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Roteiro gastronômico valoriza culinária “raiz” de Teresina e Campo Maior
Projeto lançado pelo Sebrae inclui mais de 60 estabelecimentos de alimentação nos dois municípios
Robert Pedrosa - redacao@pinegocios.com.br
Segundo um levantamento realizado pela Organização Mundial do Turismo (OMT), a gastronomia é a terceira maior motivação para os turistas visitarem um destino, ficando atrás apenas do interesse cultural e da observação da natureza. Com foco nesse potencial, o Sebrae no Piauí lançou, nesta segunda-feira (20), a Rota Sabores do Piauí: Uma Viagem Gastronômica por Teresina e Campo Maior.
O objetivo é valorizar a culinária “raiz” do Piauí – ou seja, as comidas típicas – e fazer com que turistas e piauienses conheçam melhor a variedade gastronômica local. O guia de experiências da rota está disponível em três idiomas: Português, Inglês e Espanhol. O material traz informações sobre meios de alimentação, grupos artesanais, natureza, espaços culturais, receptivos e outras curiosidades sobre Teresina – De Maria Isabel a Paçoca; e Campo Maior – Dos Festejos à Carne de Sol.

“Uma pesquisa da Embratur revelou que 12% dos turistas escolhem um destino pela culinária. Então, valorizar os nossos deliciosos pratos regionais é uma forma de fomentar o turismo”, disse o secretário de Turismo do Piauí, José Neto Monteiro, durante o lançamento do projeto.
A elaboração da rota durou dois anos. Nesse período, foram realizadas capacitações, consultorias, eventos técnicos e outras atividades junto aos estabelecimentos. O projeto focou na melhoria dos processos das empresas, no atendimento, no marketing e na gestão como um todo.
Todas as empresas participantes do roteiro estão disponíveis na landing page https://saboresdomeupiaui.com.br e serão divulgadas por agências de viagens, hotéis e órgãos de turismo do Piauí, Teresina e Campo Maior.
A analista do Sebrae no Piauí, Larissa Lages, destaca que o roteiro aumenta a visibilidade dos restaurantes e movimenta a economia. “Com roteiros bem elaborados, os visitantes têm acesso a experiências mais organizadas e atraentes, o que aumenta a visibilidade dos empreendimentos locais e melhora a experiência geral do turista”, ressalta.
O presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes, seccional Piauí (Abrasel Piauí), Eduardo Rufino, elogiou o trabalho do Sebrae com os restaurantes antes de elaborar o roteiro. “O Sebrae é craque em treinar, difundir e organizar o setor como um todo. Fortaleceu o setor com o treinamento e a capacitação dos restaurantes”, afirmou.
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Um dos restaurantes que integram o roteiro é a cafeteria Cantinho do Café, em Campo Maior. O proprietário, Júnior Leite, ressaltou que o município hoje conta com uma diversidade e riqueza gastronômica fortalecidas graças à sua localização estratégica. “Campo Maior é rota de passagem para o litoral do Piauí, do Maranhão e para as praias de serras do Ceará. Então, sempre há alguém que para aqui para tomar café, almoçar ou jantar”, finaliza.
Outro destaque é a casa Casa da Panelada, de Teresina. O proprietário, Eldinan Castro, explica que a rota incentiva os piauienses a valorizarem os sabores da terra. “É interessante que os piauienses levem os visitantes do estado para experimentar pratos da nossa culinária raiz, proporcionando essa experiência com a identidade local”, afirma o empresário.
Allany Mara Trindade, dona da Barraca do Arêa, na zona rural de Teresina, acredita que o roteiro aumentará o número de visitantes em restaurantes regionais como o dela. “Nosso destaque é o leitão feito no forno de lenha, muito elogiado pelos turistas de outros países que nos visitam”, comenta.
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