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Eu sei quando você decidiu comprar um Iphone

 
 
 
 

Um dos assuntos mais comentados nos últimos dias foi o lançamento das inovações e tecnologias de IA pela Apple. Todas as funcionalidades apresentadas não apenas integram a chamada "corrida da IA", mas também sustentam uma estratégia comercial robusta para impulsionar as vendas das linhas de produtos mais recentes, bem como dos que serão lançados no segundo semestre deste ano. No entanto, esses temas serão explorados em colunas futuras. Hoje, gostaria de abordar um aspecto comum e relevante que engloba não só essa marca, mas também outras no geral.

Eu ainda me lembro do dia em que fui à loja adquirir aquele lindo celular com estrutura de vidro, design sofisticado e sistema operacional com os ícones vintage. Era um iPhone 4, o melhor da época. Estava cegamente convencido de que aquela era a melhor aquisição que poderia fazer naquele período. Os celulares da Nokia, nem de longe chegavam perto do que aquela maravilha oferecia, sem falar que eu poderia enfim ter acesso ao Instagram (na época o aplicativo estava disponível apenas para iOS). O fato é que eu decidi comprar não apenas um celular, mas a construção de um conjunto de subjetividades e a possibilidade, inclusive, de ser bem-visto nos meus círculos sociais e no ambiente de trabalho. Todo esse conjunto não estava contido unicamente no celular, mas sim na marca.


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A construção da marca, o branding, tem se tornado um imperativo para quem deseja posicionar seu negócio, independentemente do tamanho e do segmento. Nesse universo, ainda existe a constatação da efetividade da associação do branding do fundador ou CEO ao branding da marca. Confesso que nesse ponto ainda preciso aprender e colocar muita coisa em prática.

Ainda sobre a aquisição de celulares ou outros produtos, estudos nos mostram que temos contato mínimo de sete vezes com a marca antes da primeira aquisição. Entendemos "contato" como: post, reel, presença em evento, palestra, interação por meio de outro usuário, etc. Uma ressalva: sete contatos não significam sete canais/mídias diferentes, uma vez que a repetição por meio do mesmo canal ou mídia já conta.

A decisão de compra é sempre feita com a possibilidade do atendimento de expectativas (sejam elas o celular mais rápido ou a satisfação pessoal de uma selfie no espelho apresentando seu aparelho de três câmeras e borda reta). A expectativa só é gerada com contato. Seu negócio tem possibilitado os sete contatos mínimos da sua marca com o cliente?

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Fonte: Luis Henrique dos Santos - CEO da PRO Consultoria & Gestão e engenheiro de produção

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