólogos e técnicos da área. “São especialistas fundamentais para o desempenho dos negócios e que contribuem com o desenvolvimento da economia”, afirmou o administrador, que já havia sido presidente do CRA-PI entre 2003 e 2006.

Em entrevista ao Piauí Negócios, Cristovam Colombo conta que área de administração evoluiu nos últimos anos. Antes o mercado reconhecia apenas o administrador como título, mas hoje engloba também tecnólogos e técnicos de administração de nível médio. "As faculdades, institutos superiores e colégios técnicos estão formando muitos profissionais nessa área, o que amplia o leque de opções para as empresas", afirma o Colombo.

Como parte dessa iniciativa de valorizar o profissional e aproximar o conselho das instituições de ensino, na semana passada Cristovam Colombo recebeu estudantes do 2º período do da Escola Grau Técnico de Teresina (veja mais abaixo no perfil do CRA-PI no Instagram). 
 

Confira a entrevista:

Piauí Negócios: Quais são os planos para seu mandato 2025-2026?

Cristovam Colombo: Nosso foco é reunir os cerca de 5.500 profissionais de administração do Piauí, promovendo uma maior integração entre administradores, tecnólogos e técnicos de administração. Queremos valorizar todos os níveis profissionais da área, porque houve uma evolução no setor nos últimos anos.

 

Piauí Negócios: Que evolução? O que mudou?

Cristovam Colombo: Primeiramente nós tínhamos o nome como administrador, mas hoje são os profissionais de administração. Quem são os profissionais de administração? São os administradores de nível superior, os tecnólogos em determinadas áreas, e os técnicos de administração de nível médio.


Veja também

Água Branca, Oeiras e Piripiri se destacam no ranking de gestão pública do CFA

Grupo MRH e FGV abrem turma inédita de MBA em Gestão Empresarial no Piauí


 

Piauí Negócios: Qual a importância dos profissionais em vários níveis para as empresas?

Cristovam Colombo: A maior responsabilidade desse profissional é gerenciar a empresa em quatro frentes: planejamento, organização, direção e controle. Já os técnicos em administração podem atuar também na parte operacional das empresas, principalmente nas micro e pequenas organizações. Além disso, os custos salariais são menores, tornando-os uma opção viável e eficiente.

 

Piauí Negócios: Como está a presença do administrador no mercado piauiense?

Cristovam Colombo: Hoje, temos 467 empresas do Piauí registradas no Conselho, todas com responsáveis técnicos. Elas atuam em diversas áreas, como gestão de pessoas, recrutamento, logística, administração financeira e marketing, garantindo uma gestão profissionalizada e eficiente.

 

Piauí Negócios: Como o empreendedorismo tem sido trabalhado nas instituições de ensino?

Cristovam Colombo: Muitas faculdades já incluem a disciplina de empreendedorismo na grade curricular, preparando os profissionais para um mercado de trabalho cada vez mais dinâmico e independente.

 

 

Piauí Negócios: Qual é o papel do CRA-PI nesse contexto?

Cristovam Colombo: O Conselho tem a missão de garantir que as boas práticas administrativas sejam seguidas e que as empresas contem com profissionais qualificados. Dessa forma, contribuímos para o crescimento do setor e da economia do estado.

Siga o Piauí Negócios nas redes sociais

Comentários

Mais de Carreira & Gestão