Startups
Inovação
Google fecha parceria com startup nordestina
Em parceria com o Google, a Trakto lançou uma plataforma que auxilia empresas a desenvolver peças publicitárias em escala
Redação - redacao@pinegocios.com.br
A fim de simplificar e agilizar a criação de peças publicitárias usando inteligência artificial (IA), o Google anunciou, no último dia 4 de abril, uma parceria com a Trakto, uma startup de design nordestina. A nova solução, denominada Trakto.Studio, consegue criar e multiplicar, em apenas segundos, os conteúdos utilizados em anúncios digitais. Isso torna o processo criativo mais escalável e efetivo.
A Trakto.Studio utiliza soluções de IA generativa do Google Cloud, a plataforma Vertex AI, que permite acesso ao modelo de linguagem avançado do Google, o Gemini, para absorver as informações de linguagem e identidade visual de cada marca e, assim, permitir a criação de peças estáticas e vídeos de forma automática e escalável.
"Essa parceria com o Google, que é referência em tecnologia, é fundamental para que possamos continuar transformando a maneira como empresas e empreendedores criam campanhas de marketing de forma inovadora", diz Paulo Tenório, fundador e CEO da Trakto.
A nova plataforma está sendo disponibilizada aos poucos para anunciantes do Google, de diferentes segmentos e portes em toda a América Latina. Até o momento, dezenas de empresas já estão utilizando a solução e, nos próximos meses, ela será disponibilizada a um grupo maior gradativamente.
A solução ajuda ainda anunciantes brasileiros a aprimorarem suas campanhas de publicidade, em especial as do tipo PerformanceMax, que usam a IA para orquestrar campanhas em todas as plataformas do Google, incluindo YouTube, Display, Busca, Discover, Gmail e Google Maps.
Para entregar os melhores resultados, as campanhas feitas usando PMax precisam ser alimentadas com múltiplos criativos para que a IA possa apresentar o anúncio certo para o consumidor certo no contexto mais adequado.
“Com a parceria com a Trakto, estamos oferecendo aos nossos clientes escalar a produção de peças publicitárias de forma ágil e versátil para explorar ao máximo nossas plataformas de publicidade, maximizando resultados de negócio com a ajuda da IA generativa”, afirma Gustavo Souza, diretor-geral de produtos de publicidade e soluções para clientes do Google Brasil.
Como a solução funciona?
Em geral, ao rodar uma campanha publicitária, o anunciante depende da criação e ajuste das peças publicitárias para cada formato de anúncio. Dependendo da quantidade de campanhas digitais rodando ao mesmo tempo e do número de produtos, o anunciante precisa gastar tempo e dinheiro até ter todas as opções à mão.
Com a nova plataforma da Trakto, o processo é automatizado e os anunciantes podem investir seu tempo no desenvolvimento da estratégia da campanha e executá-la com mais criatividade e eficiência.
Leia também
Startup cria projeto de capacitação gratuita para vendedores do Piauí
Tecnologia de startup do Piauí revoluciona regularização fundiária de imóveis do Estado
De origem humilde, jovem cria startup em Picos e acumula patrimônio milionário
A Trakto.Studio permite que, com apenas um clique e em cerca de 10 segundos, uma planilha com mil produtos seja transformada em anúncios personalizáveis de acordo com os objetivos de cada cliente – tanto para anúncios estáticos quanto para vídeos. Além disso, a plataforma conta com a integração com o Google Ads e o Google Merchant Center, possibilitando que as peças geradas sejam direcionadas diretamente para a biblioteca de recursos de cada anunciante e sejam utilizadas para desenvolver anúncios de produtos específicos.
“Unimos forças com a Trakto justamente para sanar uma das principais dores do mercado de publicidade. Segundo nossos dados internos do Google, 98% dos grandes anunciantes no Brasil ainda não usam múltiplos formatos em suas campanhas, ou seja, não estão aproveitando todo o alcance que a publicidade tem a oferecer”, afirma Newton Neto, diretor de parcerias do Google para a América Latina.
Trakto tem ampla atuação no mercado de inovação
Fundada há 10 anos em Alagoas, Maceió, a Trakto vem transformando a maneira como empresas criam materiais de campanhas de marketing de forma inovadora. A startup oferece aos empreendedores digitais várias ferramentas para seus negócios, como apresentações, propostas comerciais, contratos, e-books, posts para redes sociais, entre outros serviços.
A startup desenvolveu diversas soluções, como a Trakto Desgin e a Trakto Empresas, além de promover eventos voltados à área, como o Trakto Show, no qual o Piauí Negócios foi um dos convidados para cobrir o evento, em 2022.
Participante da primeira turma do programa de residência do Google for Startups, em 2016, a Trakto também foi escolhida pelo Black Founders Fund, fundo de investimento para startups fundadas e/ou lideradas por pessoas negras, em 2021, com o objetivo de ampliar a diversidade racial no ecossistema de startups e alavancar negócios com alto potencial de crescimento. Atualmente, o portfólio da Trakto conta com quase 1 milhão de usuários localizados no Brasil, México, Colômbia, Argentina, Uruguai e Peru.
Siga o Piauí Negócios nas redes sociais