Colunas & Artigos

Coluna Negócios & Turismo

Área de Proteção Ambiental na Grande Teresina vai proteger atrativos turísticos

Nascentes de riachos de Timon garantem água para balneários

 
 
 
 

No último sábado (21), representantes de diversas instituições públicas das esferas municipal, estadual e federal se reuniram com entidades da sociedade civil e moradores do povoado Água Limpa, em Timon (MA), para o segundo seminário que abordou a criação da Área de Proteção Ambiental das Nascentes (APA).

A cidade maranhense, que fica na Grande Teresina, desenvolve o projeto Caminho das Águas visando fortalecer o turismo em seus balneários. Cinco riachos que abastecem esses empreendimentos devem ter suas nascentes protegidas com a criação da APA. Além disso, o Colaborativo de Observação e Pesquisa de Aves do Sítio Tamboril pretende desenvolver projeto de turismo de base comunitária na região.

Timon tem buscado fortalecer o projeto Caminho das Águas com parcerias. Em 2023, o ministro do Turismo Celso Sabino chegou a conhecer os atrativos in loco. Além da proteção ambiental, há um investimento em formação de mão de obra e infraestrutura de estradas e comunicação. A expectativa é que a proximidade com o aeroporto e a rede de serviços de Teresina contribuam para o sucesso do projeto. No dia 26 de outubro, o terceiro seminário vai ser realizado, dessa vez no Povoado Saco.

Gestores e comunidade envolvidas na criação da APA das Nascentes. Foto: COPA Sítio Tamboril

Siga o Piauí Negócios nas redes sociais

Fonte: Nícolas Barbosa - Nícolas Barbosa - jornalista, presidente da seccional Piauí da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (Abrajet-PI)

Mais de Colunas & Artigos