Colunas & Artigos

Negócios & Turismo

Piauí tem potencial para afroturismo em centenas de comunidades

Grupo de trabalho formado entre Sasc e Setur busca fortalecer segmento

 
 
 
 

Pela primeira vez, o dia 20 de novembro vai ser feriado nacional. O Dia da Consciência Negra desponta como data importante para reconhecer as contribuições da população negra na formação da sociedade brasileira e das necessidades de inclusão dessa parcela que corresponde a 55,5% dos brasileiros.

Dentro da atividade turística, o afroturismo desponta como um dos caminhos para contribuir tanto com a causa, quanto com o crescimento do setor. O afroturismo é uma forma de fortalecer experiências de viagem que evidenciem a história e a cultura negra do Brasil e gerem renda para essa parcela da população.

Equipe da Setur em primeira visita a quilombos

O Piauí começou a formatar ações para o segmento. Já existe um grupo de trabalho que inclui a Secretaria de Estado de Turismo (Setur) e a Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc) que listou centenas de comunidades no estado que têm potencial.

Desponta como primeiro foco de afroturismo no Piauí, o Quilombo Mimbó, em Amarante. A diretora de turismo da Setur, Nayna Alves, destaca que a comunidade já tem um trabalho importante no artesanato, tem atrativos naturais e históricos com roteiro turístico elaborado e eventos com potencial de atrair turistas.

No cenário nacional, a Embratur, desde o início da gestão do presidente Marcelo Freixo, tem colocado o afroturismo em destaque. Ações de promoção internacional, capacitação e incentivo a empreendedores do setor são executadas. A startup Diáspora Black é uma das empresas que são centrais nas políticas da agência de promoção.
 

Siga o Piauí Negócios nas redes sociais

Fonte: Nícolas Barbosa - jornalista, presidente da seccional Piauí da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (Abrajet-PI)

Mais de Colunas & Artigos