Carreira & Gestão

Parnaíba

II Fortics cumpre seu papel ao resgatar discussão sobre inovação, ciência e empreendedorismo

Fórum trouxe à tona a importância de políticas públicas para incentivar inovação em negócios e instituições de ensino no Piauí

 
 
Evento foi realizado no auditório da UFDPar

 Evento foi realizado no auditório da UFDPar

 
 

O II Fórum de Tecnologia, Inovação e Ciências do Piauí (Fortics), realizado na ultima sexta-feira (29), em Parnaíba, conseguiu cumprir o seu papel: resgatou a discussão sobre a importância de criação de políticas públicas que incentivem a inovação, a ciência e a tecnologia envolvendo empresas, academia e poder público. A avaliação consensual no final do evento foi que esse incentivo é a forma mais rápida de desenvolver não somente Parnaíba, mas todo o Piauí.

“Nós saímos dessa segunda edição bem satisfeitos pela troca de experiências e vivências com casos reais já em execução, seja no estado do Piauí, seja nos estados representados pelos nossos convidados palestrantes”, afirmou o organizador do evento, o professor Rodrigo Baluz, diretor-presidente do Instituto Instituto de Tecnologia, Inovação e Ciências do Delta (Deltatics).

Representantes da Fapepi, Piauí Fomento, Prefeitura de Teresina, Investe Piauí e ETIPI

 

A primeira edição do evento aconteceu em 2015, e segunda edição foi retomada para manter em evidência, e na pauta de políticas públicas, a discussão sobre inovação e empreendedorismo, envolvendo todos os atores.

“Estamos contribuindo na construção de políticas efetivas que possa fazer o desenvolvimento socioeconômico de nosso estado e proporcionar aos jovens uma perspectiva de um futuro melhor e promissor”, frisou Baluz.

O Fortics teve a presença de participantes de outros estados, como Sergipe e Ceará, que trouxeram cases de sucesso em políticas de inovação em suas regiões. Também teve debates e painéis envolvendo autoridades federais, estaduais e municipais, de órgãos como Fapepi, Investe Piauí, ETIPI, UFDPar e Semdec.

Startups apresentam soluções para o plateia

 

Rodrigo Baluz, do Instituto Deltatics

 

Entre as empresas participantes, no palco ou nos estandes de negócios, estiveram presentes as startups Atend, Tron, Foco Smart, AloChat, Cerurb, Programe.io, Higia Health, CajuTec, ZipMap e Escritha.

O evento foi finalizado com uma visita técnica ao Tech Export Hub, na ZPE de Parnaíba. No local, várias startups de Parnaíba estão instaladas, gerando emprego e renda. Algumas, inclusive já estão preparando-se para atender demandas internacionais.

O II Fortics foi patrocinado e/ou apoiado pelo Sebrae, Fiepi/Senai, Investe Piauí, ZPE, Fapepi, Exa, FoxInline, Tron, CajuTec e Citi Executive Hotel.

Fortics foi finalizado com uma visita ao Espaço Tech Export Hub, na ZPE de Parnaíba

Ausência da Prefeitura é criticada

Apesar de ser sediado em Parnaíba, o evento não teve a presença de nenhum representante da Prefeitura, o que foi alvo de críticas. “Todas as autoridades foram convidadas, mas não vieram. Infelizmente, a Prefeitura de Parnaíba está em falta de políticas públicas de inovação”, frisou Rodrigo Baluz.

O vereador David Soares, único representante da Câmara Municipal presente no evento, destacou que é necessária a importância de um órgão municipal que possa trabalhar focado nos temas do evento. “Não há como falar em desenvolvimento sem falar em ciência, tecnologia e inovação Precisamos de políticas públicas, de uma lei moderna para dar resposta prática a setor. E para isso, é necessária a criação de órgão municipal que trabalhar nesse foco”, destacou.

David Soares, vereador de Parnaíba

 

Siga o Piauí Negócios nas redes sociais

Mais de Carreira & Gestão