Carreira & Gestão
Parnaíba
II Fortics cumpre seu papel ao resgatar discussão sobre inovação, ciência e empreendedorismo
Fórum trouxe à tona a importância de políticas públicas para incentivar inovação em negócios e instituições de ensino no Piauí
Robert Pedrosa - redacao@pinegocios.com.br
O II Fórum de Tecnologia, Inovação e Ciências do Piauí (Fortics), realizado na ultima sexta-feira (29), em Parnaíba, conseguiu cumprir o seu papel: resgatou a discussão sobre a importância de criação de políticas públicas que incentivem a inovação, a ciência e a tecnologia envolvendo empresas, academia e poder público. A avaliação consensual no final do evento foi que esse incentivo é a forma mais rápida de desenvolver não somente Parnaíba, mas todo o Piauí.
“Nós saímos dessa segunda edição bem satisfeitos pela troca de experiências e vivências com casos reais já em execução, seja no estado do Piauí, seja nos estados representados pelos nossos convidados palestrantes”, afirmou o organizador do evento, o professor Rodrigo Baluz, diretor-presidente do Instituto Instituto de Tecnologia, Inovação e Ciências do Delta (Deltatics).
A primeira edição do evento aconteceu em 2015, e segunda edição foi retomada para manter em evidência, e na pauta de políticas públicas, a discussão sobre inovação e empreendedorismo, envolvendo todos os atores.
“Estamos contribuindo na construção de políticas efetivas que possa fazer o desenvolvimento socioeconômico de nosso estado e proporcionar aos jovens uma perspectiva de um futuro melhor e promissor”, frisou Baluz.
O Fortics teve a presença de participantes de outros estados, como Sergipe e Ceará, que trouxeram cases de sucesso em políticas de inovação em suas regiões. Também teve debates e painéis envolvendo autoridades federais, estaduais e municipais, de órgãos como Fapepi, Investe Piauí, ETIPI, UFDPar e Semdec.
Entre as empresas participantes, no palco ou nos estandes de negócios, estiveram presentes as startups Atend, Tron, Foco Smart, AloChat, Cerurb, Programe.io, Higia Health, CajuTec, ZipMap e Escritha.
O evento foi finalizado com uma visita técnica ao Tech Export Hub, na ZPE de Parnaíba. No local, várias startups de Parnaíba estão instaladas, gerando emprego e renda. Algumas, inclusive já estão preparando-se para atender demandas internacionais.
O II Fortics foi patrocinado e/ou apoiado pelo Sebrae, Fiepi/Senai, Investe Piauí, ZPE, Fapepi, Exa, FoxInline, Tron, CajuTec e Citi Executive Hotel.
Ausência da Prefeitura é criticada
Apesar de ser sediado em Parnaíba, o evento não teve a presença de nenhum representante da Prefeitura, o que foi alvo de críticas. “Todas as autoridades foram convidadas, mas não vieram. Infelizmente, a Prefeitura de Parnaíba está em falta de políticas públicas de inovação”, frisou Rodrigo Baluz.
O vereador David Soares, único representante da Câmara Municipal presente no evento, destacou que é necessária a importância de um órgão municipal que possa trabalhar focado nos temas do evento. “Não há como falar em desenvolvimento sem falar em ciência, tecnologia e inovação Precisamos de políticas públicas, de uma lei moderna para dar resposta prática a setor. E para isso, é necessária a criação de órgão municipal que trabalhar nesse foco”, destacou.
Siga o Piauí Negócios nas redes sociais
Mais de Carreira & Gestão
Findinexa Brasil 2024
Evento de empreendedorismo jovem em Luís Correia reúne estudantes e professores do Piauí
Indústria e varejo