Startups

Em Teresina

Instituto Federal do Piauí terá Polo de Inovação

Espaço terá pesquisas que atendem demandas empresariais, fazendo ligação entre academia e mercado de trabalho

 
 
Projeto do Polo de Inovação do Instituto Federal do Piauí (Fotos: reprodução/Ifpi)

 Projeto do Polo de Inovação do Instituto Federal do Piauí (Fotos: reprodução/Ifpi)

 
 

Teresina terá um Polo de Inovação do Instituto Federal do Piauí (Ifpi). A sede, localizada onde funcionou o Ministério Público do Trabalho, no Centro da capital, é uma doação do Serviço de Patrimônio da União (SPU) e a previsão é que sua reestruturação inicie até julho deste ano. O investimento estimado com a reestruturação e ampliação é estimado em R$ 15,3 milhões.

Atualmente existem 14 polos de inovação no Brasil, cuja implantação foi iniciada pelos institutos federais no ano de 2015. O foco de cada polo de inovação é determinado pelo potencial econômico da região e pela capacidade de gestão da inovação nos institutos. “Esses polos são voltados ao desenvolvimento de pesquisas avançadas que atendem demandas reais do setor produtivo, construindo uma ponte entre a academia e o mercado de trabalho”, observa o coordenador do polo do Ifpi, o professor doutor Gilvan Moreira.

 

Assim, a atuação de um polo de inovação é voltada ao atendimento das demandas das indústrias e empresas (pequenas, médias e grandes) por pesquisa, desenvolvimento e inovação e à formação profissional para os setores de base tecnológica, conforme a Portaria n° 1.291, de 30 de dezembro de 2013, do Ministério da Educação (MEC). “Vinculada à reitoria, o Polo de Inovação configura-se como um agente indutor das políticas de inovação do IFPI, implementando ações voltadas para o fomento da cultura da inovação dentro da instituição”, observa o professor.

O projeto arquitetônico do Polo de Inovação do Ifpi foi apresentado neste mês a pró-reitores e pesquisadores da instituição e aos membros do Centro das Indústrias do Estado do Piauí (CIEPI), parceiro do Ifpi. “A estrutura doada será reestruturada e, no mesmo terreno, queremos construir um espaço moderno, um verdadeiro ambiente de inovação com salas de aula, coworking e auditório. Estamos aguardando um edital do Ministério da Educação (MEC) que deve sair até maio”, adianta o coordenador.

 

Siga o Piauí Negócios nas redes sociais

Mais de Startups