Comércio & Serviços

Isolamento social

Empresários criam tecnologia para permitir reabertura das lojas em Teresina com segurança

Programa “Atende aí” já foi apresentado à Prefeitura da capital

 
 
Fechado há mais de 30 dias, comércio de Teresina amarga fortes prejuízos (Foto: Piauí Negócios)

 Fechado há mais de 30 dias, comércio de Teresina amarga fortes prejuízos (Foto: Piauí Negócios)

 
 

Empresários do grupo Clube de Negócios criaram uma solução tecnológica para permitir a retomada gradual das atividades econômicas de Teresina de forma segura para a sociedade, obedecendo às normas sanitárias para evitar a contaminação pelo novo coronavírus. A novidade já foi apresentada à Prefeitura da capital, que deve se reunir nos próximos dias com os autores e apoiadores do projeto.

Batizada de “Atende aí”, a proposta consiste num sistema online que permitirá ao empresário comprovar o atendimento aos critérios sanitários definidos pelo poder público para receber clientes e controlar a quantidade de pessoas no interior de seu estabelecimento para evitar aglomeração. Os consumidores usarão o celular para ler um QR Code, disponível nos acessos dos estabelecimentos, informando se a empresa está cumprindo as medidas de contenção de acordo com o ramo de atividade. Com o aplicativo, os consumidores poderão ainda agendar a intenção de visita ao estabelecimento, visualizar a lotação do espaço em tempo real, além de receber informações oficiais da Prefeitura.

 

 

Leia também

45% das empresas do Piauí vão fechar, mas há previsão de crescimento já em 2021

Lojistas do Piauí farão entregas em domicílio para reduzir perdas

Cinco passos para empresas saírem da crise, aponta Mário Lacerda, diretor do Sebrae-PI

Caixa oferece crédito às empresas, com carência de até um ano

Indiferente à crise, setor agrícola do Piauí cresce 15% em 2020

 

Alguns detalhes da plataforma

 

 

Após se cadastrar na plataforma e ter acesso à lista de exigências sanitárias para reabertura, as empresas deverão informar o cumprimento dessas medidas por meio de checklists e, caso solicitado, envio da documentação comprobatória.

Os consumidores poderão dar notas positivas e negativas ao atendimento dos critérios sanitários, auxiliando as empresas a construírem uma boa reputação perante a sociedade. Essas informações também poderão orientar a Prefeitura de Teresina na fiscalização dos estabelecimentos.


 

 

O “Atende aí” permitirá ainda que os funcionários das empresas informem, pelo aplicativo/site, seus dados de saúde, para mapear casos suspeitos da Covid19 e indicar quais colaboradores devem realizar testes. O trabalhador deverá informar, por exemplo, se faz parte do grupo de risco (idosos, hipertensos, diabéticos, etc), se possui sintomas suspeitos e quais são, e se teve contato com pessoas diagnosticadas com o vírus. Isso facilitará também ao Município monitorar a saúde dos trabalhadores.

O programa foi ideia do empresário do ramo de TI Luckas Santos e conta com apoio do empresário Paulo Petit e do advogado Manoel Oliveira. Eles integram o Clube de Negócios (CDN), um grupo de empresários piauienses criado há cinco anos para debater e discutir assuntos relacionados à economia local.

“Com essa plataforma eletrônica estamos cumprindo nosso papel de buscar o diálogo e levar alternativas seguras para a reabertura gradual das atividades comerciais.  Fazendo isso de forma planejada e tomando os cuidados necessários para preservar a saúde das pessoas e a sobrevivência dos empregos.”, afirma Luckas. Ele concorda que foi necessária a interrupção das atividades econômicas no Piauí desde a segunda quinzena de março como forma de evitar a propagação da Covid-19 na população, e por isso lembra que é preciso uma reabertura das lojas de forma responsável e segura.

 

 

Segundo os empresários do CDN, a Prefeitura de Teresina se interessou pelo projeto e pediu alguns ajustes. Nos próximos dias, deve haver uma reunião entre representantes do grupo e os membros do Comitê Gestor de Medidas para Enfrentamento da Pandemia Coronavírus-COVID-19 da PMT. Caso adote o projeto, o Município ficará responsável por fornecer a infraestrutura que permitirá a execução do software, sua implantação, divulgação e ainda o monitoramento.

Siga o Piauí Negócios nas redes sociais

Mais de Comércio & Serviços