Carreira & Gestão

levantamento

Great Place to Work elege as 5 melhores empresas para trabalhar no Piauí

Pesquisa aponta que sucesso das empresas está relacionado ao índice de rotatividade

 
 
Pesquisa é dividida em duas etapas (Imagem: fotomontagem com mapa do IBGE e logomarca da GPTW)

 Pesquisa é dividida em duas etapas (Imagem: fotomontagem com mapa do IBGE e logomarca da GPTW)

 
 

O Great Place to Work divulgou os resultados da 10ª edição do Ranking Melhores Empresas do Piauí, que contou com 15 inscritas e 2.613 funcionários. A GPTW é uma empresa global de pesquisa, consultoria e capacitação, cuja missão é "construir uma sociedade melhor, transformando cada organização em um Great Place to Work for All".

Na 10ª edição do ranking do Piauí, cinco empresas foram premiadas: quatro de pequeno porte (Fib Lab Vision, Ótima Distribuidora, Grande Moinho Cearense e ADTR Informática), e uma de médio porte (Norsa). Para concorrer, era necessário que as empresas tivessem no mínimo 30 colaboradores e CNPJ registrado no Estado do Piauí.

 

A pesquisa foi realizada em duas etapas: a quantitativa, na qual os colaboradores da empresa passam por uma entrevista e precisam alcançar  o resultado superior a 70% ; e a de Pilares For All, na qual, uma vez alcançadas as condições da primeira etapa, a empresa passa para a fase de avaliação onde respondem um questionário das práticas culturais no local e recebe uma nota final.

Um dos principais dados revelados pela pesquisa para o sucesso dessas empresas diz respeito ao turnover, que está relacionado a rotatividade de colaboradores (quando ocorre o desligamento de alguns funcionários e entrada de outros para substituí-los). No Piauí, em 2024, esse dado chegou a 1% nas empresas, o que indica uma alta satisfação e retenção dos colaboradores, sugerindo que as empresas locais estão implementando práticas de gestão de pessoas e ambientes que promovem a satisfação dos seus funcionários.

 

Um dos motivos para essa satisfação é o dado de que 60% das Melhores Empresas do estado oferecem benefícios como bolsas de estudo para graduação ou pós-graduação, e 20% delas têm uma universidade corporativa. A aplicação de mentorias dentro da empresa também é um fator destacado, com 40% implementando programas para fomentar o compartilhamento de conhecimento e experiência entre profissionais mais experientes e novos talentos.

 

Outro dado relevante é que 75% dos funcionários recebem mais de 3 feedbacks por ano de seus líderes. Além disso, o estudo revelou que 42% revelaram estarem em um ambiente com grandes chances de oportunidades de crescimento, o que são os fatores que mais contribuem para a alta confiança dos funcionários nas melhores empresas do Piauí.

 

 


Leia também

Piauí tem quinto menor índice de empresas em recuperação judicial do Brasil

Empresa piauiense conquista segundo lugar em prêmio nacional de sustentabilidade

Cresce no Piauí volume de transações por empresas que fazem compras conjuntas


O que é a GPTW

Presente em mais de 170 países e com mais de 18 mil clientes, a Great Place to Work é reconhecida como a única empresa global de pesquisa, consultoria e capacitação que estimula as organizações a identificar, criar e manter excelentes ambientes de trabalho através do desenvolvimento de culturas de alta confiança. Sua missão é "construir uma sociedade melhor, transformando cada organização em um Great Place to Work for All".

 

(Texto elaborado por Mateus Rocha - colaboração para o Piauí Negócios)

Siga o Piauí Negócios nas redes sociais

Mais de Carreira & Gestão