https://sentuhandukcapil.tebingtinggikota.go.id/qris/https://sentuhandukcapil.tebingtinggikota.go.id/pulsa/https://sentuhandukcapil.tebingtinggikota.go.id/gacor/https://sentuhandukcapil.tebingtinggikota.go.id/dana/https://www.dailyjanakantha.com/multimedia/css/https://www.dailyjanakantha.com/multimedia/console/https://www.dailyjanakantha.com/multimedia/category/https://www.dailyjanakantha.com/multimedia/json/https://www.dailyjanakantha.com/multimedia/vendor/https://organik.tebingtinggikota.go.id/produk/ks/https://dpmptsp.pulangpisaukab.go.id/berita/gm/https://organik.tebingtinggikota.go.id/produk/luar/https://organik.tebingtinggikota.go.id/pulsa/https://sentuhandukcapil.tebingtinggikota.go.id/luar/https://sso.umk.ac.id/public/jsonn/https://www.inovadoor.com.br/https://sso.umk.ac.id/public/spaces/https://sso.umk.ac.id/public/posts/https://sso.umk.ac.id/public/document/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/toto-slot/https://mawapres.iainptk.ac.id/wp-content/apps/https://sso.umk.ac.id/public/plugin/https://sso.umk.ac.id/public/amp/https://159.203.61.47/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/config/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/jpg/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/tmb/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/kmb/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/amp/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/restore/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/vendor/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/file/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/vps-root/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/files/https://sso.umk.ac.id/public/analog/https://sso.umk.ac.id/public/etc/https://sso.umk.ac.id/public/bulk/https://138.197.28.154/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/json/https://dema.iainptk.ac.id/scholar/https://wonosari.bondowosokab.go.id/wp-content/upgrade/https://untagsmg.ac.id/draft/https://sso.umk.ac.id/public/web/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/data/https://sso.umk.ac.id/public/right/https://sso.umk.ac.id/public/assets/https://dpmptsp.pulangpisaukab.go.id/themess/https://dpmptsp.pulangpisaukab.go.id/wp-content/luar/https://sso.umk.ac.id/public/tmp/https://sso.umk.ac.id/public/font/https://dema.iainptk.ac.id/assets/https://dema.iainptk.ac.id/root/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/assets/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/nc_plugin/https://gem.araneo.co.id/https://mawapres.iainptk.ac.id/mp/https://152.42.212.40/https://mawapres.iainptk.ac.id/wp-content/nc_plugin/https://mawapres.iainptk.ac.id/wp-content/pages/https://admpublik.fisip.ulm.ac.id/wp-content/luar/https://env.itb.ac.id/wp-content/pul/https://env.itb.ac.id/wp-content/luar/https://env.itb.ac.id/vendor/https://sikerja.bondowosokab.go.id/font/https://pmb.kspsb.id/gemilang77/https://pmb.kspsb.id/merpati77/https://disporpar.pringsewukab.go.id/wp-content/filess/https://pmnaker.singkawangkota.go.id/filess/https://triathlonshopusa.com/https://websitenuri77.blog.fc2.com/

Comércio & Serviços

Empreendedorismo

Motoristas teresinenses criam Ciclone, novo aplicativo de corridas

Plataforma já conta com mais de 200 motoristas e 3 mil passageiros registrados

 
 
O aplicativo entrou em operação em 2 de junho de 2023 (Foto: Piauí Negócios)

 O aplicativo entrou em operação em 2 de junho de 2023 (Foto: Piauí Negócios)

 
 

Cinco motoristas teresinenses resolveram inovar a sua forma de trabalho e desenvolveram um aplicativo de corridas. Denominada ‘Ciclone’ em referência ao movimento e agilidade, a plataforma independente é uma alternativa aos aplicativos nacionais, como Uber e 99. 

Segundo Adilson Carvalho, um dos empreendedores por trás do projeto, a ideia surgiu da necessidade de oferecer preços mais acessíveis aos passageiros e valorizar o ganho dos motoristas.

"Nossa proposta é um aplicativo que ofereça um ganho justo ao motorista, sem explorar o passageiro. Os outros apps cobram preços altíssimos para os passageiros e muitas vezes repassam um preço baixo para o motorista. Enquanto outros aplicativos tiram até 40% da corrida, nós configuramos o Ciclone com preços mais acessíveis ao passageiro e valorizando o ganho do motorista”, explica Adilson, que trabalha como motorista de aplicativo há cinco anos.

