Carreira & Gestão
Mídia
Brasil Publisher Awards premia os melhores sites do Brasil
1ª edição do prêmio, promovido pela Associação Nacional de Publishers do Brasil (ANPB), acontecerá no dia 2 de dezembro
Redação - redacao@pinegocios.com.br
O Brasil Publisher Awards (BPA), primeira premiação nacional dedicada a reconhecer os melhores sites e publishers digitais do país, acontecerá no dia 2 de dezembro, no Hard Rock Café Curitiba, na capital paranaense. O prêmio é organizado pela Associação Nacional de Publishers do Brasil (ANPB), em co-realização com a ad tech PremiumAds
O objetivo da iniciativa é celebrar a relevância e o impacto dos sites de todo o Brasil, em especial, os regionais. O prêmio destaca que, em um país de dimensões continentais como o Brasil, os sites de notícias regionais desempenham um papel muito importante na comunicação no país, oferecendo uma cobertura mais próxima e personalizada das realidades locais.
O BPA irá destacar a importância da qualidade do conteúdo aliada ao impacto positivo que os sites geram em suas comunidades. A premiação irá reconhecer plataformas que vão além da informação, desempenhando um papel essencial na educação, no engajamento e na transformação social, valorizando iniciativas que promovem mudanças significativas e contribuem diretamente para o bem-estar da população.
O presidente da ANPB, Marcello Petrelli, diz que o Brasil Publisher Awards representa um marco para o mercado, consolidando-se como um ponto de virada na valorização da mídia digital e regional. “É preciso separar o joio do trigo”, afirma ao destacar os desafios enfrentados no cenário da mídia digital, onde a baixa barreira de entrada facilita a criação de sites, mas dificulta identificar quem realmente trabalha de forma séria em prol da sociedade.
“Em um ambiente marcado pelo impacto das fake news, o Brasil Publisher Awards surge como uma iniciativa para reconhecer e celebrar os produtores de conteúdo comprometidos com a qualidade, a verdade e o impacto positivo em suas comunidades, encorajando a expansão e o impacto do jornalismo local em todo o Brasil”, destaca.
Com mais de 100 inscritos, o prêmio contempla as seguintes categorias:
Melhor site de notícias estadual;
Melhor site de entretenimento;
Melhor site de esportes;
Melhor site de economia e/ou finanças;
Melhor site de games;
Melhor site de saúde e/ou bem-estar;
Melhor site de tecnologia;
Melhor site de notícias nacional;
Melhor site de tecnologia;
Melhor site de astrologia;
Melhor site de receitas;
As métricas quantitativas, tais como pageviews e número de seguidores, não serão consideradas como critérios de avaliação. A análise será pautada na qualidade do conteúdo apresentado, no impacto positivo gerado na respectiva categoria, na contribuição efetiva à população e na sustentabilidade das práticas adotadas.
A importância da categoria “melhor site de notícias estadual” no BPA
A categoria reflete o compromisso com a valorização e o fortalecimento do jornalismo regional. Os sites de notícias estaduais desempenham um papel essencial na sociedade, levando informação de qualidade e relevância diretamente às comunidades, conectando a população com os acontecimentos locais e fortalecendo o debate público em suas regiões.
Jurados
O processo de avaliação será conduzido por um júri composto por cerca de trinta profissionais experientes do mercado. Os critérios incluem a qualidade do conteúdo, inovação, impacto social e práticas sustentáveis, assegurando uma análise abrangente e justa dos participantes.
Os jurados representam a pluralidade e a excelência de diferentes setores, com atuações em empresas e entidades renomadas como a Seedtag, Escritório de Mídia, AnaMid – Associação Nacional do Mercado e Indústria Digital, Teads, Similar Web, MGID, DeBrito, Viads, Acaert – Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão, Helloo Midia, Gerente de Marketing e Relacionamento, Seedtag, KANTAR Ibope Media, ABERT – Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão, ShowHeroes, Similar Web, DZ, AERP – Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná, Adrenalead, secom/PR, TRADE, 011news, Yandex, IVC – (Instituto Verificador de Comunicação, Truvid, AnaMid – Associação Nacional do Mercado e Indústria Digital, Head of Media, GPAC/, WMcCANN, AESP, ABMN – Associação Brasileira De Marketing e Negócios, Equativ, Criteo e Similarweb.
Essa diversidade profissional traz perspectivas únicas para o processo de avaliação, garantindo que cada iniciativa participante seja analisada com a devida profundidade e de diferentes ângulos estratégicos.
Segundo Riadis Dornelles, vice-presidente da ANPB, o Brasil Publisher Awards é a concretização de um sonho antigo. “Este prêmio é a oportunidade para reconhecermos os melhores sites e iniciativas do segmento. Com o setor fortalecido, a valorização deste segmento aumentará. Queremos que todos sintam que seu trabalho faz a diferença”, conta ele Dornelles.
O BPA reconhece que o trabalho realizado por estes veículos é fundamental para manter a população informada e engajada. Por isso, a categoria busca destacar os esforços dessas plataformas, incentivando a continuidade de boas práticas, a inovação e a produção de conteúdo ético e relevante.
O BPA também se destaca pelo apoio de renomadas entidades do setor como a ABERT (Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão), AERP (Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná), ABMN (Associação Brasileira De Marketing e Negócios), ABRADi – Associação Brasileira de Agentes Digitais, AnaMid (Associação Nacional do Mercado e Indústria Digital), AESP (Associação das Emissoras Rádio e Televisão do Estado de São Paulo), Acaert (Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão) e o IVC (Instituto Verificador de Comunicação).
Sobre a Associação Nacional de Publishers do Brasil
A Associação Nacional de Publishers do Brasil (ANPB) é uma entidade sem fins lucrativos, criada com o objetivo de unir marcas, agências e sites em todo o território nacional. A organização promove a valorização e o crescimento do mercado digital, fortalecendo a relação entre os diferentes agentes do setor.
A entidade possui a missão de fortalecer e amplificar a voz dos publishers no ecossistema de mídia digital do país, com uma atenção especial aos veículos regionais. Reconhecendo a relevância dos sites e portais locais na comunicação com públicos específicos, busca apoiar e capacitar profissionais de todas as regiões, valorizando a rica diversidade cultural e de interesses do Brasil.
Com foco na inovação, na produção de conteúdo de alta qualidade e no fortalecimento das relações entre publishers e anunciantes, a ANPB trabalha para construir um ecossistema de mídia digital mais inclusivo, representativo e robusto.
Siga o Piauí Negócios nas redes sociais