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Luis Henrique dos Santos - CEO da PRO Consultoria & Gestão e engenheiro de produção
Cada vez mais me convenço de que boa parte dos problemas nos negócios ocorre por falta de alinhamento de expectativas. Semanas atrás, tratamos aqui sobre a figura do prestador de serviços como um gestor de expectativas do cliente. Extrapolando essa visão, vamos olhar o contexto das nossas empresas e como as pessoas trabalham dentro delas. Processos que não funcionam, ou funcionam mal, acontecem pela falta de definições claras de expectativas e limites.
Na minha vivência da consultoria, é quase cotidiano ouvir as dores de gestores e empresários sobre pessoas que não correspondem à função designada e não entregam o esperado. Por vezes, o problema pode ser resolvido com a substituição do colaborador, mas em muitos casos, o alinhamento das expectativas em relação às funções e entregas, assim como o estabelecimento de limites de autonomia para as tarefas e decisões, resolveriam boa parte dos problemas.
Já mencionamos mais de uma vez que modelar processos não significa apenas desenhar fluxogramas. Tão importante quanto a modelagem é a implementação.
As pessoas precisam ter pleno conhecimento não só do escopo da função que exercem, mas também do que é esperado em termos de entrega. Aqui, temos duas nuances: definição de feito e profissionais juniores.
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A definição de "feito" é um conceito advindo do Scrum, que preconiza que não devem restar dúvidas sobre o teor da entrega de uma tarefa quando ela é solicitada. Por exemplo: “Luís, faça o relatório de vendas da semana.” Como é a primeira vez que Luís vai fazer essa tarefa, a definição de "feito" me ajuda a demandar desta forma: “Luís, faça o relatório de vendas da semana. Recorte os principais gráficos de forma legível e cole-os no PowerPoint no modelo padrão da empresa. Não selecione mais de seis resultados para que a reunião seja objetiva. Reserve o último slide para sugestões de ações a partir dos resultados. Envie-me por e-mail em PDF um dia antes da reunião para que eu possa validar o material.”
Não deixe dúvidas sobre suas expectativas de entrega ao demandar uma tarefa.
Sobre o aspecto da contratação de profissionais juniores e o atendimento de expectativas em relação às funções, especialmente no cenário atual em que a geração Z está entrando no mercado de trabalho, trataremos na próxima coluna.
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Fonte: Luis Henrique dos Santos - CEO da PRO Consultoria & Gestão e engenheiro de produção