Comércio & Serviços

Gastronomia

Festival da Cajuína 2024 começa nesta quinta-feira; confira a programação

Evento gratuito sobre a bebida típica do Piauí terá palestras, cursos, feiras e shows

 
 
Bebida completou 10 anos como patrimônio cultural do Brasil (Fotos: divulgação)

 Bebida completou 10 anos como patrimônio cultural do Brasil (Fotos: divulgação)

 
 

Começa nesta quinta-feira, 6, e vai até sábado, 6, Festival da Cajuína 2024, evento que vai reunir produtores, especialistas e entusiastas da cajuína no Riverside Shopping, em Teresina. A programação está terá oficinas, palestras, shows e uma feira de comercialização da cajuína e de produtos afins.

As palestras, que abordarão temas variados relacionados à produção e ao consumo da cajuína, ocorrerão no Auditório do Cesvale. Os interessados devem se inscrever diretamente na portaria do auditório ao chegar no evento. Já as oficinas de culinária, que acontecerão na feira, também serão abertas ao público. Para participar, basta estar atento aos horários e chegar a tempo para garantir uma vaga.

O evento terá ainda o Fórum Nacional da Cajuína, iniciativa que contará com a presença dos principais agentes da salvaguarda da cajuína, para discutir o Plano de Salvaguarda dessa bebida registrada como patrimônio cultural do Brasil.

Piauí tem 2º maior área de plantação de caju do país, diz IBGE

 

Para homenagear grandes personalidades que se destacaram por suas contribuições significativas para o desenvolvimento e valorização da cajuína no estado, o Festival realizará a entrega da Medalha do Mérito Cajuína. Serão 20 homenageados nesse momento importante de reconhecimento em prol desse patrimônio.

Confira abaixo a programação completa:

Oficinas de Culinária – Estande Cajuespi

Quinta (dia 6)

- 11:00 - Salgados com Caju – Chef Verônica Lima

- 12:00 - Doces com Caju – Chef Verônica Lima

- 16:00 - Comida com Caju – Marlucia Lima

- 17:00 - Drinks com Cajuína – Bar in the Box

Sexta (dia 7)

- 11:00 - Salgados com Caju – Chef Verônica Lima

- 12:00 - Doces com Caju – Chef Verônica Lima

- 16:00 - Comida com Caju – Marlucia Lima

- 17:00 - Drinks com Caju – Nanda Drinks

Sábado (dia 8)

- 11:00 - Industrialização da Castanha do Caju – Lenildo Lima

- 11:30 - O Caju na Gastronomia – Chef Larissa Batista

- 16:00 - Salgados com Caju – Maricelia Silva

- 17:00 - Doces com Caju – Maricelia Silva

 

Shows e palestras 

 

 

 

 

 

Siga o Piauí Negócios nas redes sociais

Mais de Comércio & Serviços