Colunas & Artigos
Coluna Negócios & Turismo
Área de Proteção Ambiental na Grande Teresina vai proteger atrativos turísticos
Nascentes de riachos de Timon garantem água para balneários
Nícolas Barbosa - Nícolas Barbosa - jornalista, presidente da seccional Piauí da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (Abrajet-PI)
No último sábado (21), representantes de diversas instituições públicas das esferas municipal, estadual e federal se reuniram com entidades da sociedade civil e moradores do povoado Água Limpa, em Timon (MA), para o segundo seminário que abordou a criação da Área de Proteção Ambiental das Nascentes (APA).
A cidade maranhense, que fica na Grande Teresina, desenvolve o projeto Caminho das Águas visando fortalecer o turismo em seus balneários. Cinco riachos que abastecem esses empreendimentos devem ter suas nascentes protegidas com a criação da APA. Além disso, o Colaborativo de Observação e Pesquisa de Aves do Sítio Tamboril pretende desenvolver projeto de turismo de base comunitária na região.
Timon tem buscado fortalecer o projeto Caminho das Águas com parcerias. Em 2023, o ministro do Turismo Celso Sabino chegou a conhecer os atrativos in loco. Além da proteção ambiental, há um investimento em formação de mão de obra e infraestrutura de estradas e comunicação. A expectativa é que a proximidade com o aeroporto e a rede de serviços de Teresina contribuam para o sucesso do projeto. No dia 26 de outubro, o terceiro seminário vai ser realizado, dessa vez no Povoado Saco.
Gestores e comunidade envolvidas na criação da APA das Nascentes. Foto: COPA Sítio Tamboril
Siga o Piauí Negócios nas redes sociais
Fonte: Nícolas Barbosa - Nícolas Barbosa - jornalista, presidente da seccional Piauí da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (Abrajet-PI)