Comércio & Serviços

Pesquisa

Piauí ultrapassa nove estados como destino turístico desejado

Estado ficou na frente de Goiás, Amazonas e Distrito Federal como lugar que será visitado até dezembro de 2024

 
 
Barra Grande, no litoral do Piauí (Foto: Governo do Piauí)

 Barra Grande, no litoral do Piauí (Foto: Governo do Piauí)

 
 

O estado do Piauí aparece na lista divulgada pelo Ministério do Turismo, através da Pesquisa Tendências de Turismo - Comportamento da População Brasileira, como um dos destinos mais citados para receber turistas nos próximos 12 meses.

Com 3% das preferências, o Piauí obteve o mesmo percentual de Sergipe, Rio Grande do Norte e Paraíba e é mais citado do que, nesta ordem, Amazonas, Espírito Santo, Pará, Mato Grosso, Goiás, Mato Grosso do Sul, Distrito Federal, Tocantins e Acre (veja gráfico mais abaixo).

Os três estados mais cogitados para visita nos próximos 12 meses, para passar férias, são São Paulo, com 19%, seguido de Rio de Janeiro e Bahia, ambos com 12%.

Reprodução/Ministério do Turismo

 

A Pesquisa Tendências do Turismo foi realizada entre 07 e 11 de dezembro de 2023, pelo Instituto de Pesquisa em Reputação e Imagem (IPRI), e contou com 2.029 entrevistas domiciliares com cidadãos com idade a partir de 16 anos, nas 27 Unidades da Federação (UFs).

Ela revelou também que a Região Nordeste é o destino mais cogitado pelos brasileiros para viajar nos próximos 12 meses. E, junto com a Região Sudeste, é o destino preferido para as férias de verão dos brasileiros que irão viajar pelo Brasil até o mês de março. Belezas naturais, especialmente sol e praia; preço baixo e a possibilidade de reencontrar familiares e amigos são os principais fatores que os brasileiros consideram na hora de escolher um destino turístico.


Leia também

Piauí volta a participar de Congresso Nacional de Jornalistas de Turismo

Turismo do Piauí cresce 7,6% em setembro e fatura R$ 50 milhões

Turismo rural de Teresina se expande e terá novos empreendimentos


Potencial econômico - O turismo é hoje a terceira atividade mais importante para a economia brasileira, se igualando à indústria e agropecuária, e superada pela tecnologia e comércio. A pesquisa mostra que o setor do turismo é percebido como importante em todos os atributos testados: geração de emprego e renda (88%), economia do país (88%) e desenvolvimento regional (84%).

Clique aqui e acesse a pesquisa

Siga o Piauí Negócios nas redes sociais

Mais de Comércio & Serviços