Receba
nossas notícias!
WhatsApp

Carreira & Gestão

Programa Piauí Verde

Agência Francesa investirá 48 milhões de euros na Serra da Capivara e em outras reservas naturais do Piauí

Pelo menos oito unidades de conservação do Piaui serão contempladas. Ação visa fortalecimento do turismo sustentável

 
 
A Serra da Capivara foi declarada patrimônio cultural da humanidade (Foto: reprodução/Governo do Piauí)

 A Serra da Capivara foi declarada patrimônio cultural da humanidade (Foto: reprodução/Governo do Piauí)

 
 

A Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) está destinando 48 milhões de euros para implementar o Programa Piauí Verde e Sustentável (PVS), focando em obras de infraestrutura turística e no fortalecimento do turismo de base sustentável nas unidades de conservação (UCs) do estado.

O programa contempla investimentos em pelo menos oito UCs, sendo quatro estaduais — Parque do Rangel, Serra de Santo Antônio, Cânion do Rio Poty e Cachoeira do Urubu — e quatro federais — Apa do Delta do Parnaíba, Serra da Capivara, Sete Cidades e Parque das Nascentes do Rio Parnaíba.

Além das melhorias nas UCs, o PVS também inclui investimentos na política de resíduos sólidos do estado, promovendo um desenvolvimento sustentável que beneficie as comunidades locais.


Leia também

Delta do Parnaíba e Serra da Capivara tiveram espaço de destaque na Abav Expo

Movimento nos aeroportos de Teresina e São Raimundo Nonato cresce; Parnaíba apresenta queda

Área de Proteção Ambiental na Grande Teresina vai proteger atrativos turísticos


No último dia 2 de outubro, a Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) se reuniu com representantes da AFD para alinhar os próximos passos do programa, que busca integrar os esforços do governo estadual e da agência.

Essa é a quarta missão da AFD no Piauí, dedicada ao entendimento e à elaboração do plano de financiamento, envolvendo também a Secretaria do Planejamento (Seplan) e a Secretaria do Turismo (Setur).

A assessora de Planejamento e Gestão da Semarh, Rochelle Martins, destaca que todo o investimento está em fase de avaliação no comitê de crédito nacional da Comissão de Financiamentos Externos (Cofiex), com previsão de início das obras no final de 2025.

Siga o Piauí Negócios nas redes sociais

Fonte: Governo do Piauí

Comentários

Mais de Carreira & Gestão