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Expectativas claras, limites definidos, resultados melhores (parte 1)

 
 
 
 

Cada vez mais me convenço de que boa parte dos problemas nos negócios ocorre por falta de alinhamento de expectativas. Semanas atrás, tratamos aqui sobre a figura do prestador de serviços como um gestor de expectativas do cliente. Extrapolando essa visão, vamos olhar o contexto das nossas empresas e como as pessoas trabalham dentro delas. Processos que não funcionam, ou funcionam mal, acontecem pela falta de definições claras de expectativas e limites.

Na minha vivência da consultoria, é quase cotidiano ouvir as dores de gestores e empresários sobre pessoas que não correspondem à função designada e não entregam o esperado. Por vezes, o problema pode ser resolvido com a substituição do colaborador, mas em muitos casos, o alinhamento das expectativas em relação às funções e entregas, assim como o estabelecimento de limites de autonomia para as tarefas e decisões, resolveriam boa parte dos problemas.

Já mencionamos mais de uma vez que modelar processos não significa apenas desenhar fluxogramas. Tão importante quanto a modelagem é a implementação

As pessoas precisam ter pleno conhecimento não só do escopo da função que exercem, mas também do que é esperado em termos de entrega. Aqui, temos duas nuances: definição de feito e profissionais juniores.


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A definição de "feito" é um conceito advindo do Scrum, que preconiza que não devem restar dúvidas sobre o teor da entrega de uma tarefa quando ela é solicitada. Por exemplo: “Luís, faça o relatório de vendas da semana.” Como é a primeira vez que Luís vai fazer essa tarefa, a definição de "feito" me ajuda a demandar desta forma: “Luís, faça o relatório de vendas da semana. Recorte os principais gráficos de forma legível e cole-os no PowerPoint no modelo padrão da empresa. Não selecione mais de seis resultados para que a reunião seja objetiva. Reserve o último slide para sugestões de ações a partir dos resultados. Envie-me por e-mail em PDF um dia antes da reunião para que eu possa validar o material.”

Não deixe dúvidas sobre suas expectativas de entrega ao demandar uma tarefa.

Sobre o aspecto da contratação de profissionais juniores e o atendimento de expectativas em relação às funções, especialmente no cenário atual em que a geração Z está entrando no mercado de trabalho, trataremos na próxima coluna.

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Fonte: Luis Henrique dos Santos - CEO da PRO Consultoria & Gestão e engenheiro de produção

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