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Teresina amplia infraestrutura para eventos, mas enfrenta desafios

A cidade possui 189 auditórios com um total de 38 mil assentos diários, mas ainda enfrenta problemas como a ausência de hotéis com grande capacidade

 
 
Evento de empreendedorismo

 Evento de empreendedorismo

 
 

O turismo de negócios e eventos é um dos principais atrativos de Teresina. A capital sedia eventos corporativos, feiras e convenções que impulsionam a economia local. Por esse motivo, o setor desempenha um importante papel na geração de empregos, no aumento da ocupação hoteleira e no fortalecimento do comércio e dos serviços. Nos últimos anos, a infraestrutura da cidade, antes limitada por falta de espaços adequados, tem recebido investimentos para atender à demanda desse segmento.

Recentemente, o Teresina Shopping anunciou a criação do Centro de Eventos João Claudino Fernandes como parte de sua nova campanha "Novos Momentos". O espaço, que contará com 10 mil m², está sendo desenvolvido para sediar celebrações, palestras, feiras e congressos, com salas multiuso e espaços que terão capacidade para até 3 mil pessoas, a depender do formato do evento. O local já está em obras. 

Projeto arquitetônico do Centro de Convenções João Claudino 


Atualmente, a cidade possui uma variedade de locais adequados para a realização de eventos. Segundo dados da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Semdec), Teresina tem 189 auditórios com uma capacidade total de 38.388 assentos diários. Esses espaços estão distribuídos entre meios de hospedagem, como o Metropolitan Hotel e o Gran Hotel Arrey; instituições de ensino, como Universidade Federal do Piauí e UniNovaFapi; e centros de eventos, como o Teresina Hall e o Centro de Convenções de Teresina. Além disso, auditórios em órgãos públicos e outros locais também estão disponíveis. 

Para entender melhor o que tem efetivamente melhorado na infraestrutura de eventos da capital, o Piauí Negócios realizou entrevistas com profissionais do setor. De acordo com o Coordenador da Rede Pense Piauí Turismo, Ehrlich Cordão, a reabertura do Centro de Convenções, em 2022, foi uma das ações que tiveram impacto positivo no setor de eventos de Teresina. Inaugurado oficialmente em 1976 e sob responsabilidade do Governo do Estado, o local havia permanecido fechado por 13 anos para reformas.

Centro de Convenções de Teresina foi reaberto em 2022 

 

“O Centro de Convenções ficou muito tempo fechado. Acredito que após a sua reabertura melhorou muito essa questão da infraestrutura da cidade. Hoje temos vários auditórios bacanas para realizarmos grandes congressos e eventos”, destaca Ehrlich, que já trabalha com a produção de eventos há mais de 30 anos, entre eles o enduro-rally Piocerá.

A lei que implementa o Sistema Estadual do Turismo também é vista com bons olhos pelo produtor de eventos. Sancionada em 2023, a política visa promover e fomentar eventos turísticos e projetos relacionados ao setor. Em janeiro deste ano, foram lançados editais para investimentos de até R$ 120 mil

“Essa lei de incentivo ao turismo é muito importante, pois possibilita às pessoas que trabalham com evento a oportunidade de ter seus projetos incentivados. Isso aumenta ainda mais a demanda de eventos, além de geração de emprego e renda para a nossa cidade. Temos uma vocação de turismo para eventos e isso já está comprovado”, enfatiza. 

Ehrlich Cordão, Coordenador da Rede Pense Piauí Turismo


Profissionalização do mercado impulsiona setor

Jorginho Medeiros, um dos pioneiros nesse setor em Teresina, observa que a infraestrutura tem melhorado ao longo dos anos. Ele conta que, quando começou, em 2004, havia poucos locais adequados para eventos. 

“Os espaços disponíveis em Teresina evoluíram. No passado, muitas pessoas usavam garagens e quintais para eventos improvisados. Hoje, a cidade exige construções adequadas, que ofereçam conforto, segurança e estrutura para os serviços e convidados”, destaca. 
 

Jorginho Medeiros, produtor de eventos


Medeiros possui uma empresa especializada em diversos tipos de eventos sociais e corporativos, a Data Eventos. Para ele, a profissionalização do mercado de trabalho também é um fator positivo para o setor. Hoje, a cidade conta com uma gama mais ampla de produtos e serviços especializados, como segurança, recepcionistas, e equipes de catering com funções distintas, como garçons, copeiras e bartenders.

“Quando comecei nessa área, havia poucos profissionais para eventos. Com o tempo, o mercado foi absorvendo e se adaptando aos produtos e serviços voltados para eventos. Teresina, hoje em dia, possui muitos profissionais nas diversas áreas e segmentos, com uma boa estrutura para realizar qualquer tipo de evento”, diz.


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Retomada do pós-pandemia

O setor de eventos de Teresina vem gradualmente se recuperando após a pandemia da Covid-19. Segundo Jorginho Medeiros, o mercado local ainda está voltando a recuperar o seu fôlego. “O setor está começando a retomar seu ritmo, mas o crescimento é gradual e está condicionado a superar as dificuldades pós-pandemia e as questões econômicas”, reforça.

Carol Uchôa, Diretora Comercial do Uchôa Hotel, confirma essa tendência. Ela explica que, após o auge da pandemia, o centro de eventos inaugurado pelo hotel só começou a registrar demanda a partir de 2022. “Nós finalizamos a obra em 2020, mas ficamos um bom tempo sem conseguir locar o espaço. A demanda realmente começou em 2022. Desde então, já observamos uma melhora significativa nas solicitações para a realização de eventos”, relata.

Uchôa Hotel, localizado na zona leste de Teresina 


O centro de eventos do hotel tem capacidade para até 300 pessoas. “Aqui realizamos desde eventos sociais, como casamentos e aniversários, até palestras, cursos e treinamentos de colaboradores”, complementa Carol.

 

Setor ainda enfrenta desafios

Em relação aos desafios a serem superados pelo setor, Ehrlich Cordão destaca que, apesar dos investimentos em infraestrutura local, como a reforma e reabertura do Centro de Convenções, a cidade ainda enfrenta problemas relacionados à adequação dos espaços e à capacidade de acomodação do público. Ele ressalta que há uma escassez de opções de hospedagem capazes de atender à demanda de grandes eventos e visitantes.

“Um dos problemas que vejo é a falta de hospedagem. Atualmente, Teresina tem no máximo 4 mil leitos. Há algum tempo fiz um evento para a Embrapa, em que vieram 5.800 pessoas. Tivemos que readequar e conseguir novos locais para hospedá-las. Isso dificulta bastante a realização de um evento”, frisa.

 

O coordenador da Rede Pense Piauí Turismo também destaca o valor das passagens aéreas como um desafio para o setor de eventos em Teresina. Ele mencionou que a alta nos preços das passagens impacta diretamente na capacidade de atrair eventos e visitantes para a cidade, o que torna mais difícil para os organizadores justificarem os custos associados.

“Precisamos trabalhar para que seja possível reduzir o valor das passagens áreas, pois esse custo inviabiliza que a gente trabalhe com grandes eventos na cidade. A tarifa hoje para vir para Teresina é um absurdo. É raro encontrarmos uma promoção. Por isso, é preciso que haja incentivos”, finaliza.

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