Indústria
Campus Party Piauí
Estudantes criam capacete inteligente que aumenta segurança no canteiro de obras
Tecnologia emite aviso sonoro quando trabalhador está sem o equipamento de proteção individual
Robert Pedrosa - redacao@pinegocios.com.br
Estudantes do curso de Desenvolvimento de Sistemas do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) do Piauí desenvolveram uma tecnologia inovadora voltada para a segurança na construção civil. Luís Enrique, Lucas Gabriel e Mariana Vieira criaram um capacete inteligente para ajudar as empresas no monitoramento do uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) nos canteiros de obras.
O capacete é equipado com um circuito de sensores e emissores de sons. Esse sistema é capaz de registrar e enviar atualizações sobre o uso do capacete, informando, por exemplo, qual funcionário retirou o equipamento e em que momento isso ocorreu. “Dessa forma, é possível assegurar que a integridade física dos trabalhadores esteja sendo continuamente monitorada”, diz Luís Enrique.

O projeto dos alunos está sendo exposto no Espaço S, hub do Senai/Sesi e Sebrae, durante o Campus Party Weekendo Piauí, que está sendo realizado no Centro de Convenções de Teresina. Ele nasceu após para resolver um problema de empresa da Paraíba, que procurou o Senai em busca de uma solução.
A solução foi desenvolvida após um ano e meio de pesquisas. Segundo Lucas Gabriel, uma das vantagens é que a tecnologia pode ser usada no capacete padrão usado em canteiro de obras, dispensando assim a necessidade da construtora comprar novos capacetes.

Importância dos EPIs
O capacete e de outros EPIs são essenciais para proteger os trabalhadores de acidentes que podem causar sérios ferimentos ou até mesmo serem fatais. No ambiente da construção civil, onde os riscos são elevados, a utilização correta dos EPIs é fundamental para a segurança e saúde dos profissionais.
Siga o Piauí Negócios nas redes sociais
Comentários