Os cinco sócios dividem as despesas e irão dividir os lucros igualmente (Foto: arquivo pessoal)

 

A ideia inicial veio de um convite de um colega. Em janeiro de 2023, Adilson, o colega e mais três motoristas compraram uma plataforma de aplicativo de corrida da Machine Tecnologica, uma empresa de São Paulo voltada para o desenvolvimento de softwares. “Nós começamos o processo de legalizar a empresa, abrimos o nosso CNPJ e patenteamos a marca", destaca. 

O aplicativo entrou em operação no dia 12 de junho de 2023 e, desde que começou, já atraiu 271 motoristas e mais de 3 mil passageiros registrados. O grupo de empreendedores divulga o aplicativo por meio de panfletagem nos postos de gasolina, nos pontos de lavagem de carros e em grupos de WhatsApp. 

“Nossa divulgação é boca a boca, ainda não temos como investir em marketing nas grandes mídias. Convidamos os colegas motoristas e nossos passageiros a baixarem o aplicativo e, aos poucos, temos ganhado mais adeptos”, diz Adilson Carvalho. 


Leia também

Empresa de mobilidade urbana de Parnaíba avalia atender no exterior

Conheça seis startups do Piauí que conquistaram o mercado nacional


Ao contrário de outros aplicativos de transporte, onde os preços podem variar de forma dinâmica, o Ciclone adota uma política de preços fixos por quilômetro percorrido. Isso garante mais previsibilidade aos usuários, uma vez que evita as flutuações repentinas nos preços. "No Ciclone, o preço das corridas não muda repentinamente, diferente de outras. Aqui, os motoristas também ganham mais, pois no máximo 15% é descontado das corridas, enquanto em outras o desconto pode chegar a 40%", comenta. 

Embora ainda não gere lucro, o aplicativo cobre as despesas mensais e visa uma divisão igualitária de lucros entre os sócios. O desafio atual é atrair mais motoristas para a plataforma.

“Os motoristas reclamam muito da exploração das plataformas internacionais, mas muitos não confiam no aplicativo local e não veem credibilidade na plataforma por ainda ser pequena. Nós buscamos convencer, não queremos competir com as grandes, mas garantir que tenhamos um aplicativo com taxas melhores”, aponta. 

Ciclone já tem mais de 200 motoristas parceiros


A criação de aplicativos de corrida tem se mostrado uma tendência em vários locais do Brasil: em Parnaíba, foi desenvolvido o aplicativo Ubiz Car, que hoje atua em diversos pontos do país. Em Belo Horizonte, motoristas desenvolveram a ‘7Move’ e em São Paulo, foi criado o Lady Driver, plataforma específica para motoristas e passageiras mulheres que hoje está presente em mais de 200 cidades. Assim como estes, diversos outros aplicativos foram desenvolvidos nos últimos anos. 


O  ‘Ciclone’ é seguro?

Quando nos deparamos com novas plataformas, é comum que pensemos na nossa segurança ao utilizarmos o aplicativo. Sobre o assunto, Adilson Carvalho mencionou que estão seguindo critérios semelhantes aos das grandes plataformas, como verificar antecedentes criminais e documentos dos motoristas. No entanto, ainda não oferecem opções como acionar a polícia diretamente pelo aplicativo, mas incentivam os passageiros a compartilhar informações sobre suas corridas para garantir sua segurança.

Aplicaitvo pode ser baixado no Google Store e na Apple Store 

 

Para o grupo de empreendedores teresinenses, o Ciclone será uma forma de garantir a renda extra de diversos motoristas que se dedicam exclusivamente a corridas por aplicativo. “Nosso ganha-pão são as corridas. Vivo disso há anos e, antes de ser motorista de aplicativo, era motorista de ônibus. Então, nosso objetivo é ser uma plataforma que vai ser benéfica tanto para os motoristas quanto para os passageiros”, conclui Adilson. 

O aplicativo pode ser baixado na Google Store e na Apple Store. Aos motoristas, o dowloand deve ser feito neste link.

Siga o Piauí Negócios nas redes sociais

Mais de Comércio & Serviços