Carreira & Gestão
reconhecimento
Adaptável ao mercado, Shopping Rio Poty ganha prêmio na categoria multiuso
Prédio residencial dentro do shopping levou o prêmio e reforçou característica flexível do centro de compras
Robert Pedrosa - redacao@pinegocios.com.br
Com uma política de adaptar-se ao mercado e com característica multiuso, o Shopping Rio Poty, em Teresina, foi o vencedor do Prêmio CLICC 2024, na categoria Arquitetura e subcategoria Usos Mistos. Iniciativa da Câmara Latino-Americana de Shopping Centers (CLICC), o troféu reconhece os melhores projetos de shopping da América Latina.
O projeto premiado foi o La Reserve, um condomínio de alto padrão integrado ao shopping e com obras já iniciadas. Ele reforça o modelo de multiuso do Shopping Rio Poty, que reúne em um mesmo espaço empreendimentos residenciais e comerciais.

Essa característica de multiuso tem levado o shopping a mudar sua estrutura de acordo com a economia e comportamento do consumidor. Foi isso que permitiu, por exemplo, o shopping a ampliar o espaço gourmet e instalar um supermercado no térreo, realocando as vagas de estacionamento existentes no espaço para dar lugar a novos empreendimentos.
"O shopping vai se adequando ao mercado, ao consumidor", afirma o superintendente do shopping, Marcelo Oliveira. Com 30 anos de experiência no mercado, Oliveira observa que, apesar da quantidade de vagas para veículos não ser um problema no centro de compras, o uso de aplicativos de mobilidade urbana, como 99 e Uber, reduziu o número de clientes que chegam ao shopping de carro.
“Algumas pessoas estão deixando o carro na garagem, às vezes até abrindo mão do carro e usando aplicativos. Ora, se você tem menos demanda para estacionamento, você pode fazer outra coisa com aquela área”, destaca Oliveira.
.jpg)
O espaço gourmet hoje tem cinco restaurantes no térreo. Inaugurando recentemente, o Camarada Camarão ocupou algumas vagas no estacionamento, mas sem causar transtornos ao público. Mesmo que haja demanda, há espaços suficientes para os carros nos outros andares do Rio Poty. Ao todo, são 2.140 vagas.
Além da flexibilização dos espaços, o Shopping Rio Poty também tem investido em eventos, uma maneira de atrair visitantes e turbinar as vendas dos lojistas. "Os eventos atraem público para o shopping, aumentando cerca de 20% as vendas", explicou Oliveira. No início do ano, por exemplo, o shopping trouxe a exposição imersiva de Van Gogh, que atraiu quase 40 mil visitantes em 45 dias. Ao longo do ano, tem sido realizado outros eventos. "O evento traz fluxo adicional e melhora a experiência do cliente que já está no shopping", destacou.

A entrega do Prêmio CLICC 2024 do ocorreu no final de junho de 2024, em São Paulo, durante a Exposhopping, promovida pela Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce). Cerca de 400 projetos de shoppings da América Latina se inscreveram na disputa.
Siga o Piauí Negócios nas redes sociais
Tags
Mais de Carreira & Gestão
Mulheres empreendedoras
Comentários